Jump to content

Dúvidas primeira calopsita


RenanKlehm
Ir para a solução Resolvido por Gfurst,

Posts Recomendados

Olá a todos

 

Bom, a umas duas semanas atrás, meu tio encontrou Aquiles no segundo andar da casa dele, certamente havia fugido de alguém pois estava com as penas cortadas, ele ficou com meu tio umas semanas pra ver se o dono aparecia, ninguém apareceu e ele deu para nós, eu não intendo nada de calopsitas, só o pouco que eu li na internet, então tem alguns comportamentos dele que ainda não identifiquei direito e gostaria da opinião de vocês;

  • Gaiola

Ele não sai da gaiola, ele fica o tempo inteiro na gaiola, ela fica aberta o dia inteiro nos dois lados e ele não tem interesse nenhum em sair.

  • Canto

Desde que ele veio, nós cantamos pra ele para tentar se familiar, só que cada membro da familia se comunica com um som diferente, quando um de nós saí do comodo onde ele está, ele começa a reproduzir o som que estamos habituados a cantar para ele, nós pensamos que ele está nos chamando, mas queria confirmar.

  • Vir na mão

Ele é extremamente dócil, vem na mão sem bicar nem nada, brinca com a gente uns minutos, mas quando vê a gaiola ele se desespera pra voltar pra lá, faz de tudo pra voltar.

 

Se eu lembrar ou ver mais algum comportamento que eu tenha dúvida eu posto aqui, e segue uma foto dele.

Aquilis.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu tambem nao sei muita coisa, adquirir a minha a umas 3 semanas, e ja vou comprar outra, so estou esperando o criador mandar ir buscar.

Quando eles chegam, ficam com medo e sismado de sair da gaiola por nao conhecer o ambiente, pelo que li aqui no forum e pesquisas na net, o melhor e deixar ele alguns dias pra ele se acostumar com o ambiente, o meu nao queria conta comigo, hj quando abro a gaiola pra cuidar dele pela manha ele desce rapidinho pra sair da gaiola.

Sobre o canto eu nao sei, omeu comecou a reproduzir uns sons parecido com um canto ontem.

O q eu acho que sei sobre as suas perguntas e isso. Daqui a pouco aparece alguem com experiência pra ajudar. Deixa a gaiola aberta proximo de v6, e com a racao do lado de fora pode ser que melhore.

Link para compartilhar
Share on other sites

Bom ..vou da minha opiniao ...sobre a gaiola...eu acho que é  uma afeicao q ele ja tinha com a dele...tipo os donos pegava muito ele (pq ele é  mansinho)mas o lugar dele era a gaiolinha dele (de repente era cheia de brinquedinhos q ele gostava... e sobre o canto ...(se ele ja canta)..daqui mais alguns dias ele vai comecar a cantar a ou as musiquinhas q ele sabe e gosta...ė so uma questao dele se familiarizar com vcs...as dicas que te dou é  a mesma q dou para todo mundo q ta adotando essa fofura  ...dê uma boa alimentacao...agua fresca sempre...higiene na gaiola..banheiras pra ele tomar seu banhinho...banho de sol....vermifugo e vitaminas periodicamente...corte das asas tb periodicamente...e uma super dosagem de atencao carinho e amor...dai vc tera essa doce avezinha por anos e anos!! Nos conte sempre como esta a convivenvcia de vces e os feitos dele ta?muito amor pra vcs!!!!!abraco

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Muito obrigado pelas respostas, quanto ao banho de sol, estamos tentando, quando colocamos a gaiola dele nas árvores (Fechada, pois temos cachorros) ele começa a "chamar", quando chegamos perto ele para e abaixa o penacho, mas se nós nos afastarmos, ele volta a cantar cada vez mais alto até alguém aparecer, não sei se talvez ele tenha medo dos cachorros ou algo de tipo, ou se ele está apenas feliz. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Renan..muito cuidado com o tempo do  banho de sol...ė  muito pouco ...tipo de 10 a 15 minutos no horario de 7 horas...aqui como eu solto os meus eles q estipulam o tempo....coloque seu celular  pra despertar...para nao esquecer...ja li relato de esquecimento...muito triste..!!!Muito cuidado messssssmo ok???

Link para compartilhar
Share on other sites

Ele é extremamente dócil e manso, mas não sai da gaiola pois tudo é estranho e assustador para ele. O pobrezinho em pouquissimo tempo perdeu o lar que ele tinha como referência e porto seguro, na sequência foi parar numa casa onde a pessoa que o acolheu era totalmente estranha, então quando devia estar começando a aceitar a situação foi parar numa outra casa mais estranha ainda:S 

O coitadinho deve estar apavorado, mas não demonstra pois é manso. Você terá que começar do zero com ele, como se tivesse comprado ele nesse momento ainda filhote.

Deixe a gaiola aberta o maior tempo possível, não force ele a sair, apenas quando ele quiser por iniciativa própria. Continuem conversando com ele de forma delicada e carinhosa, assim ele perceberá que são amigos e que não vão atacar ele. 

Como ele já é manso não precisaram fazer todo aquele treinamento para ele subir no dedo etc., mas quando ele começar a sair da gaiola comece a oferecer algum agrado como girassol ou bolacha de água e sal para ele como petisco. 

Sempre que aproximar as mãos para pegar ele nunca venha com ela por cima da cabeça dele, aproxime ela próxima aos pés, para ele não ver esse gesto como um ataque.

Não apresse ele em sair, algumas calopsitas em poucos dias criam confiança, outras levam semanas ou até meses, mas ele já deve estar bem assustado por conta da mudança de lar e acomodações, mas em breve ele começará a se adaptar e aceitar vocês.

Ele parece ser muito inteligente, pois responde aos assovios de vocês, então sejam pacientes e esperem o momento certo de interagir com ele, não force nada nesse momento. Quando estiverem com ele e correr para a gaiola deixe, continue conversando com ele mas não force uma situação.

Essa atitude dele em gritar ou cantar quando está na árvore é porque está assustado e faz dessa forma para chamar a atenção e alguém socorrer ele, pois se sente ameaçado,além do mais que tem cachorros. Eu evitaria esses banhos de sol, principalmente nesse período de adaptação.

Eu nunca coloco as minhas para tomar sol, pois as poucas vezes que tentei elas ficavam desesperadas no calor e com o bico aberto parecendo que ia morrer, gritando feito loucas como se implorasse para que eu tirasse elas daquela quentura. No máximo deixaria elas numa posição com a gaiola onde a gaiola ficasse metade na sombra e metade no sol para ela optar o que quer, mas por experiência já vivida ela irá ficar na sombra. As aves que ficam no sol é porque não tem uma opção de correr para a sombra, pois o sol foi imposto pelo dono. Procure um local para colocar a gaiola onde tenha uma parede atrás, assim ela se sente mais segura, numa árvore ela se sente indefesa com as laterais abertas, pois o predador na cabecinha dela pode chegar por qualquer lado.

Link para compartilhar
Share on other sites

Ok, muito obrigado pelas respostas, vou fazer tudo o que falaram aqui.

A cada dia ele está se soltando mais, ele se apegou muito comigo, mais do que o resto dos familiares, sempre que eu chego em casa ele fica "doido", eu começo a cantar pra ele e ele fica parado ouvido, se eu saiu do comodo, ele começa a cantar e gritar, esses dias também, ele pediu pra eu tirar ele da gaiola, levei ele para um passeio pela casa e brinquei um pouco com ele, mas quando ele viu a gaiola ele pediu pra voltar e tentou voar da minha mão, como as asas foram recém cortadas ele caiu.   Você tem alguma dica de como levar ele para a gaiola sem ele se desesperar e pular da minha mão ?

3ced1c72-333b-4533-83d3-0ab39918ac9d.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Renan, sempre que seguramos uma ave que tem por hábito voar, seguramos ela na altura do peito e sempre virada para você, assim ela perde a visão e não tenta alçar voo. Se ela tentar se contorcer para virar, gire seu dedo de forma que sempre fique virada para você. Outra opção é colocar a outra mão espalmada nas costas dela, assim se ela tentar voar não conseguira.

Esse corte de asa está errado, foi cortada demais. O corte feito dessa forma irá fazer com que ela caia de peito ao invés de planar. 

Normalmente deixamos uma ou duas penas da ponta e cortamos as 7 ou 8 seguintes, que chamamos de penas de voo primárias, as secundárias que são as últimas a partir da oitava cortada são as secundárias e essas você nunca corta. Cortado da forma como está, além de fazer com que ela caia de barriga e se machuque fica muito feio esteticamente, pois parece que a ave foi mutilada. Deixe crescer novamente e apare da forma correta. 

Para fazer o corte certo você pode ir cortando uma pena por vez a medida que for nascendo as novas até que iguale, mas tome cuidado pois ela já é uma fujona que pode tentar novamente. 

 

corte das asas.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Muito obrigado de novo Célia, eu levei para minha tia cortar ela já tem um também e disse que sempre corta desse jeito, eu também achei estranho, mas como ela já tem o dela a tempos então achei que estava certo.

Bom sobre a gaiola, ele ta pedindo pra sair já, tem horas que ele fica na beiradinha da gaiola cantando, eu chego perto ofereço a mão ele sobe e eu levo ele pra brincar pela casa, quando ele cansa ele começa a balançar a cabeça na direção da gaiola e eu levo ele de volta, faz alguns dias que ele está aqui com a gente, mas já conquistou todos da casa hahahaha, a cada dia que passa ele interage mais conosco.

Outra coisa, você tem alguma dica de como pegar ele pra cortar as penas ? ainda não tentamos mas imagino que ele deve resistir bastante, e como não temos experiencia com isso tenho medo de acabar machucando ele.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

@RenanKlehm Se ele for manso não irá resistir, apenas grita um pouco pois ficam assustados. Peça para alguém segurar ele com as costas virada para baixo deixando livre somente a asa que será aparada, dai você abre delicadamente essa asa e corta as penas.

Quando são bravos você pode envolver ela com um pano procurando deixar apenas a asa que será cortada livre. Quem estiver segurando peça para fazer uma conchinha com a mão sobre o rosto dele tampando tudo, assim ele fica sem visão e se acalma, se não conseguir devido as bicadas, utiliza o próprio pano para cobrir o rosto dela tomando cuidado para não sufocar o animal.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

@RenanKlehm Pelo que você falou, a ave não está cantando mais piando, eles piam sempre quando querem chamar atenção, seja para companhia, indicação de perigo, fome, ou alguma outra necessidade. Como essa calopsita acabou de perder o dono antigo, faz bastante sentido ela estar amedrontada e querendo companhia, e por sinal eles realmente sempre gostam de ficar junto.

Já pra questão das asas, geralmente deixam as primeiras penas primárias inteiras também, tanto por estética e mais confiança da ave. Para segurar, uso o dedo indicador e o médio entre o pescoço (e ombros) dela, evitando picadas, segurando como o polegar e outros dedos as asas fechadas, esse é o jeito mais de "pegar" a calopsita por trás, sempre com cuidado pra não apertar, daí é só abrir uma asa pelo lado, com a outra mão ou ajuda de outra pessoa, e cortar... esteja seguro e cuidado pra ave não se mexer na tesoura...

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...