Jump to content

Félix com clamídia (?)


paula B P Aguiar

Posts Recomendados

Boa noite, minha calopsita, Felix, esta passando por maus bocados.

Já tem duas semanas que ele apresenta sintomas estranhos, como vomitos, nessa ultima semana teve apenas ansia matinal. 

Ele estava com diarreía, mas a partir de ontem ele começou a apresentar melhoras, estava no terceiro dia do avitrim antibiotico. Ontem chegou a Doxiciclina da farmacia de manipulação. Mas quando eu fui ministrar ele fez falsa via e engasgou feio. Ficou com secreção até hoje de manha cedo. Quando a secreção cessou, eu ministrei novamente e deu tudo certo. Estou na espectativa d amanhã ele acordar sem ansia de vomito. Estou um pouco preocupada, pois a duas semanas atras, quando ele começou a vomitar, eu o levei em um vetereinário que acreditava que era so uma simples intoxicação, por conta da parte líquida das fezes estarem esverdeadas, mediquei com o antitoxico e de fato ele apresentou melhoras, mas uma semana depois ele voltou a vomitar e ter diarréia. Como ele já havia pego a clamidia, o veterinário decidiu já começar com o antibiotico. Estou ministrando junto com o mercepton e com o glicopan. Estou preocupada com o fígado dele. Alguém tem alguma opinião a respeito? Os exames de fezes so chegam mes que vem. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Doxiciclina no bico é um medicamento muito forte. Podem ocorrer reações adversas como ânsias, vômitos, convulsões. Tem que ter muito cuidado com esse remédio.

Tente manter o veterinário o mais informado possível de tudo que acontece com ele.

Não tem muito a fazer além do que você já está fazendo.

Torço pela recuperação do Felix!

Link para compartilhar
Share on other sites

Paula, 

eu tratei duas aves com doxy no bico e perdi uma delas pelo tratamento, as duas tiveram hetomegalia causado por intoxicação medicamentosa e só salvei uma delas. O mercepton é antitóxico, ajuda o fígado mas também acelera o metabolismo da gordura (segundo a explicação que tive do veterinário responsável) e talvez faça ele perder peso o que não seria legal nesse momento, pergunte ao veterinário sobre um hepatoprotetor mais potente ou um tratamento posterior e é sempre bom ficar de olho no fígado com exame de sangue ou raio x

As minhas sempre apresentavam reações quando medicadas diretamente no bico, então o veterinário me passou um plano B, retirar toda comida da gaiola algum tempo antes, separar uma pequena porção e pingar a dose indicada daquela porção, elas geralmente comiam tudo, caso tenha problemas, pergunte a ele sobre meios alternativos. 

A sobrevivente ficou com fígado e rins bastante problemáticos, faz tratamentos no minimo duas vezes por ano.

Boa sorte com o tratamento.

Editado por Isabella Dejuli
Link para compartilhar
Share on other sites

Vc pode conversar com o veterinário sobre dissolver a medicação na água também. Se a ave estiver debilitada, mantenha-a aquecida, ok?;) Se estiver com baixo peso ou se alimentando pouco, vc pode tentar ajudar com papinha. Não se esqueça de desinfetar tudo da ave de 2 em 2 dias ou a critério médico. Use um bom desinfetante como Herbal Vet, Vancid 10 ou Hysteril entre outros. Boa sorte e mande-nos notícias.

Abraço.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...