Jump to content

Calopsita


Marina
Ir para a solução Resolvido por Célia Maia,

Posts Recomendados

Minha calopsita, lutino, eu achava q era femea, desde o dia q comprei ela nunca cantou, então comprei um macho para outra femea cara branca. Separei o lutino do casal e deixei na gaiola com os australianos. Depois botei-o em uma gaiola separada e na janela. Quase 6 meses depois q os comprei, e finalmente ele cantou do nada, cantou , fez fiufiu, tudo q eu havia ensinado pro outro macho, ele cantou muito como o macho. Então ganhei uma femea, e o coloquei em uma gaiola com ninho, e até hoje ele nao cantou de novo. Será q tem algo de errado com ele? Ele ja tinha uma fêmea porem nunca havia cruzado com ela, por isso comprei outro macho q a femea aceitou na hora. Agora tenho 2 casais, porem esse lutino ainda não cruzou nem cantou com a nova fêmea. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

As vezes as calopsitas demoram para formar casal, muitas das vezes nem formam. Tem que ter paciência e esperar, na grande maioria quando vivem sozinhos acabam formando casal e depois ninguém separa mais, são um grude um com o outro. Mas existe algumas calopsitas que não se sabe o motivo mas não se envolve afetivamente com outra do sexo oposto, eu tive uma que viveu 7 anos e arrumei umas seis fêmeas para ele, mas ele nunca se interessou por nenhuma, viva sozinho no canto dele, elas até tentavam, corriam atrás e se engraçavam para ele, mas ele se afastava e não queria nada. Então, de tempo ao tempo e deixe eles juntos, não adianta ficar trocando de parzinho toda hora, pois nesse caso acho que dificultará mais a aproximação dele com outra do sexo oposto. 

Quanto a parar de cantar é dessa forma mesmo, os machos quando estão rodeados por outras calopsitas fêmeas ou mesmo macho tendem a diminuir o canto. Em alguns períodos eles cantam mais, outros menos. Uma vez comprei uma calopsita macho que era exímio cantor, ele era do filho do meu veterinário e eu ia toda semana no consultório por dois meses seguidos pois estava tratando de uma ave minha, a qualquer momento do dia ele estava cantando muito. Dai resolvi trazer ele para casa, pois adoro aves canoras e quando chegou aqui em casa ele ficou mudo, parou de cantar e só queria saber de correr e se engraçar com a moçada. 

Ele não irá parar de cantar, mas irá diminuir a frequência. Os meus gostam de cantar a noite em frente a um espelho que fixei na parede atrás do viveiro, raramente cantam de dia. 

Se eu fosse você faria a sexagem, pois custa em torno de 20,00 e você acaba com sua dúvida. Raramente uma fêmea canta, mas existe as exceções e você pode estar com uma quem sabe.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...