Jump to content

Peito Seco


Thainá
Go to solution Solved by Thainá,

Recommended Posts

Olá, estou com uma calopsita de aproximadamente 9 meses com peito seco. Levei ela ao veterinário e ele receitou enrofloxacino mais uma vitamina. Mas percebi que ela emagreceu bastante nesse período. Fora o remédio e a vitamina estou mantendo ela aquecida com uma luz na gaiola e dando papa de 3 em 3 horas com uma seringa de 1ml. Dou 3 seringas a cada 3hrs. Estou dando a papa da alcon misturada com organew.Tem 4 dias que estou dando o antibiótico e papa, mas percebi que ela não melhora nem engorda, mantém 61g. Gostaria de saber se tem mais alguma coisa que posso fazer em relação ao peito seco. Comecei a dar a papa por minha conta, pois percebi que ela emagreceu, não sei se essa dosagem que dou esta certa, se aumento ou diminuo.

Link to comment
Share on other sites

Olá, qual a doença dela (peito seco não é doença, é sintoma)? O Meu Cacau está em tratamento há quase 2 meses e só apresentou uma pequena (muito pequena mesmo, só sei que o tratamento está fazendo efeito pelos exames que mostraram diminuição da infeçao) melhora depois de 1 mês de remédio; tudo depende do problema dela. Sobre a quantidade de  papinha eu não vou poder ajudar muito, mas o indicado para calopsitas que NÃO ESTÃO CONSEGUINDO COMER é 5ml a cada 3 horas, se ele está, eu não sei a quantidade certa. Ele indicou o tratamento para quanto tempo? Algumas doenças demoram para regredir, outras em poucas doses melhoram. Uma dica é reforçar a alimentação sólida (a que ele come de costume).

  • Gostei 2
Link to comment
Share on other sites

salete fortes

Se ela não esta comendo vc tem que aumentar a quantidade de papa pelo menos 6 a 8 ml  , vc já deveria ter dado a papa logo quando descobri-o que ela estava doente , mantenha aquecida e se ela não demostrar melhora volte ao  veterinário e faça pelo menos um exame parasitológico para saber qual a causa do peito seco , Qual vitamina vc esta dando a ela ?

  • Gostei 2
Link to comment
Share on other sites

Fui em uma veterinária especializada em aves, mas ela atendeu em um pequeno consultório que tinha em sua casa. Ela me receitou o antibiótico para tratar a doença, pelas fezes ela disse que poderia ser uma bactéria, por isso receitou o antibiótico, mas foi apenas no olho, não fez exame. Indicou o antibiótico durante 10 dias 2x e a vitamina que estou dando é a glicopan, ela tinha indicado a nutramix ou avitrin, mas não achei a nutramix e me informaram que a glicopan é até melhor que avitrin. A vet não tinha receitado  nada para peito seco em si, apenas a vitamina, mas como percebi que ela emagreceu muito, resolvi dar a papa. Ela come, mas muito pouco e só come alpiste, semente de girassol e milho, nada de ração. 

Edited by Thainá
  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

salete fortes

Se não tem outra opção de veterinário , tem que confiar nele e continuar com o tratamento e dar a papinha ate ela adquirir mais peso e se recuperar , não precisa  dar o organew essa papinha já vem com probiótico , continue com vitamina 

Meu veterinário sempre indica um protetor hepático quando a ave esta em tratamento com antibiótico ..Ele me receitou o Glutamax  GP gotas dar 1 gota direto no bico dia sim dia não por 1 semana , e repetir a cada 3 meses ela é muito boa e não interfere no tratamento com o remédio 

Vc pode fazer os exames no laboratório São Camilo Biotecnologia , vc colhe as fezes dala e manda pelos correios em 5 dias o resultado esta pronto e é um laboratório bem confiável .

 

  • Gostei 2
Link to comment
Share on other sites

Thainá, creio que o Glutamax (GP) que ela está falando se refira ao suplemento vitamínico/aminoácido/mineral. O Glutamax não é um protetor hepático. Existem remédios para isso, como o previn AntiTóxico, mas a automedicação é sempre contraindicada! Antes de procurar dar qualquer remédio procure seu veterinário e pergunte sobre antitóxicos para protegerem o fígado do antibiótico.

Link to comment
Share on other sites

salete fortes

Igor me desculpa ...mas se eu indiquei essa vitamina sei que não estou fazendo nada errado . pois sei o que estou fazendo e esse  protetor foi meu veterinário que e´especialista em aves silvestre a mais de 20 anos um dos melhores do Brasil ... Foi  ele que me indicou quando tratei de duas calopsitas que eu adquiri e vieram dontes e tomaram anoxibióticos muito fortes . 

Ele  me indicou pois alem de proteger o arianismo da ave não interfere  na eficacia dos antibióticos , e quando a ave esta debilitada e com baixo peso . 

Já mais vou indicar alguma coisa se não estivesse certeza do que estou fazendo...

Link to comment
Share on other sites

@Thainá Você está dando papinha para ela, mas está oferecendo via sonda direto no papo ou está colocando a seringa no bico dela externamente para ela engolir?

Você está dando pouco alimento para a ave sendo que ela não está se alimentando com nada, mas também não adianta você aumentar muito a quantidade pois ela irá vomitar. Comece trocando a seringa, pois essa de 1 ml não é correta para alimentar passaros. Utilize uma seringa de 10 ml, sendo que uma calopsita de 9 meses conseguirá consumir no máximo 5 ml de papinha via sonda a cada 4 hs +/-. Faça ela bem grossa e morna, pois sustenta mais. Você pode preparar a papa grossa e colocar um pouco de organew que é um suplemento e não tem contraindicação. Se perceber que ela está vomitando na proxima diminui para 4 ml e vai diminuindo gradativamente, embora algumas vomitam mas tem que insistir.

O medicamento já está fazendo efeito desde o primeiro dia que você começou a medicar, mas você irá começar a perceber alguma melhora somente lá pelo 5 ou 6 dia, mas também tem que ver se esse medicamento é o correto para o tratamento da enfermidade que ela tem, mas você tem que confiar na sua veterinária, caso contrário ficará maluca ouvindo o que todos tem a dizer.

O que sugiro é que volte na veterinária pois você tem direito a retornos e peça para ela avaliar novamente e se for o caso trocar o medicamento. Quando uma ave minha está doente e eu fico na dúvida quanto a melhora dela, eu bato cartão todos os dias se for necessário no veterinário, pois prefiro pecar pelo excesso do que pela falta dele.

Quanto a um protetor hepatico eu diria para você falar com ela, não medique ela sem prescrição médica, glutamax é um suplemento vitamínico que ajuda na recuperação do animal debilitado.

Link to comment
Share on other sites

  • Solution

@Igor Salles @salete fortes obrigada pelas dicas! toda ajuda é bem vinda!! ^_^

@Célia Maia dou na seringa de 1ml porque achei mais fácil o manuseio, Quando dou na de 10 ela nega e joga quase toda a papa fora.  Desde ontem aumentei a quantidade para 5ml de 3 em 3h, até agora ela não vomitou nenhuma vez. Quanto ao remédio continuo dando, mas ela continua quietinha. Vou fazer o retorno na veterinária pra ela averiguar melhor e me passar o  protetor hepático se for o caso. Muito obrigada pela ajuda. Vou manter vcs informados

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...