Jump to content

Perda de penas com pânico noturno!


Luna

Posts Recomendados

Minhas calopsitas se assustaram essa noite eu levantei pra acalma-las foi tipo uns 30 segundos pra chegar na gaiola pois esta na sala perto da porta do quarto, o tunico perdeu um monte de penas nas duas asas não sei porque, essa foi a segunda vez que isso acontece as outras é muito difícil cair alguma, parece que estão fracas, alguém pode me ajudar?

IMG_20160212_114636792.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

O motivo de cair muitas penas, não sei te precisar o pq. Mas se já ocorreu outras vezes vc precisa tomar alguma precaução. Eu coloquei uma luminária de tomada de 1w no ambiente que eles dormem, assim fica uma penumbra e eles conseguem ver onde estão, caso se assustem com algo. Algumas pessoas cobrem a gaiola. Os meus não gostam, ficam mais assustados com ela coberta. Nunca mais eles se assustaram e tiveram esses pânicos!

Verifique se machucou alguma, se sim, precisará arrancar para que não fique sangrando!

Link para compartilhar
Share on other sites

Faça um teste deixando uma parte (mais o fundinjo da gaiola) descoberta e com a luminária, para que a gaiola fique clara. Caso não resolva. Deixe descoberta e com a luminária de 1w. Os meus tentei de todos os jeitos com a gaiola coberta. Mas só ficaram calmos qdo passaram a dormir com ela descoberta e com a luminária. Pode cair coisa perto do quarto deles e fazer o maior estrondo que elese não se assustam. Sentem seguros dormindo apenas assim! 

Link para compartilhar
Share on other sites

 @Luna @Cristiane Fonseca Batista Cobrir a gaiola ou não vai muito de cada um. Não existe o certo ou o errado, dependerá de como o dono acostumar sua ave. As calopsitas são aves muito assustadas por natureza e qualquer movimento brusco ou barulho anormal irá fazer com que fiquem apavoradas na maioria dos casos.

Eu prefiro cobrir, pois mesmo com uma luz iluminando bem fraco, qualquer coisa anormal que ocorrer a noite, pode ser uma barata, um rato, o cachorro do vizinho quando latir, um gato em cima de um telhado, qualquer coisa poderá fazer com que tenham pânico noturno.

Quanto mais tempo a ave estiver morando na residência, mais estará habituada aos barulhos e não sentirá medo, mas tudo pode acontecer. As minhas estão a muitos anos comigo, mas quando mudei de casa o ambiente era novo para elas, embora soubesse que continuavam morando comigo, nos primeiros dias bastava um barulho qualquer e elas começavam a se debater. O primeiro mês foi um terror para elas, mesmo comigo ao lado do viveiro assistindo televisão elas tinham pânico noturno, se eu tentasse pegar elas na mão arrancavam um pedaço do meu dedo, tenho uma albina que é mansinha demais, mas na hora do susto até eu ela estranhava.

Com um tecido cobrindo a gaiola, mesmo tendo barulhos a volta elas se sentem mais protegidas e a incidência de terem um pânico noturno diminui muito, ainda mais se junto com a coberta na gaiola tiver uma luz fraca iluminando, mas não impedirá que elas se assustem, as minhas pelo menos uma vez ao ano ainda tem. Já percebi que muita das vezes elas caem do poleiro, talvez trocando de lugar com as outras ou sei lá porque, pois seguido do barulho de uma caindo começam a se debater. 

Percebi isso porque coloquei uma babá eletrônica onde ficam e ouço todos os movimentos delas do meu quarto e sempre ocorre dessa forma, pois como tenho sono fraco ao primeiro barulho eu já acordo.

É normal cairem várias penas quando se debatem devido ao corte de asa, tanto as secas quanto as em nascimento. Quando a ave não tem as penas cortadas a probabilidade delas quebrarem é muito pequena, quase nula.

Apenas certifique que não ficou nenhum canhão machucando ela ou que esteja sangrando, caso contrário precisara arrancar com o auxilio de uma pinça de sobrancelha num puxão bem firme e forte, pois é dolorido essa região para retirar e quanto mais rapido retirar menos ela sentirá.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Passei por isso a algum tempo com meu casal, o macho perdeu quase todas as penas grandes da asa e sangrou bastante, tive que dar ferro pra ele, hoje as penas já estão crescendo de volta e bem bonitas :)

O engraçado que foi justamente quando cobri a gaiola com pano a noite, depois disso passei a coloca-los pra dormir no meu quarto, daí deixo um filete da janela aberta e logo que o primeiro raio de luz bate na janela elas acordam e me servem de despertador rsrsrs

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...