Jump to content

Tudo que você precisa para fazer os exames em sua calopsita


DCM Balthazar

Posts Recomendados

Olá, primeiramente falo aos moderadores que crio esse tópico com o intuito de ajudar, sei que existe conteúdo similar no fórum porém as informações estão dispersas, falo por experiência própria, pois sofri um bocado para fazer os exames e tudo mais e gostaria de juntar tudo aqui pra quem tiver as mesmas dúvidas o pessoal poder ajudar... Mas qualquer problema pode excluir o tópico , não quero prejudicar ninguém.

Sem mais delongas vamos ao primeiro tópico:


-Por que fazer os exames na minha ave?

Toda ave está, como os seres humanos, em constante exposição a bactérias e agentes nocivos à saúde que buscam o tempo todo uma brecha no sistema imunológico para nele se instaurarem e causar vários problemas. Nas aves um cuidado especial é necessário, pois são suscetíveis a uma baixa imunológica devido a muitos fatores, desde clima até estresse. Ao fazer os exames podemos detectar precocemente esses agentes nocivos e com o auxílio de um veterinário competente realizar o tratamento para que seu bichinho fique saudável e continue a te dar alegria por muito muito tempo...


-Como posso fazer os exames? É muito caro?

Existem vários laboratórios que realizam os exames em aves, dentre os principais podemos citar a Unigen, o (Laboratório de Genética), o Genoa, entre outros (não vou postar links por irem contra as normas de diretrizes do fórum, qualquer coisa deixe uma mensagem que mando por MP) ou até mesmo o parceiro aqui do fórum o Dr. Felipe também realiza os exames, portanto dê uma passada no site dele, NIAAS. O preço obviamente varia de acordo com os exames e a quantidade de aves (plantel sai mais caro) , os principais exames para se realizar são: Clamídiose Ultrassensível, Mycoplasmose Ultrassensível, Salmonellose, e o Parasitológico das fezes para detecção de possíveis coccídeos ( Agradeço às nossas amigas Bia e Erika que gentilmente me falaram os principais exames em um tópico que criei antes de fazer os meus exames). Um dos laboratórios, por exemplo, forma um Painel para os três primeiros exames e tudo sai por R$ 98,00 e o parasitológico sai por R$ 24,00 os três primeiros saem por R$ 55,00 individualmente, o pagamento pode ser realizado online em até 12 vezes, não tem desculpas para não fazer os exames. Outro laboratório faz o exame de clamidia, micoplasma, salmonella e coccídeas por R$ 160 se fornecer o CRMV e o nome de seu veterinário ou se tiver o pedido medico.


-Eu moro muito longe de qualquer um dos laboratórios, e agora?

Isso realmente não importa, pois você quase não precisa sair de casa para fazer os exames, primeiramente você pode gratuitamente pedir os kits de coleta pelo site dos laboratórios para quando chegarem começar a fazer a coleta. Se sua ave estiver apresentando sintomas significa que o caso demanda urgência então corra em uma farmácia e compre um coletor universal que é bem barato e vá coletando as fezes para a realização dos principais exames, depois lacre e mande por Sedex para o laboratório, no meu caso eu pedi os kits e comecei a fazer a coleta no coletor universal mesmo, no último dia de coleta os kits chegaram, então na hora de mandar pelos Correios eu transferi as amostras do coletor para o potinho com conservante dos kits, preenchi um formulário de solicitação de exames que pode ser imprimido no site ou obtido nos kits, e anexei o comprovante de pagamento, depois é só esperar. 


-Coleta? Como vou fazer? Como saber o tipo de amostra para um determinado exame?

Pelo site dos laboratórios você solicita ajuda online e eles te dizem a amostra necessária para os exames, no caso dos 4 exames citados acima só é necessária a coleta de fezes, que deve ser feita forrando o fundo da gaiola com um papel (pode ser sulfite mesmo) e coletar as fezes por 3 dias em horários diferentes. Eu coletei de manhã, tarde, noite no primeiro e segundo dia e só de manhã no terceiro e mandei por Sedex10. Colete usando uma pazinha ou colherzinha desinfetada, eu usei duas colherzinhas de caipirinha que parecem umas pazinhas, a desinfetação pode ser feita com água fervente e álcool em gel, Sempre desinfete as pazinhas entre uma coleta e outra e troque as folhas da gaiola, colete as fezes mais estranhas, que estão aquosas ou disformes e mantenha o coletor na geladeira durante os 3 dias, só retirando pra fazer a coleta e pra mandar pelos Correios.



Qualquer dúvida adicional pode ser perguntada aqui no fórum mesmo e no próprio site dos laboratórios, tenho certeza que ela será sanada, o resultado pode ser visto online e caso aparecer algum positivo leve ao veterinário, se não tiver nenhum veterinário especializado em aves por perto não é desculpa pra automedicar sua ave, o nosso querido Dr. Felipe faz consultoria online para quem não tem como levar em um veterinário, dá um verificada Niaas.

Todo o conteúdo escrito aqui foi de minha autoria sem nenhum tipo de cópia, as fontes foram todas tiradas daqui do fórum mesmo e quero agradecer em especial às pessoas que me ajudaram a realizar os exames no Pitchi. O Balthazar, a Bia, a Erika , e a Valéria. Espero ter ajudado....

A saúde de nossas aves é essêncial para preservarmos uma das únicas coisas boas que o ser humano tem: A capacidade de amar e de aprender com nossos bichinhos...



*Texto original do @dupocas

  • Gostei 9
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Acabei de pedir o kit da São Camilo pra fazer um chekup de plantel nas minhas psita,mas estou na dúvida de como coletar as amostras.Tenho 5 psitas todas juntas e um coletor com líquido.Como devo fazer a coleta?

Ou tem que coletar tudo separado?

Link para compartilhar
Share on other sites

O ideal é vc colocar fezes no pote de até 3 aves. Mais que isso você diminui a chance de detecção das doenças.

Pegue por amostragem de 3 das suas aves, escolhendo as piores fezes dessas 3 aves.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 6 months later...

Ótimas dicas. Parabéns pelo fórum, suas dicas foram de grande valia. A minha calopsita completou um ano em setembro, estou procurando por veterinários no rio de janeiro para fazer exames preventivos. Vc tem uma lista de veterinários? Poderia passar? Obrigado e abraços.

Link para compartilhar
Share on other sites

Pessoal, preciso de ajuda.

Pedi o kit no São Camilo e já chegou.

Só que estou confusa com relação aos exames que peço para fazer.

Tem um que é:

Painel triagem Ave Pet Básico (Clamídia, Salmonela, Mycoplasma) esse custa R$97,00

tem outro que é:

Painel Aviário Geral Psitacídeos (Clamídia, Salmonela, Poliomavirus, Bico e Penas (Circovirus) e Hepesvirus de Pacheco 151,00

e esse:

Painel de triagem Psitacídeos estendido (Clamídia, Salmonela, Poliomavirus, Bico e Penas (Circovirus) e Micoplasma 168,00

 

tem uns outros mais completões mas são beeeem mais caros.

Eu queria fazer um check up porque nunca fiz, não estão aparentemente doentes nem nada.

O que vocês sugerem?

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 7 months later...
  • 10 months later...
  • 1 month later...
  • 7 months later...
  • 1 month later...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...