Jump to content

calopsita arrancando as penas da outra


reginaldo
Ir para a solução Resolvido por reginaldo,

Posts Recomendados

tenho 2 calopsitas uma eu tenho certeza que e femea a outra eu nao sei comprei como macho,,mas essa que a principios e macho fica arrancando as penas da femea , a coitada ja ta toda despenada e agora o canibal do suposto macho ta arrancando as penas do topete da coitada e quando eu separo de gaiola ele fica que nem loko,,,,berra canta bate o bico na gaiola e fica batendo os pezinhos no fundo da gaiola e vai pra la e pra ca,,,,,,,,,,e fica  olhando pro viveiro e chamando a outra alguem ja passou por isso e como resolvel a situação?

12351107_208799786120411_1091253225_n.jpg.3c9b2d0b12cf7b01bd531fc708092cbc.jpg

Editado por reginaldo
Link para compartilhar
Share on other sites

@reginaldo isso é mais comum do que você imagina. Quando eles entram em período de postura muitos machos tem o costume de fazer isso com as fêmeas, mas não tem o que fazer. Deixe eles juntos, pois estão num viveiro grande e espaçoso e caso a fêmea não queira aceitar esses ataques ela terá espaço de fuga para sair de perto dele, mas posso lhe afirmar que ela não vai sair, ela vai ficar com ele e mesmo ele fazendo tudo isso ela gosta dele.Deixe que eles se entendam.

Eu tenho dois casais aqui em casa que em determinadas épocas quando entram em período de reprodução os machos escalpelam as fêmeas, já tentei de tudo, separei e eles fizeram um escandalo enorme, inclusive a fêmea querendo que eu juntasse, dai me venceram pelo cansaço e pelos ouvidos e acabei juntando novamente. Utilizei diversos produtos anti-mutilação e também não resolveu. Quando eles começavam a fazer isso ou acasalar arrancando as penas delas eu brigava com eles e paravam, dai tirava elas de perto, eu virava as costas e lá elas de novo se engraçando com eles.

Dai percebi que é a natureza deles, não adianta eu ficar me intrometendo na relação conturbada dos dois que eles gostam, eu que estava sobrando, dai desisti e resolvi deixar eles viverem a vida deles. 

Eles ficam um período dessa forma, depois que apaga o fogo eles voltam ao normal e as penas delas voltam a crescer. Quando entrarem no próximo período reprodutivo pode ser que eles ajam dessa forma ou não, é muito imprevisível.

Sei que dá dó, mas deixe eles viverem como querem, não intervenha pode ter certeza que ela está gostando e eles estão se entendendo muito bem. Embora elas as vezes deem alguns gritinhos não é porque ele está mutilando elas, mas porque doi arrancar a peninha, mas as danadinhas gostamB|:P 

Link para compartilhar
Share on other sites

Coloca uns brinquedos no viveiro, um balanço com pauzinhos que de pra eles bicarem, umas argolas, escadinha. Talvez ajude a distrair ele um pouco e ele pare de tirar as penas da coitada.

Se esse viveiro fosse meu iria adaptar esse ninho fora, além de sobrar mais espaço dentro ficaria mais fácil acesso ao ninho qdo tivesse filhotes.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução
Agora, Célia Maia disse:

@reginaldo isso é mais comum do que você imagina. Quando eles entram em período de postura muitos machos tem o costume de fazer isso com as fêmeas, mas não tem o que fazer. Deixe eles juntos, pois estão num viveiro grande e espaçoso e caso a fêmea não queira aceitar esses ataques ela terá espaço de fuga para sair de perto dele, mas posso lhe afirmar que ela não vai sair, ela vai ficar com ele e mesmo ele fazendo tudo isso ela gosta dele.Deixe que eles se entendam.

Eu tenho dois casais aqui em casa que em determinadas épocas quando entram em período de reprodução os machos escalpelam as fêmeas, já tentei de tudo, separei e eles fizeram um escandalo enorme, inclusive a fêmea querendo que eu juntasse, dai me venceram pelo cansaço e pelos ouvidos e acabei juntando novamente. Utilizei diversos produtos anti-mutilação e também não resolveu. Quando eles começavam a fazer isso ou acasalar arrancando as penas delas eu brigava com eles e paravam, dai tirava elas de perto, eu virava as costas e lá elas de novo se engraçando com eles.

Dai percebi que é a natureza deles, não adianta eu ficar me intrometendo na relação conturbada dos dois que eles gostam, eu que estava sobrando, dai desisti e resolvi deixar eles viverem a vida deles. 

Eles ficam um período dessa forma, depois que apaga o fogo eles voltam ao normal e as penas delas voltam a crescer. Quando entrarem no próximo período reprodutivo pode ser que eles ajam dessa forma ou não, é muito imprevisível.

Sei que dá dó, mas deixe eles viverem como querem, não intervenha pode ter certeza que ela está gostando e eles estão se entendendo muito bem. Embora elas as vezes deem alguns gritinhos não é porque ele está mutilando elas, mas porque doi arrancar a peninha, mas as danadinhas gostamB|:P 

valeu pelo conselho,,eu tava bem assim quando ele arrancava as penas dela eu separava ele colocando numa gaiola menor apelidada de solitaria ,,,gaiola do castigo mas ele surtava e eu acabo colocando novamente no viveiro  vou deixar eles em paz pra ver no que vai dar ,,,,,,,,vlw obrigado

Agora, Rosii disse:

Coloca uns brinquedos no viveiro, um balanço com pauzinhos que de pra eles bicarem, umas argolas, escadinha. Talvez ajude a distrair ele um pouco e ele pare de tirar as penas da coitada.

Se esse viveiro fosse meu iria adaptar esse ninho fora, além de sobrar mais espaço dentro ficaria mais fácil acesso ao ninho qdo tivesse filhotes.

 

a ideia da escada e boa vou providenciar uma e em relaçao as argolas e apetrechos eu coloquei mas eles ficarão com medo não chegavão nem perto a unica coisa que eles brincão e com uns ganchinhos daqueles que os mercados usão pra pendurar bananas,,eu arrumei uns com um colega que tem uma verdureira pra pendurar pão e folha de couve mas eles derrubão tudo e ficão brincando com os ganchinhos e  até engraçado de ver eles quando derrubão os ganchos  no fundo da gaiola eles ficão gritando  pra gente pegar pra eles depois dizem que os bichinhos não pensão,,,,abraços e obrigado

 

Link para compartilhar
Share on other sites

É assim mesmo, eles estranham os brinquedos no início, mais depois aceitam de boa. É interessante ter coisas pra distrair os pequenos. Os meus amam destruir o balanço, fiz com poleiros cortados, aí vão bicando e destruindo tudo, e é bom tb pra desgastar o bico. 

Pense em adaptar o ninho fora do viveiro, irá sobrar mais espaço pra eles.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 anos depois...

Aqui em casa é o contrário, a fêmea arranca as penas do macho.

Ela não fazia isso antes do primeiro companheiro morrer.

Eles acasalaram e tiveram três filhotes lindos. Ambos cuidavam dos filhotes mas, infelizmente, o macho ingeriu um pedacinho de metal e morreu.

Ela chamava por ele todos os dias e eu tive que dar suporte na alimentação dos filhotes.

Quando saíram do ninho, ela começou a arrancar as penas dos filhotes, isolei ela, até que eles pudessem se defender sozinhos. Deu certo.

Adquiri outro macho, para fazer companhia a ela, uma vez que ela chamava pelo Josué diariamente.

Demorou um tempo e ela aceitou o novo macho, tiveram dois filhotes lindos e começou tudo novamente, a compulsão em arrancar penas.

Isolei ela e o macho cuidou perfeitamente dos filhotes.

Juntei ela à família e agora ela está arrancando as penas do macho.... Se alguém tiver uma sugestão, fico grato.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 anos depois...

Oiii minha mãe e eu estamos passando por uma situação difícil temos 3 calopsitas, mas 2 formaram um casal e deixam a outra de lado, elas tiram a pena dela e batem nela, coloquei osso de baleia porque achei que era estresse mas mesmo assim elas não param de tirá as penas dessa outra me ajudem o que eu faço??

Editado por Thaynara becker
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 months later...
On 20/01/2016 at 14:50, reginaldo disse:

tenho 2 calopsitas uma eu tenho certeza que e femea a outra eu nao sei comprei como macho,,mas essa que a principios e macho fica arrancando as penas da femea , a coitada ja ta toda despenada e agora o canibal do suposto macho ta arrancando as penas do topete da coitada e quando eu separo de gaiola ele fica que nem loko,,,,berra canta bate o bico na gaiola e fica batendo os pezinhos no fundo da gaiola e vai pra la e pra ca,,,,,,,,,,e fica  olhando pro viveiro e chamando a outra alguem ja passou por isso e como resolvel a situação?

12351107_208799786120411_1091253225_n.jpg.3c9b2d0b12cf7b01bd531fc708092cbc.jpg

Oioi, tenho duas calopsitas, uma fêmea e um macho, e isso também estava acontecendo com elas. Conversei com um veterinário e ele disse que é deficiência de cálcio e o macho fica arrancando as penas dele e da fêmea pra comer a pontinha delas que tem cálcio, o veterinário falou pra colocar um remedinho de cálcio na água delas, esse remédio é de gotinha e a gente coloca 15 gotas num bebedouro pequeno. O nome do remédio é Biotrin vet cálcio + b12 e na caixinha dele tem todas as instruções sobre como usar e quantas gotas colocar em quantos ml de água, vi esse remédio na shopee por quase 12 reais, mas dependendo do lugar é até mais barato.

Link para compartilhar
Share on other sites

On 12/08/2023 at 17:45, vii disse:

Oioi, tenho duas calopsitas, uma fêmea e um macho, e isso também estava acontecendo com elas. Conversei com um veterinário e ele disse que é deficiência de cálcio e o macho fica arrancando as penas dele e da fêmea pra comer a pontinha delas que tem cálcio, o veterinário falou pra colocar um remedinho de cálcio na água delas, esse remédio é de gotinha e a gente coloca 15 gotas num bebedouro pequeno. O nome do remédio é Biotrin vet cálcio + b12 e na caixinha dele tem todas as instruções sobre como usar e quantas gotas colocar em quantos ml de água, vi esse remédio na shopee por quase 12 reais, mas dependendo do lugar é até mais barato.

O arrancamento de penas pode ter diversos motivos, não necessariamente a falta de cálcio. Se vc só conversou com um veterinário e ele não examinou sua ave, e deu essa informação, então provavelmente vc não foi em um veterinário especializado em exóticos, pois um veterinário de exóticos nunca diria algo tão simplório sem nenhum embasamento sobre sua ave.

On 20/01/2016 at 14:50, reginaldo disse:

tenho 2 calopsitas uma eu tenho certeza que e femea a outra eu nao sei comprei como macho,,mas essa que a principios e macho fica arrancando as penas da femea , a coitada ja ta toda despenada e agora o canibal do suposto macho ta arrancando as penas do topete da coitada e quando eu separo de gaiola ele fica que nem loko,,,,berra canta bate o bico na gaiola e fica batendo os pezinhos no fundo da gaiola e vai pra la e pra ca,,,,,,,,,,e fica  olhando pro viveiro e chamando a outra alguem ja passou por isso e como resolvel a situação?

12351107_208799786120411_1091253225_n.jpg.3c9b2d0b12cf7b01bd531fc708092cbc.jpg

Infelizmente essa postagem é antiga e não sei se o tutor destas aves ainda as possui e acessa o fórum, mas gostaria de alertar que a ave lutino, a que está no poleiro mais baixo, está visivelmente com sinais de alteração hepática (doença de fígado). Isso é notável pela coloração estranhamente amarelada das penas dela, pois ela não está com amarelo claro quase branco que deveria, está com amarelado típico de aves com doença de fígado. Sugiro, caso ela ainda esteja viva, buscar um veterinário de exóticos para ela, pra conferir essa suspeita e tratar no caso de verdadeiro. Ou isso vai reduzir a expectativa de vida dela (se ela já não morreu por isso). Caso ainda esteja por aqui, dê um sinal.

Editado por Mitchel
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 months later...
On 21/01/2016 at 07:44, Rosii disse:

É assim mesmo, eles estranham os brinquedos no início, mais depois aceitam de boa. É interessante ter coisas pra distrair os pequenos. Os meus amam destruir o balanço, fiz com poleiros cortados, aí vão bicando e destruindo tudo, e é bom tb pra desgastar o bico. 

Pense em adaptar o ninho fora do viveiro, irá sobrar mais espaço pra eles

 Minha calopsita fica arrancando as penas da fêmea, no viveiro já tem tudo, escada, balanço, ponte. Mas mesmo assim ele não para de arrancar as penas da companheira. Não sei nem o que fazer, ela já tá machucada 

Link para compartilhar
Share on other sites

On 31/10/2023 at 17:32, Angel Vick disse:

 Minha calopsita fica arrancando as penas da fêmea, no viveiro já tem tudo, escada, balanço, ponte. Mas mesmo assim ele não para de arrancar as penas da companheira. Não sei nem o que fazer, ela já tá machucada 

Posta uma foto da alimentação de suas aves e do viveiro. Tem ninho no viveiro? Eles estão em posturas seguidas?

Editado por Mitchel
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...