Jump to content

Quem é dono de calopsita de arisca?


Billy
Ir para a solução Resolvido por Billy,

Posts Recomendados

23 horas atrás, Azevedo disse:

@Billy já li que Calopsitas ariscas não amansam de jeito nenhum, por isso quase todas as pessoas compram elas bem novinhas. A vantagem de ter uma Calopsita arisca é que fica mais fácil conseguir reproduzir...

Não ela amansam sim mais demora muito tempo 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

É preciso muita paciência!! primeiro deixe ela se acostumar com vc por perto! depois ofereça petiscos irresistíveis!! de preferência fique a sós com ela em um quarto nas horas em que ela se acostuma com vc!! de cara ela não pegará os petiscos que oferecer mais aos poucos ela vai chegar perto e beliscar uma coisa ou outra! aki em casa estou amansando uma e ela já fica solta mais não deixa eu chegar perto. Com muita paciência coloco ela na gaiola, e é normal elas beliscarem quando vc tentar dar o dedo para elas subirem!! e vc deverá manter a calma e jamais fazer movimentos bruscos ou bater!! pois isso coloca tudo a perder!! demora para elas ganharem a sua confiança!! mas quando tiverem acostumadas são excelentes companhias

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu tenho duas que "foram" ariscas. A primeira eu comprei ela num petshop, pois devido a ser arisca ninguém queria, dai ela já tinha quase um ano que estava lá. Certo dia fiquei com muita dó e trouxe ela para casa, já pensando que seria um bichinho de estimação somente para olhar, mas pensei, se ela não morder e nem brigar com as outras já é o suficiente, apelidei ela de tigrinho de tão brava que era. Logo que cheguei em casa já soltei ela no meio das outras (não fiz quarentena pois conhecia quem me vendeu), dai ela ficou meio que sem saber o que fazer, pois a vida toda ficou presa. Ela mordia de tal forma que grudava no dedo e não soltava, somente se sacudissemos a mão. Com menos de uma semana ela estava interagindo com todo mundo e subia no meu dedo sem morder, hoje é tão mansa quanto as outras que eu tenho, não morde, sobe no meu dedo, eu pego ela de mão fechada para encher de beijos e ela não tá nem ai, ela é um dengo só.

A segunda foi adotada com quase três anos de vida, também foi a mesma coisa, deixei ele a vontade solta com as outras e ele passou a amansar sozinha. Hoje ele sobe no meu dedo, come em minha mão, canta comigo, é um amorzinho. Quando sobe no meu dedo ele faz um movimento de cabeça como se fosse para dar uma bicada, encosta o bico no meu dedo e não faz nada, dai ela sobe. Parece que ele faz esse movimento como se fosse para impor respeito.

Na minha opinião não existe ave arisca e sim ave judiada. Ninguém gostaria de ficar trancada em uma gaiola o dia inteiro com os outros olhando para você como se fosse um objeto de desejo. Se ela for tratada com carinho, amor, dedicação e livre acima de tudo, irá se tornar uma ave meiga e dócil.

Aconselho sempre a deixar as aves soltas o maior tempo possível. As ariscas não devemos forçar nenhum contato, deixar elas a vontade que aos poucos elas irão criar confiança no novo lar e nos donos e aos poucos elas próprias irão interagir com a gente, dando oportunidade do dono ensinar algumas coisas novas a ela. 

Algumas podem não interagir com o dono como ele espera, mas todas se tornam sociáveis e não mordem. Subirão nos dedos e comerão nas mãos da gente, retribuirão o carinho que damos a ela e com certeza elas terão algo de especial que irá cativar tanto seu dono que qualquer outra coisa que não fizer será superflua.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu tenho uma calopsita adulta arisca da especie Silvestre, ela está no processo de Amansamento... E garanto que podemos sim amansá-la (não totalmente), mas é demorado e difícil.

Primeiramente, vc deve deixar que ela acostume com vc e com o local. Você também deve mudar seu habito, deve ser paciente e calmo, não é de um dia para o outro que ela subirá em voce e deixará colocar a mão perto dela, tente falar calmo e palavras doces perto dela, nunca a assuste e não faça movimentos muito bruscos. Será otimo se vc tiver uma calopsita já mansa na casa, que ela irá perder o medo mais rápido percebendo como a outra reage. Ofereça pestiscos no seu dedo. E não tente pega-la a força, deixe que esta escolha o momento ideal para sair da gaiola. 

Começe com um carinho no puleiro da gaiola dela(com a mão fora da gaiola), ela irá perceber que vc quer e irá se aproximar(bem devagar), quando aproximar, calmamente coloque o dedo em sua cabeça (ou bochecha) e começe a fazer o carinho. Com isso, ela vai se assustar e correr, vai repetindo o processo por varios dias. Com o tempo, ela acabará não resistindo a tentação, e irá se deixar levar, pedindo cafuné quando te ver. 

Já pra sair da gaiola: deixe a gaiola aberta, portas e janelas do local fechado, ela irá demorar mas quando não resistir vai descer para explorar o mundo fora da gaiola. Sempre deixe outras calopsitas mansas(se tiver) soltas no chão perto da gaiola, ela irá perceber que o chão não irá machuca-la e o processo será mais rápido.

LEMBRANDO: sua calopsita não vai deixar de ser arisca da noite pro dia, vai demorar, mas tenha paciencia e continua insistido...

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu tenho uma que nem considero arrisca, ela sobe no meu dedo, não me belisca nem nada, porém não consigo fazer carinho nela, tenho outras duas que são super doceis e faço muito carinho e dou muito beijinho, mas essa eu ainda não descobri a forma que ela gosta de receber carinho, eu tento mas não forço, se ela sai fora eu nem insisto, tento de novo outro momento, tem que ter muita paciência pq nenhuma é igual a outra!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

18 horas atrás, NathanMR disse:

Amansa sim '-' só que é mais dificinho nada tããão difícil não '-' 

Se for adulta : 

 

 

 Ela explica muito bem as coisas aconselho acompanhar o canal: Brena Braz.

Eu tinha visto este vídeo, mas queria saber se alguém conseguiu amansar sua calopsita, se no dia-dia as experiências tem dado certo para partilhar,mas obrigada! É bom pois se alguém não viu, já fica interessado nos vídeos dela. 

3 horas atrás, Proteus disse:

É preciso muita paciência!! primeiro deixe ela se acostumar com vc por perto! depois ofereça petiscos irresistíveis!! de preferência fique a sós com ela em um quarto nas horas em que ela se acostuma com vc!! de cara ela não pegará os petiscos que oferecer mais aos poucos ela vai chegar perto e beliscar uma coisa ou outra! aki em casa estou amansando uma e ela já fica solta mais não deixa eu chegar perto. Com muita paciência coloco ela na gaiola, e é normal elas beliscarem quando vc tentar dar o dedo para elas subirem!! e vc deverá manter a calma e jamais fazer movimentos bruscos ou bater!! pois isso coloca tudo a perder!! demora para elas ganharem a sua confiança!! mas quando tiverem acostumadas são excelentes companhias

 

1 hora atrás, Célia Maia disse:

Eu tenho duas que "foram" ariscas. A primeira eu comprei ela num petshop, pois devido a ser arisca ninguém queria, dai ela já tinha quase um ano que estava lá. Certo dia fiquei com muita dó e trouxe ela para casa, já pensando que seria um bichinho de estimação somente para olhar, mas pensei, se ela não morder e nem brigar com as outras já é o suficiente, apelidei ela de tigrinho de tão brava que era. Logo que cheguei em casa já soltei ela no meio das outras (não fiz quarentena pois conhecia quem me vendeu), dai ela ficou meio que sem saber o que fazer, pois a vida toda ficou presa. Ela mordia de tal forma que grudava no dedo e não soltava, somente se sacudissemos a mão. Com menos de uma semana ela estava interagindo com todo mundo e subia no meu dedo sem morder, hoje é tão mansa quanto as outras que eu tenho, não morde, sobe no meu dedo, eu pego ela de mão fechada para encher de beijos e ela não tá nem ai, ela é um dengo só.

Que legal, é bom saber você consegiu. Eu amo muito meu Billy,mas fico tão triste quando ele pega pesado nas bicadas, mas esta partilha de experiencias me entusiasma ainda mais.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução
1 hora atrás, Yasmim Brandão disse:

eu tento mas não forço, se ela sai fora eu nem insisto, tento de novo outro momento, tem que ter muita paciência pq nenhuma é igual a outra!

É VERDADE!! o Billy tem uma personalidade muito forte,ele só quer fazer o que ele quer e quando eu vou tirar do errado, ele bica e ainda fica com raiva , só depois a raiva passa e ele começa com a maior alegria. Ele vem no meu dedo com trabalho mais vem, fazer carinho é minha nova meta. Obrigada por partilhar sua experiência.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...