Jump to content

Dúvida sobre sexo


Klesley Schillinger
Ir para a solução Resolvido por Klesley Schillinger,

Posts Recomendados

Ola gente

Sempre fui apaixonado por Calopsitas desde o primeiro dia que vi uma, e só agora depois de muitos anos resolvi começar a criar.
Depois de ler muito sobre as características e comportamentos sobre os machos e as fêmeas, eu decidi que queria um macho, mas estava com dificuldade de encontrar algum vendedor na região que moro (Alemanha), mas acabei encontrando um criador que não me parecia tão experiente, eu disse que queria um macho, e ele me vendeu o único filhote que tinha dizendo ser macho.

Depois que comprei, eu li na internet sobre a dificuldade de identificar o sexo da calopsita, e o pessoal recomendando fazer uma sexagem, mas também não encontrei nenhum veterinário de aves nas proximidades, e não queria me deslocar duas horas ate o local mais próximo onde sei da existência de um. Mas olhando na internet sobre essas que tem a coloração como a minha, eu li que as fêmeas tem as penas da cauda listradas na parte interna, ai comecei a achar que ele na verdade é ela, porque tem essas penas. 
O criador me disse que a calopsita tinha 8 semanas. No segundo dia tive muito avanço no processo de amansar, e no terceiro eu ja consegui que ela subisse no meu dedo pra eu tirar da gaiola sem que ela fugisse pros cantos ou ficasse fungando.
Mas enfim, quero ter certeza se é um macho ou uma fêmea, porque logo logo farei uma viagem, e descobri no local onde vou viajar um criador experiente, e se a minha for fêmea, quero comprar um macho, ou se for macho, quero comprar uma fêmea.

Aqui vai as fotos dela e da cauda, para que alguém que tenha conhecimento possa tentar identificar se tenho uma machinho ou uma fêmea.


Agradeço desde já a quem possa me ajudar com essa dúvida, para eu comprar um par corretamente depois.
 

image1.JPG

image2.JPG

image3.JPG

Link para compartilhar
Share on other sites

Linda sua ave:x Fica difícil opinar, uma vez que certeza somente com sexagem. Ela é uma arlequim e não possui dimorfismo então fica mais difícil. Precisaria também saber as mutações dos pais para tentar traçar um perfil, mas é muito difícil acertar nessa mutação. Eu no chutometro acho ser macho. Entendi que você está na Alemanha, mas você também tem a opção de fazer a sexagem aqui no Brasil. O laboratório São Camilo (www.scbiotec.com.br) ou unigen (www.unigen.com.br) fazem exames para fora do Brasil também. Basta que você retire umas 10 penas do peito dela e envie por carta para o laboratório, fazendo o pagamento online, se você entrar no site tem todas as informações. Dai você terá o custo de R$ 14,90 + a postagem do correio (são camilo). Na minha opinião acho que vale a pena. O resultado você acompanha diretamente pelo site em tempo real e depois eles enviam o certificado por correio também. Até exames de saúde eles fazem para fora do Brasil, certa vez fiquei conversando com o São Camilo e eles me falaram que é muito comum pessoas do exterior fazer esses tipos de exames com eles.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Célia 

Muito obrigado pela sua resposta. Eu encontrei aqui pela internet depois de muito pesquisar nesse idioma maldito um site que envia kits como esse que você me indicou aqui na Alemanha mesmo, mas acabei optando pelo do São Camilo, já conversei com o pessoal e já enviaram pro meu endereço o kit para fazer a sexagem. 

Apesar de não ter nada a ver com o post, vou deixar aqui na esperança que você ou alguém leia e me dê uma luz. A minha calopsita foi alimentado pelos pais e vivia no mesmo viveiro que eles. Quando começou a comer sozinha é que o antigo criador a separou dos pais e colocou em uma gaiola separada, porque ele iria vender. Uma semana depois foi quando comprei. No primeiro dia que ela esteve comigo, ficou apenas na gaiola pra se ambientar, e ela ficava toda efusiva pra lá e pra cá na gaiola e piando sempre. No segundo dia já não piou mais. Em uma semana que estou com ela, deixando sempre solta, sentando no chão com a comida na mão e incentivando ela a se aproximar para se alimentar na minha mão (e ela tem feito isso, apesar de adorar me deixar com a mão estendida por alguns minutos até cansar haha, mas acaba vindo e comendo.), ela não está taaao arisca como era, quando da bicada, são bicadas bem levinhas que não chega nem perto de machucar, mas já aceita beijo na cabeça, aceita eu passar a mao nas costas e tá aceitando carinho nas bochechas às vezes. O problema é, ela só fica assim amorosa enquanto tá comendo, mas depois de 15 minutos dando comida na mão e deixando meus dedos bem próximo pra ela acostumar e perder o medo, quando solto ela pela casa próximo aos brinquedos, ela sempre vai pra baixo da estante onde fica a televisão e passa o dia todo lá parada se eu deixar. Só sai quando eu sento próximo com comida e espero ela vir comer. Não aparenta estar doente. As penas estão baixinhas e normais (não tá parecendo coruja), não fica tremendo, as fezes estão verdinhas com aquela parte branca, durinhas, não vejo nenhum sinal de uma possível doença. Mas ela quando não está comendo na minha mao, ela se isola embaixo da TV e lá fica o dia todo. Fiz um teste colocando videos de outras calopsitas cantando e gritando, e só quando ela escuta isso é que dá uma despertada e começa a piar, aí chega a dar umas voltas pela sala mas acaba indo pro mesmo lugar. E só funciona com áudio de calopsitas mesmo. Com vídeos de assobios para ele aprender a cantar, ele simplesmente parece ignorar.

Sera que ele está muito quieto assim por sentir falta de outra calopsita por perto já que vivia em um viveiro com os pais e alguns canarinho e periquitos? Ou será que é por estar a apenas uma semana comigo? Devo comprar outra pra servir de companhia? Teria problema em criar dois machos ou seria melhor uma fêmea? 

Link para compartilhar
Share on other sites

Uma semana é pouquissimo tempo para ela estar habituada ao novo lar. Tudo para ela é diferente, o novo lar, o novo dono e até a ausência dos outros companheiros. Ela encontrou esse cantinho embaixo da tv como um refugio para se proteger, pois imagina ela numa sala enorme sendo tão pequenina e indefesa. 

Ao invés de deixar ela solta no chão, procure fazer de outra forma. Encontre um espaço numa parede onde ela fique em companhia de você e possa ver o movimento da casa. Fixe um gancho nessa parede e coloque a gaiola numa altura onde o topo da gaiola ficará na altura de sua cabeça ou peito. 

Deixe ela na gaiola o dia inteiro, mas com as portinhas abertas, assim ela poderá entrar e sair a hora que quiser, podendo ficar na parte de cima da gaiola quando quiser ficar solta e poderá entrar nela para se alimentar também. Ficando no alto ela se sentirá mais protegida, é como se ela estivesse no alto de uma árvore.  Somente ponha ela no chão quando você estiver junto que assim ela se sentirá segura.

Depois com o tempo ela até poderá ir para o chão sozinha, mas por experiencia própria eu indicaria não deixar, pois depois que acostumam não querem mais sair, mas destroem tudo que veem pela frente, sem dizer que os riscos para ela aumentam muito. Já vi casos de muitos acidentes ocasionados por falta de atenção dos donos que pisam e acabam até matando elas.

Continue interagindo com ela, converse sempre de forma delicada e faça com que ela crie confiança em você, pois logo estará adaptada ao novo lar.

Compre depois uma outra para fazer companhia para ela, pois por mais que nos dediquemos a elas, não conseguimos estar presentes 24 hs por dia e nesses momentos elas ficam muito solitárias. Na minha opinião todos os bichinhos merecem ter companhia e conviver com outros de sua espécie, não ficar somente confinado a viver com os seres humanos, pois eles tem também as necessidades deles que os seres humanos não poderão suprir.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu não coloco ele diretamente no chão. Deixo ele numa espiral de madeira com os degraus que comprei num petshop, com balanço e os potinhos de comida e água no topo da escada. Mas ele desce sempre e vai para esse canto. Hoje ele começou a aceitar melhor os carinhos na bochecha e na cabeça, já tá até virando a cabeça pra posicionar onde ele quer receber o carinho. Fui comprar alguns brinquedos num petshop e comprei uma gaiola bem maior. Chegando lá eu vi algumas outras pra vender e descobrir que elas eram do mesmo criador que me vendeu a minha, aí vi uma lá que já tinha 6 meses cantando que só, não resisti e comprei ele também (To com medo de viciar já haha). Então, eu cheguei a pensar que fosse por insegurança da calopsita se isolar embaixo do raque, por estar comigo há muito pouco tempo. Mas só queria mais uma opinião pra reforçar que não estava doente, e que só eu esta acanhada por conta do período de adaptação. Ele adora ficar no ombro, sempre que To no computador eu deixo ele no meu ombro  quanto faço as coisas  que tenho que fazer e na hora de tirar ele nunca quer sair. Se eu sentar no sofá e colocar ele do outro lado, ele vem na minha direção, sobe na perna e vai escalando até o ombro. Já quando ele tá no espiralzinho ele desce e vai pra baixo da TV e não quer que eu vá pegar, aí pra não pegar ele a força, fico segurando a comida por uns 5 minutos até ele vir comer de eu pegar no dedo. Fui informado no petshop que um veterinário vai lá a cada 15 dias observar os animais pra saber se está tudo certo, então o que eu comprei já passou por uma bateria de exames e tá tudo bem. Mas mesmo assim, por não ter experiência com a criação dessas aves, não coloquei os dois na mesma gaiola. O mais novinho e que está em processo de adestramento tá na primeira gaiola e esse novo vai ficar na nova gaiola (beeeeeeem maior e com alguns brinquedos) durante uma semana ou mais, vai depender de como ele vai reagir com a minha presença por perto até eu colocar a outra calopsita lá também. Ou será que devo fazer a quarentena mesmo sabendo que ele fez todos os exames há pouco tempo? E isso eu sei de certeza porque vi nos registros e quando comprei ganhei os comprovantes dos últimos exames e das datas que foram feitos.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Tome cuidado, calopsita na veia também viciaxD Quase todo mundo que começa a criar calopsitas é assim. Elas são tão cativantes, meigas e companheiras que começamos a comprar uma atrás da outra. Somente não se esqueça que se formar casal esse número vai triplicar em poquíssimo tempo se você permitir. Eu já comprei muita calopsita pelo impulso, ia num determinado lugar e via aquela coisinha fofa e acabava comprando. Elas não podiam cantar ou me olhar com aquele olhar de carente que eu já ficava rodeando e enrolando para ir embora, até tomar a decisão de levar ela comigo.

Quanto a quarentena vai da confiança que você tem do criador. Se ele realmente fez exames e comprovou não sendo nada forjado você pode ariscar, desde que tenha confiança nele. Eu compro de um criador, que por sinal é meu veterinário e confio nas aves dele. Quando compro nem espero, já chego em caso e junto a turminha, mas eu conheço ele a muitos anos e sei da procedência das aves dele. 

Em breve elas estarão bem adaptadas e acostumadas ao novo lar e você farão muita farra juntos.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá gente

Aqui a foto dos dois. Hoje acordei meio preocupado suspeitando que um deles andou vomitando durante a noite. Encontrei o que acredito ter sido vomito na parede que fica há uns 3 cm atrás da gaiola em 3 lugares com alturas diferentes. Não tenho certeza se tem sangue no meio, mas To achando que é vomito, porque não consigo imaginar como isso foi parar na parede, longe dos poleiros. Mas as duas estão agindo normalmente. Correndo pela sala, comendo e quando um resolve piar o outro também da uns gritinhos. Não aparentam estar doentes, mas agora tenho que ficar de olho pra ver se isso se repete e eu descubro se vomitaram ou não. 

Hugo o mais novo fazendo pose pra foto, e Jacob atrás com cara de poucos amigos ainda por estar há menos de uma semana comigo. Aos poucos tá se familiarizando e explorando a sala.

image.jpeg

Editado por Klesley Schillinger
  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução
6 horas atrás, Filipe disse:

Parecem até irmãos. :x

Não sei com que frequência calopsitas colocam ovos e quanto tempo chocam, mas há chance deles serem irmãos mesmo, porque comprei o mais velho (7 meses) num petshop que recebe calopsitas do criador que eu comprei o mais novo, que deve tá fazendo 5 meses por agora. Se nesse intervalo de tempo for possível, então eles provavelmente são irmãos :) 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...