Jump to content

FILHOTE NÃO COME


Fernanda Ramalho
Ir para a solução Resolvido por Célia Maia,

Posts Recomendados

Pessoal bom dia!

Preciso de ajuda urgente...meu filhote tem 44 dias...porem estou tentando tirar a papinha dele pois não come sozinho...essa semana observei que ele começou a comer aos poucos a ração , porem não bebe agua e a quantidade que ele comeu não ta enchendo. Então continuo com a papinha porem diminui a quantidade. Ontem ele se recusou a comer a papinha mesmo assim eu dei porque estava sem comer...depois disso não saiu do fundo da gaiola e esta triste o que eu faço?

 

Existe algum remédio que eu possa dar para digestão?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

@Fernanda Ramalho Você não pode suspender a papinha, pois ela ainda é um bebê e está na fase de comer papa ainda. Não sei quem passou essa informação de que teria que retirar a papinha, mas as calopsitas comem papinha até um pouco mais de 60 dias, dependendo do caso se o filhote não tiver outras da mesma espécie adultas vivendo junto com ele, poderá se alimentar da papinha até bem mais que esse tempo. Já teve casos aqui no forum onde as aves com 3, 4, 5 meses ainda se alimentavam da papinha. Somente retiramos a papinha quando temos certeza absoluta que a ave está comendo sozinha. 

Esse período agora é de transição, ou seja, ela está conhecendo os alimentos sólidos, mas não se alimenta o suficiente para ficar satisfeita e retirarmos a papinha, então siga a tabela abaixo e faça a transição para alimentos sólidos gradativamente.

Alguns filhotes rejeitam a papinha quando dada com seringa de forma externa, mas não quer dizer que não irão mais comer, dai você tem que aprender a dar via sonda internamente no papo, pois caso contrário ela irá adoecer e morrer. Se ela não estiver comendo e você não souber dar via sonda, procure o criador de quem comprou para lhe ensinar ou se for o caso um pet shop pois as pessoas sempre sabem como fazer ou até um veterinário ou conhecido que já tenha essa prática.

Alimente ela de imediato, pois esse é o motivo da tristeza dela, a menos que já tenha longos dias que esteja assim por falta de alimento e possa já estar doente, então alimente ela e se perceber que no máximo até amanhã ela não estiver bem, procure um veterinário.

Faça uma mistura de 60% de sementes, 20% de ração e 20% de farinhada, coloque num pote largo para ela poder visualizar todos os alimentos (eu costumo usar uma banheirinha de aves), deixe no fundo da gaiola pois é mais fácil para a ir até o alimento, coloque outro pote pequeno com água ou outra  banheirinha e deixe disponível para ela. 

Você terá que ser a mãe dela, ou seja, ensinar o que ela tem que fazer a menos que tenha outras adultas que poderão ficar juntas e se alimentar do mesmo pote, dai ela irá ver e se espelhar neles. Sempre que puder vá até ela e coloque ela na frente do pote, pegue uns grãos e dê no bico dela, assim ela entenderá que é alimento sólido e aos poucos irá mexer e comer.

Coloque verduras ao lado desses potes, mesmo que ela não coma todos os dias repita a operação, ponha no início do dia e retire no fim do dia. 

Vai ser um processo gradativo, a medida que ela for comendo mais alimentos sólidos você vai diminuindo a papinha de acordo com a tabela, até que no fim você irá dar ainda uma papa no fim do dia como reforço e somente quando tiver certeza que ela está comendo irá suspender, isso lá pelos três meses de vida. Pode ser um pouquinho antes, mas duvido, pois se ela aos 44 dias de vida ainda não come ainda levará bastante tempo para se habituar.

3º e 4º dia: 0,5 até 1,5 ml a cada 2 horas
5º até 7º dia: 1,5 a 3 ml a cada 2 horas
8º até 15º dia: 3 a 5 ml a cada 3 horas
16º até 20º dia: 5 a 7 ml a cada 3 horas
21º até 28º dia: 7 a 9 ml a cada 4 horas
29º até 35º dia: 9 a 13 ml a cada 4 horas
36º até 42º dia: 9 a 13 ml 3 vezes ao dia
43º até 49º dia: 8 a 10 ml 1 vez de manhã e 1 vez a noite
50º até 70º dia: 5 a 8 ml 1 vez a noite

No caso dela como não está se alimentando sozinha continue dando 4 vezes ao dia pelo menos 6 ml a 8 ml de papa. Se ela não comer você terá que dar via sonda direto no papo. Tenho certeza que ela voltará a ficar ativa quando começar a comer. No fim do ano passado vi pelo menos quatro casos identicos ao seu onde as aves não estavam se alimentando e os donos por inexperiencia suspenderam a comida e elas adoecera, todas vindo a óbto.

Editado por Célia Maia
Link para compartilhar
Share on other sites

@luan Não tem pais...comprei apenas o filhote

@Célia Maia MUITOOOOOO OBRIGADO pelas dicas...irei seguir , vou usar essa tabela e trocar os alimentos, acredito que seja isso que esta deixando triste...pois na terça - feira estava normal brincando, ontem que ele começou a ter esses sintomas e mal assobia.

 

@Célia Maia Outra duvida...ela não bebe agua de jeito nenhum...todos os dias troco e olho..permanece a mesma quantidade, o que posso fazer?

Link para compartilhar
Share on other sites

@Fernanda Ramalho   Não precisa fazer nada nesse momento em relação a água, pois quando o filhote está na fase da papinha ele não bebem água, pois na papa já contém bastante. A medida que for mudando sua alimentação para alimentos sólidos ela gradativamente também começará a beber água. Por isso é importante deixar o pote com água ao lado do pote de alimentos. Depois nos dê noticias de como ele está.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...