Jump to content

Penas caindo, patas ressecadas e bico esfarelando


Bruno Murbach
Ir para a solução Resolvido por Célia Maia,

Posts Recomendados

Galera, bom dia!

 

Estou convicto de que minha calopsita não está doente. Ele teve coccidiose faz uns 3 meses, tratei e ele melhorou muito.

Porém, tenho notado que as penas dele estão caindo demais. Será que é normal? Ele tem 6 meses.

Quando as patas e o bico, eles estão ressecados demais. Será falta de alguma vitamina? Ele come Nutrópica.

 

Peço desculpas se criei o tópico no lugar errado.

 

Obrigado! :)

Link para compartilhar
Share on other sites

6 meses é  tempo  de troca de penas  por isso a queda de penas aumenta bastante mais não ao ponto dele ficar com falhas ok em relação ao bico eu acho que é  um aspecto parecendo que tá descamando e os pezinhos dos meus  tbm sao meio ressecados os meus tbm tem isso não sei te dizer se é  falta de vitamina da descamação do bico. A ração da nutropica é  bem balanceada mais não é  bom da somente racao 

Link para compartilhar
Share on other sites

O meu tambem esta na muda de penas ele ta com aproximadamente 7 meses, e os pezinhos estavam bem ressecados e a medida do mês foram melhorando e o bico tambem esta descamando mas li em alguns lugares que é normal descamar, a minha come sementes, farinhada, e de uma a duas a tres vezes por semana dou ovo cozido esmagado, com cenoura ralada, milho verde e dou couve tambem deixo no viveiro durante o dia e a noite descarto o que ele não come, não dou extrusada já tentei dar mas ele fica com diarréia ai optei por não dar mais.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

As calopsitas filhotes trocam de penas no período compreendido entre 4 e 6 meses que é a muda de ninho, sendo que a próxima muda se realizará quando ela completar aproximadamente 1 ano de vida.

O bico também passa por uma renovação natural e fica descascando ou com o aspecto rachado. Repare que fica normalmente um risco no meio do bico que é onde está crescendo. Nesse período elas tem maior sensibilidade. 

Reforce a alimentação delas com verduras verdes escuras (couve, almeirão, catalônia, chicória, brócolis) e também milho e pepino que tem muitas vitaminas que são importantes nessa fase de muda de bico

Deixe também pedra de cálcio disponível a vontade para que ela fique com o bico forte e saudável sem deformidades.

Se a nutrópica que você dá for somente a ração, introduza a mistura de sementes pois é primordial para a saúde delas, além de uma boa farinhada a base de ovo.

Oferecendo sementes, ração, farinhada, verduras verdes escuras e legumes ela terá uma fonte extra de vitaminas e proteinas que ajudaram as penas e o bico se renovarem mais rapidamente e com qualidade.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 anos depois...
4 horas atrás, tatyla disse:

Oi galera tenho 2 duas calopsitas as penas do rabo estão aparentemente ressecadas , mais as patinhas e o bico não estão ressecadas não será falta de alguma vitamina??? Porfavor me respondam estou aflita

Cria um post pra você e coloca foto idade delas etc.. pra ver se da pra te falar algo blz ......

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 7 months later...

Minha calopsita tirou toda a pele do pé,  está vermelho e ela está encolhendo quase não está andando,  lembrando q ela não fica  presa e está se alimentando bem , tem uns 4 meses agora , sabem me dizer se é alguma bactéria????

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...