Jump to content

Ajuda!!!!!!PF


NathanMR

Posts Recomendados

A Nica que e minha calo de 1,3 anos estava esfregando a bundinha na grade, meio fazendo força slá achei isso estranho, achei q quem sabe ela estava tentando botar(ou algo a ver), então coloquei o ninho, ela e o Tico( que é o macho dela mas tem uns 8 meses) logo já entraram no ninho e ficaram roendo a madeira para arruma-lo. O Nino ( minha calo de +/. 6 meses ficou em cima interessado e já levou umas bicadas hehe). O que faço? deixo o ninho? Tiro? que ela tem será? ( não coloquei o ninho para eles pelo fato dele ser muito novo).

Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia @NathanMR, na natureza o ciclo de reprodução das calopsitas tem início em setembro , que é a época com maior quantidade de alimentos, já em cativeiro, elas se reproduzem o ano inteiro, mas creio que o inverno não seja uma época muito apropriada, pois o ar está seco, e os pais não tomam muito banho, o que faz com que a casca dos ovos fiquem muito duras e isso facilita a morte dos filhotes pois eles não conseguem quebrar a casca e sair. Lembrando, que isso pode acontecer... não que sempre acontece...

Quanto á idade da sua fêmea , está joia para procriar, já o seu macho ainda é muito novinho, pode até ser que ele consiga acasalar, mas talvez ele ainda não saiba como fazer ou então depois não ajudará a fêmea a chocar e alimentar os filhotes . Já vi casos de machos novinhos que foram muito bem com suas crias, essa idade somente é arriscado com as fêmeas que ainda não tem o corpo preparado para a formação e postura dos ovos, pros machos é seguro, o que influi é somente ele "acertar a mira" rsrsrs e ajudar a cuidar depois.

Já o fato de vc mencionar uma terceira calô junto com eles , isso não é recomendado, o ideal é deixar somente o casal para que eles possam ter tranquilidade e não haver disputa pelo ninho. Boa sorte

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Muito obrigado, neste caso vou deixar o ninho... o macho esta toda hora la dentro roendo a madeira para arrumar, vou comprar maravalha.

São dois casais num viveiro grande, a outra fêmea nem se interessou, o outro macho só ficou em cima na hora mas agora não está nem ai, nesse caso se ele voltar a ficar em cima do ninho eu ponho outro? (o outro macho tem apenas 6 meses).

Link para compartilhar
Share on other sites

6 minutos atrás, NathanMR disse:

Muito obrigado, neste caso vou deixar o ninho... o macho esta toda hora la dentro roendo a madeira para arrumar, vou comprar maravalha.

São dois casais num viveiro grande, a outra fêmea nem se interessou, o outro macho só ficou em cima na hora mas agora não está nem ai, nesse caso se ele voltar a ficar em cima do ninho eu ponho outro? (o outro macho tem apenas 6 meses).

Complicado... mas pelo que li em um outro tópico vc tem uma fêmea de 3 anos e uma de 1 ano e tres meses é isso?. Se for não tem risco para elas, mas tem a questão da imaturidade dos machos, aí se eles não souberem o que fazer , as fêmeas poderão se desgastar pondo ovos que não estarão galados. Se quer mesmo a minha humilde opinião, retire o ninho, e espere mais um tempinho pros machos crescerem um pouco mais, deixe os casais se conhecerem e irem treinando... aí quando vc colocar o ninho novamente já estarão preparados para a responsabilidade, sei como é a ansiedade pra se ter filhotes em casa... mas ás vezes a nossa pressa prejudica nossas aves e ainda nos deixa muito triste quando não corre tudo certo como gostaríamos.

Lembrando, quando se cria em viveiros comunitários, com mais de um casal junto, o ideal é sempre um ninho a mais do que a quantidade de casal, ex: como vc tem dois casais seria 3 ninhos, pra cada um escolher o seu sem querer invadir o dos outros.

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Sueli, to com uma duvida, já li em alguns lugares q não é bom a fêmea tomar banho na época em q ela choca os ovos pq pode gorar os ovos. Mas tmbm já li em outros lugares sobre isso q vc falou de amolecer a casca do ovo.

Então o banho do pássaro é permitido na época do choco?

Link para compartilhar
Share on other sites

1 minuto atrás, GabrielEger disse:

Oi Sueli, to com uma duvida, já li em alguns lugares q não é bom a fêmea tomar banho na época em q ela choca os ovos pq pode gorar os ovos. Mas tmbm já li em outros lugares sobre isso q vc falou de amolecer a casca do ovo.

Então o banho do pássaro é permitido na época do choco?

Olá, Gabriel, não só é permitido, como se faz necessário, mas isso somente se o casal quiser, não deve se forçar nada, deixe a banheirinha lá, em um local onde não caia muita sujeira, que quando eles acharem que devem vão lá e tomam seu banho, a natureza é sábia e com certeza já equipou as aves pra saber o que fazer.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Muito obrigado mesmo. mil desculpas mas ... coloquei a maravalha e o machinho já foi lá arrumar, vou ver como tudo procede, se o outro maco continuar em cima(mas acho q nn) ou depois se botar o machinho não ajudar a chocar.Mas acho que ele vai ajudar sim eles sempre estão juntos.

Desculpa mesmo e muito obrigado!!:D

Editado por NathanMR
Link para compartilhar
Share on other sites

10 horas atrás, Sueli Caciatori disse:

Complicado... mas pelo que li em um outro tópico vc tem uma fêmea de 3 anos e uma de 1 ano e tres meses é isso?. Se for não tem risco para elas, mas tem a questão da imaturidade dos machos, aí se eles não souberem o que fazer , as fêmeas poderão se desgastar pondo ovos que não estarão galados. Se quer mesmo a minha humilde opinião, retire o ninho, e espere mais um tempinho pros machos crescerem um pouco mais, deixe os casais se conhecerem e irem treinando... aí quando vc colocar o ninho novamente já estarão preparados para a responsabilidade, sei como é a ansiedade pra se ter filhotes em casa... mas ás vezes a nossa pressa prejudica nossas aves e ainda nos deixa muito triste quando não corre tudo certo como gostaríamos.

Lembrando, quando se cria em viveiros comunitários, com mais de um casal junto, o ideal é sempre um ninho a mais do que a quantidade de casal, ex: como vc tem dois casais seria 3 ninhos, pra cada um escolher o seu sem querer invadir o dos outros.

Tirei mesmo achei melhor já que a outra fêmea de 3 anos e o macho de 6 meses estavam muito interessados no ninho, vou aguardar até setembro, se bem que onde moro quase nn faz frio então começou o calor já da para reproduzir né ?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia, @NathanMR, setembro será ótimo. A questão do clima não influencia muito não, em cativeiro eles reproduzem em qualquer época do ano, mas como disse o inverno deve ser evitado pois a ocorrência de morte dos embriões aumenta bastante, os ovos não podem ficar nada sozinhos pois esfria rápido devido á temperatura baixa, e se o casal ainda não for experiente, a chance aumenta mais ainda, mas tem muita gente que se dá super bem reproduzindo no inverno. Já eu, na minha opinião somente, evito essa época. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...