Jump to content

calopsitas adotadas


dandaerafa

Posts Recomendados

boa noite,

hj a família cresceu. Minha cunhada ao saber q eu estava desejando fazer uma criação de calopsitas me perguntou se eu nao queria adotar as dela pois ela nao estava tendo tanto tempo pra cuidar. aí aceitei a proposta muito feliz até e hj fui busca las. chegando la vi q estavam bonitas até bem fortinhas mas oq me chamou mais a atenção era o ninho q tinha na gaiola. um ninho com 14 ovos e todo destruído  (aparentemente eles destruiram a caixa do ninho pra forrar os ovos) mas verifiquei e nenhum deles está galado. tinha tbm um ovo no fundo da gaiola jogado por algum deles.

daí levei eles pra casa já pus em quarentena. aí  começaram a surgir as dúvidas:

quem é femea ou macho?

qual é  o casal? a tempos atraz ja houve filhotes então tem casal ali 

como identificar os casais?

e oq esperar dos possíveis casais?

alguma dica de como proceder com eles?

20160120_220758.thumb.jpg.57d0f33e6d98baesse é o chicó é um macho com certeza20160120_220722.thumb.jpg.29ea5f0513c0f6

esse lutino nao sei se é macho ou fêmea. suspeito q haja duas fêmeas pela qntidade de ovos q tinha no ninho e ao fundo a fêmea silvestres. 

20160120_220711.thumb.jpg.a86c013bee0412

essa é a fêmea silvestre pelas carascteristicas, rosto com cores mais fracas e cauda com penas listradas é femea mesmoIMG-20160120-WA0030.thumb.jpeg.ed7f9acfb

outra dúvida é se da pra saber se eles portam alguma coisa por alguma característica. o macho silvestre por exemplo tem penas amarelas na asa na parte branca. 

 

fotos do ninho como tava

20160120_220648.thumb.jpg.0742eadb9c42c020160120_220644.thumb.jpg.10b2a3694f9d7e

esta sem tampa pq roeram ela toda

apos verificar q estavam todos sem gala retirei o ninho pra evitar mais problemas (obs ninguem nem sabia q tinha ovos no ninho e eram 15 no total!!!)

Editado por dandaerafa
erros de digitação
Link para compartilhar
Share on other sites

São lindos! 

Eu tb acho que tem duas fêmeas. Mais não da pra saber ao certo, ainda mais que VC falou que os antigos donos nem sabiam que tinha ovos, então poderia estar aí a tempo.

Sobre qual era o casal agora VC terá que observar.  Pode ser que o macho estava com as duas. Ou  pode ser que o lutino tb seja macho. 

Não coloque ninho pra eles agora, da uma reforçada na alimentação e tente identificar mesmo o sexo da lutino.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

ninho nem tão cedo. pelo menos uns dois meses aí de observação pra pensar em colocar ninho de novo.

5 horas atrás, Rosii disse:

Não coloque ninho pra eles agora, da uma reforçada na alimentação e tente identificar mesmo o sexo da lutino.

ninho nem tão cedo. pelo menos uns dois meses aí de observação pra pensar em colocar ninho de novo.chicó é um amor menos de um dia aqui e ja vem no dedo. e olha q cortei as asas q nunca tinham sido cortadas e tirei eles da gaiola coisa q tbm nnk tinham feito.

 

 

20160121_134157.thumb.jpg.ede1ecac284a84ainda estou na dúvida com ele... acho q porta ino pq minha sogra tem um macho lutino q suspeito q seja filho dele (a provavel esposa dele fugil e era lutino). ele tem muitas penas amareladas no peito e nas asas será q é um sinal disso???20160121_134139.thumb.jpg.459ad275c86e49nas fotos aparecem pouco... mas a olho nu da pra ver bastante. todo manchado de amarelo

Link para compartilhar
Share on other sites

@dandaerafa Parabéns, eles são lindos. Você não precisa quebrar a cabeça tentando saber quem é casal, em poucas já saberá. Basta apenas que observe eles. Partindo do principio que o macho você já identificou, basta ficar observando que eles estarão grudados um no outro. Veja qual das outras está mais com ele, pois os casais onde um vai o outro está atrás. Se as duas estiverem grudada com ele provavelmente é um casal de três, muito comum em gaiola onde existe um macho e duas fêmeas.

Não tenha pressa em reproduzir eles, você falou que estava pensando em dois meses, eu pensaria no mínimo em seis, uma vez que já fizeram tudo errado no tratamento deles, embora estejam bem fisicamente. Curta esse tempo para vocês se conhecerem, estreitarem os laços de amizades, dando tempo para eles se acostumarem ao novo lar. Depois você deixa eles reproduzirem.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

problema conjugal resolvido são mesmo duas fêmeas uma cinza e outra lutino. agora pensando no futuro...

Em 21/01/2016 at 14:49, Célia Maia disse:

@dandaerafa 

Não tenha pressa em reproduzir eles, você falou que estava pensando em dois meses, eu pensaria no mínimo em seis, uma vez que já fizeram tudo errado no tratamento deles, embora estejam bem fisicamente. Curta esse tempo para vocês se conhecerem, estreitarem os laços de amizades, dando tempo para eles se acostumarem ao novo lar. Depois você deixa eles reproduzirem.

a fêmea ino tem uma careca enorme 1453635673344-1200970563.thumb.jpg.e6864

já que não há casais formados aqui (é a impressão que tenho já q havia ovos de duas fêmeas e nenhum galado) eu estava pensando em formar casais visando eliminar essa careca. aí pensai assim:

deixo junto o macho silvestre com a femea lutino daí sairiam femeas cinza e machos cinza portadores de ino.

e juntaria a fêmea cinza com um macho ino q minha sogra tem q está solteiro tbm aí sairiam femeas ino e machoa sillvestres tbm.

daí juntaria o filhote macho portador de ino com a fêmea ino do outro casal com o objetivo de tirar a careca dos futuros filhotes (netos).

isso pode dar certo?

será q sai a careca ou é melhor aproveitar os machos silvestres portadores de ino com fêmeas lutino q não tenham a careca???

 

 

Esqueci de uma informação importante o macho lutino da minha sogra tbm é careca!!!!

Link para compartilhar
Share on other sites

A falha genética não causa nenhum problema de saúde nas aves, somente na aparência dela. Eu particularmente não me importaria com isso, se eles já estavam juntos e são casal formado, não tente separar, pois irão sofrer por consequencia da separação uma vez que são monogâmicos. Uma ave que tem essa falha não quer dizer que seus filhotes terão também, pode ser que sim como pode ser que não. Deixe eles se escolherem, ou se já forem um casal de três não separe, pois temos que pensar no bem estar deles, não apenas nas nossas preferências.

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 25/01/2016 at 16:34, Célia Maia disse:

A falha genética não causa nenhum problema de saúde nas aves, somente na aparência dela. Eu particularmente não me importaria com isso, se eles já estavam juntos e são casal formado, não tente separar, pois irão sofrer por consequencia da separação uma vez que são monogâmicos. Uma ave que tem essa falha não quer dizer que seus filhotes terão também, pode ser que sim como pode ser que não. Deixe eles se escolherem, ou se já forem um casal de três não separe, pois temos que pensar no bem estar deles, não apenas nas nossas preferências.

tbm não gosto da ideia da separação por isso estou observando bem eles antes de definir qqr coisa. 

fui mais a fundo tbm e descobri com minha cunhada q o macho desta lutino fugiu e ela está sozinha. e a outra femea silvestre é filha do Chicó, então nao seria legal uma consanguinidade aí.

acabou q casou direitinho com oq queria... tenho observado bastante eles pois estou de férias em casa. nenhum dos 3 parece ter comportamento de casal talvez eu nem consiga juntar o silvestre e ela pois estão juntos a bastante tempo e até agora nada. não sei se tem como estimular isso...

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...