Jump to content

Ave aparenta estar magra


Alana Santos
Ir para a solução Resolvido por NathanMR,

Posts Recomendados

Olá,

Comecei a criar calopsitas em dezembro/2015 portanto n tenho mta experiencia no assunto. Tenho notado que a minha primeira calopsita (deve ter algo em torno de 6 meses) está com uma aparencia mto diferente do que costumava ter, nao esta espirrando, nao aparenta estar triste, continua comendo e bebendo agua normalmente, mas estou bem assustada em como esta parecendo magra demais. Talvez por eu n conhecer mto bem, possa estar tendo reações exageradas, como vcs avaliam a aparencia dela? (obs: a foto mais recente eh de 07/02 hj, e a outra eh de 18/01)

07fev.jpg

18jan.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

O peso das calopsitas variam do porte da ave, porém problemas de obesidade sempre há.

O que eu aconselho é você comprar uma balança e pesar a ave, caso ela esteja acima dos 70g não se preocupe, mas caso esteja abaixo é bom ficar na observação, pois existe N motivos pra magreza, logo, aconselharia leva-lo em um vet especializado pra dar uma avaliada no amigo. 

Mas, ao meu ver, ela não aparenta estar magra, porém posso estar errado. 

Abraço! Ah lindão o meninão :)

Link para compartilhar
Share on other sites

Alana eu fico com a msm dúvida que vc tenho 1 fêmea que era obesa, parecia um pombo depois que ela reproduziu ela ficou mais magrinha quando pego na barriga dela sinto de leve um ossinho aí fiquei na dúvida se era alguma doença, ou alimentação que eu mudei tbm. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Muito obrigada a todos que responderam, talvez eu esteja me preocupando demais, mas como sou novata, posso interpretar as coisas de maneira errada, talvez ele esteja dentro do normal e as outros ou estejam um pouco acima do peso xD Vou deixar uma foto das outras calopsitas, olhando eles lado a lado as outras sao mto maiores, eu n sei exatamente a idade deles pq eu comprei em um aviario.
Por enquanto tenho essas 3, mas pretendo ter uma criação de 6 ou 8, e quero que todos fiquem sempre mto saudaveis e felizes

CAM00853.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Agora vc falou algo q me fez pensar, qnd ele chegou, ele realmente parecia mais gordo do q eh agora, mas ai n sei se ele tinha uma alimentação mto a base de girassol e painço, aqui eu dou um mix de sementes q eu copiei de um youtuber q gosto mto, e ele como eu costumo deixa-los soltos, eles caminham bastante pela casa, talvez seja isso q faz ele parecer mais magro do que qnd eu comprei

Link para compartilhar
Share on other sites

@Alana Santos ele aparenta estar ótimo.  Não adianta ficar pesando, pois nem sempre uma ave magra é uma ave doente. Tudo dependerá da genética dela.

Tenho uma calopsita albina muito grande, ela pesa 110 grs, tenho outra muito pequena que pesa em torno de 75/80 grs, e tenho outra de porte médio que pesa algumas vezes menos de 70 grs.

Dai perguntariam, qual delas aparenta estar doente? Provavelmente diriam que seria a de porte médio que chega a pesar menos de 70 grs em determinado tempo, mas por incrível que pareça ela é tão saudável como as outras.

Somente quando desconfiamos de algum problema com a ave com sintomas aparentes como: letargia, sonolência, secreções nos olhos e narinas, espirros etc. é que podemos acompanhar o peso para saber se ela está emagrecendo muito rápido, pois caso não esteja se alimentando temos que intervir.

Essa minha é tão magra que a quilha fica muito proeminente, ela é tão frágil que tenho até receio de pegar ela e quebrar, somente pego com a palma da mão aberta para ela subir em cima e mesmo assim coloco a outra mão espalmada para ela não voar e não cair de peito.

Quando notamos que uma ave é magra em excesso como essa que eu tenho, devemos fazer uma consulta com um veterinário especializado preventivamente, pois somente ele poderá dizer se ela tem algum problema ou não.

Quando levei ela no veterinário fizemos todos os exames e foi tudo negativado, fizemos tratamento com suplementos de aminoácidos para engordar ela aliados a outros medicamentos e nada fez com que engordasse. 

Dai depois de uns 3 meses de consultas e tratamentos foi diagnosticado que era genético, ela é magra por natureza, tão saudável ou até mais que qualquer outra que tenho. Já tem mais de 5 anos e nunca teve problemas de doença, então sugiro que se você perceber que ela está emagrecendo leve ao veterinário e faça um checkup para tirar todas as dúvidas e cismas em relação a ela como eu fiz. Hoje não me preocupo em nada com ela, apenas cuido como se fosse um cristalzinho que pode quebrar se eu não for cuidadosa.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

@Célia Maia Mto obrigada pela resposta :)
Eu sou uma criadora iniciante, então acho q me desesperei sem mto motivo. Como eu disse, em nenhum momento ele aparentou estar triste, agora ele parece um pouco mais cheiinho pq terminou a muda de penas recentemente. Atualmente estou com 5 calopsitas sendo 2 q adquiri recentemente, todos estao bem ativos. Fico sempre de olho neles, se estao comendo, bebendo, fico preocupada tb em relação com as fezes pra tentar detectar qqr coisa diferente antes que fique mto grave.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...