Jump to content

Ração para calopsita


Marcaojc
Ir para a solução Resolvido por salete fortes,

Posts Recomendados

Gente por favor vocês podem me ajudar? Tenho uma dúvida. Fiz uma pesquisa na internet e vi que o assunto "dar ração as calopsitas" é bastante polêmico. Eu queria dar ração as minhas casa mas na internet muita gente condenando, dizendo que na natureza elas não comem ração mas sementes, ... Enfim. Queria saber qual é a opinião de vocês acerca desse assunto. Vocês acham que pode dar ração as calopsitas sem fazer mal a elas? Qual é a melhor maneira de oferecer ração as minhas aves se não for fazer mal a elas?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Mas que tipo de ração você esta falando não entendi  ?

Claro que pode dar ração mas é a de pássaro  a estrussada  para calopsita  tem varias marcas megazoo  nutropica 

Tem uma que é mais em conta  mas e muito boa também  a da  alcoom ,        mas tem que dar mix de sementes   pois e muito importante para a saúde das suas calopsitas .

Link para compartilhar
Share on other sites

você vai encontrar controvérsias sempre, uns vao apoiar uma alimentação somente de sementes, outros somente de racao. Eu sou o meio termo, controlo as sementes, não uso sementes com alto teor de gordura e ofereço junto a ração, digamos que eu estou na media de 50% de cada.

minhas aves são adaptados a comer os dois e consigo controlar bem o consumo.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Mas que tipo de ração você esta falando não entendi  ?

Claro que pode dar ração mas é a de pássaro  a estrussada  para calopsita  tem varias marcas megazoo  nutropica 

Tem uma que é mais em conta  mas e muito boa também  a da  alcoom ,        mas tem que dar mix de sementes   pois e muito importante para a saúde das suas calopsitas .

Oi! Eu estou usando a ração da marca nutropica mas as pessoas dizem que a ração não é natural que na natureza estes pássaros comem sementes e que eu não deveria dar ração porque na natureza não tem ração só semente. Essa é a polêmica que eu vi na internet!!! É isso mesmo?!?! Não devo dar ração porque não é natural? Faz algum mal dar ração as calopsitas?

Link para compartilhar
Share on other sites

A ração é benéfica e indicado por veterinários. Tem que procurar uma de boa qualidade. A da Nutrópica que vc está usando é excelente.Tem muita polêmica na internet sim. Como o Lucas disse, temos que ler sobre o assunto a fim de formarmos nosso próprio ponto de vista.  Tem vitaminas e outros nutrientes que fazem muito bem para a ave. Atualmente, coloco o pote de comida com metade de ração e metade de sementes. Estou a usar a ração da megazoo para calopsitas e periquitos.

Link para compartilhar
Share on other sites

Também dou as duas mistura de sementes e  ração só que coloco em potes separados ,  uso a da megazoo calopsita e periquito

Os meus não gostam da nutrópica  ,  só que na natureza eles não ficam estressados não tem poluição das grandes cidades se exercitam mais , cada um tem sua opinião  eu tento seguir o que o veterinário dos meus indicam até hoje esta dando certo

AS calopitas da minha irmã não come ração só sementes 

  E percebo que são mais magrinha as penas não ficam tão bonitas .

Como dizem em time que esta ganhando não se mexe ,  ai fica a critério de cada um

Link para compartilhar
Share on other sites

Certa vez perguntei ao meu veterinário o motivo de tanta polêmica entre dar ou não ração para pássaros em geral, e recebi a seguinte explicação: A ração extrusada é rica em vitaminas e nutrientes que são fundamentais para os pássaros terem uma boa saúde, mas em excesso pode trazer problemas por excesso de vitaminas e comprometer a saude deles. Já as sementes, são alimentos calóricos que podem em excesso causar obesidade e são pobres em vitaminas e nutrientes para os passaros, o que também traria problemas de saúde, por falta de vitaminas.

Então ele informou que o correto é oferecer os dois alimentos para os passaros, mantendo na gaiola a ração e as sementes ao mesmo tempo, pois o passaro tendo a disposição os dois alimentos durante o dia, ele por si só irá diversificar na hora de se alimentar, mantendo uma alimentação balanceada. Vale lembrar que devemos oferecer outros tipos de alimentos como verduras, frutas e legumes que irão complementar a alimentação dos mesmos.

 

 

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu dou sementes e a ração para os meus... Coloco num pote a ração e em outro as sementes.. Tem dias q eles comem mais a ração q a semente e tem dias q é o contrario.. 

Alem de dar outras coisas para eles comerem como: algumas frutas, legumes e verduras q eles gostam e podem..

Link para compartilhar
Share on other sites

o que nós temos que lembrar é que não se alimenta uma ave de gaiola pensando no que uma ave solta na natureza come.

uma ave de gaiola não faz 10% do esforço feito na vida natural, não voa meio metro não gasta 1% da energia que uma ave solta gasta.

realmente na natureza comem só semente, mas gastam toda essa gordura ingerida.

por isso temos que adaptar para uma dieta menos calorica, cortar algumas sementes e complementar isso com a ração. Ha polemica sobre excesso de proteína, sobre a ração ser feito com transgenicos e cada um tem sua opinião. O veterinário responsável pelas minhas aves gostaria que comessem só racao, mas eu não concordo. Eles com uma mistura de semestes menos calorica, mais adaptada a rotina deles e a ração como complemento. Tenho aves que comem mais racao e outras que comem mais sementes, não tive problemas ainda.

Editado por Isabella Dejuli
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá! O que a Isabella disse é o raciocínio mais adequado!

As aves em gaiolas não possuem as exigências nutricionais das aves selvagens - por esse motivo, as rações são "elaboradas" ou "balanceadas" (termos que você pode encontrar nos rótulos das rações), que buscam proporcionar o balanço nutricional ótimo para a ave na condição doméstica - incluindo, as vezes, pre e probióticos, que a ave na natureza obteria de diversas formas (como comer bichinhos, entrar em contato com água de rios e lagoas, experimentar diversas folhas etc) que as misturas de sementes não oferecem.

Assim, cada tipo de alimentação tem vantagens e desvantagens. Pessoalmente, concordo com o que a maioria do pessoal levantou, que o mais sensato é oferecer os dois alimentos. Eu também deixo disponível uma mistura de 50% de mix de sementes com 50% de ração, e estou bastante satisfeito com a saúde da minha calopsita =)

 

 

o que nós temos que lembrar é que não se alimenta uma ave de gaiola pensando no que uma ave solta na natureza come.

uma ave de gaiola não faz 10% do esforço feito na vida natural, não voa meio metro não gasta 1% da energia que uma ave solta gasta.

realmente na natureza comem só semente, mas gastam toda essa gordura ingerida.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...