Jump to content

Criar calopsitas soltas


Camila&Isabela

Posts Recomendados

Oi Gente, eu tenho cinco calopsitas, e a sexta nasceu ontem! Ficamos todos muito felizes, é claro, mas nós as criamos soltas! Elas normalmente ficam soltas dentro de casa (não voam), e aos finais de semana elas passeiam no quintal.  Mais alguém aqui cria calopsitas dessa forma, ou todo mundo cria em viveiro e gaiolas?

No começo, não dava trabalho deixá-las soltas, mas agora com seis nenéns está ficando muito difícil...

Link para compartilhar
Share on other sites

As minhas ficam soltas tmbm, na sala mesmo, mas de asas cortadas.

Elas fazem bastante bagunça, acabam sujando um pouco as coisas, mas vc acaba se acostumando a limpar a bagunça

Tenho 2 e já fazem muita bagunça, imagino vc com 6 kkkkk

Link para compartilhar
Share on other sites

Tenho 10 calopsitas e elas ficam soltas o dia inteiro (até as outras aves que tenho). Quando acordo já solto todos e só voltam para dormir no viveiro/gaiola a hora de dormir, isso ocorre lá pela 22 hs e pouco.

A única diferença dos meus para os de vocês é que eu escolho um canto da casa e limito eles a ficarem somente nesse local. Os meus não ficam dentro de casa, ficam na área de serviços que é totalmente fechada e fica na frente da cozinha. Dessa forma qualquer bagunça que fizerem não incomoda e todas as noites eu limpo tudo. Geralmente elas ficam dando um rolê pelo chão e por outras coisas que coloquei para elas se entreterem, mas acostumei elas a ficarem 85% do tempo delas sobre o viveiro. Ele fica totalmente aberto e acoplei vários plays presos na parede interligados por escadinhas, para elas terem entretenimento e não quererem ir para o chão. Antigamente eu deixava uma escadinha ligando o viveiro para o chão, mas em época de reprodução elas me deixavam maluca procurando um lugar para fazer ninho. Dai fechei todos os possíveis cantos (armários, máquina de lavar, tanque) com tijolo de vidro encostado neles, assim elas não entram embaixo de nenhum lugar e ficam no máximo andando no chão, tirei a escadinha para desestimular elas a descerem, mas quando ocorre isso eu pego e volto elas para cima do viveiro. Dessa forma elas ficam soltas o dia inteiro, mas naquele espaço que eu determinei, por isso coloco muitos brinquedos para elas se entreterem e não se estimularem a querer procurar algo para fazer.

As minhas tem somente uma das asas cortadas para tirar o voo delas, não impede que voem, mas voam somente uns dois a três metros e planam para o chão, assim evita acidentes. Como garantia coloquei tela em todas as janelas de casa, assim evita fugas. Com essas precauções posso deixar a porta da cozinha e janela que dão para essa área aberta o dia inteiro que elas não entram, é como se tivesse criado uma barreira invisível que limita elas naquele espaço permitido. Quando ensinadas elas são como cachorros, aprendem rápido e fazem aquilo que permitimos e é ensinado para elas.

Link para compartilhar
Share on other sites

Tmbm tenho 2 e ficam solto o dia tdo...p mim a bagunça eh maior pois moro em AP kkk p eles dormir teem um quarto só deles q isso ocorre lá pelas 20hrs qndo vão p gaiola aí vão p quarto...mas o resto do dia ficam soltos eles tem play na sala e ficam o dia tdo na sala soltos passeiam,vão p play, comem i assim passa...minha sala os móveis são marrom MS sempre ta branco das "caspas" deles MS já me acostumei limpar antes de ir trabalhar i meu esposo limpa dpois q eles vão dormir eh BM tranquilo...desde q eles vieram eu n cortei as asas pois ainda n estão grande a Duda TM soh uma asa cortada e Dudu venho cm as2 asas cortadas(erradas ainda por cima) mas eu igual a @Célia Maia tmbm ja tive outras aves e aprendi cortar soh uma asa..criei eles soltos desde o comeco agora n da p trancar eles, e p próximo tmbm vou criar assim

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu tenho 10 tb e crio os meus mais presos no viveiro do que soltos. Todo dia solto eles um pouco, mais prefiro ficar de olho, já tem um canto preparado pra eles com tela. Minhas janelas TB tem telas. 

A turminha aqui ferve viu, e não é tanto pela bagunça, mais sim por se assustarem, qdo um assusta, todos voam juntos, é aquele tumulto, então prefiro soltar só sob minha supervisão.

Vai de acostumar e ver o que fica melhor pra vc.

Sem esquecer é claro se forem ficar presos de ter um bom espaço e vários brinquedos pra distrair eles.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 month later...

Tenho 8 calopsitas e outros passaros como moro em casa crio todos soltos no gramado onde monto um play pra eles.(as duas asas com as 10 primeiras asas de voo cortadas)....so vao pra gaiola a tardinha pra durmirem !

Corrigindo... (as duas asas com as 10 primeiras PENAS de voo cortadas)

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...