Jump to content

[urgente] macho mutilando muito a fêmea


frosforo
Ir para a solução Resolvido por Célia Maia,

Posts Recomendados

Olá pessoal, vou tentar explicar toda a situação.

Nunca tive qualquer tipo de pássaros, há uma semana minha tia perguntou se eu aceitaria um casal de calopsitas pois ela não poderia mais criar. Aceitei.

Eles têm em média 2 anos e são muito ariscos, o macho principalmente. Quando chegaram havia um ovo no ninho e outro derrubado dentro da gaiola, nenhum dos dois sendo chocados, então resolvi retirar. A fêmea já chegou com a cabeça machucada e pesquisando descobri que isso poderia ser normal no período reprodutivo.

Durante esses dias tentei amansar dando comida na mão, retirando da gaiola e passando um tempo com eles, mas parece que nada está resolvendo.

A cabeça da fêmea já havia ficado melhor, mas hoje o macho voltou a bater nela e machucar muito sua cabeça, inclusive com sangue. Resolvi então separar e improvisar uma gaiola para a fêmea temporarialmente.

Tenho reparado que ainda estão cruzando. Retirar o ninho pode fazer com que fiquem menos violento?

Por favor me ajudem, li relatos que o macho pode até mesmo matar a fêmea e fiquei muito preocupado. Não sei o que fazer com esse comportamento dele.

Obrigado desde já!

Link para compartilhar
Share on other sites

Ja aconteceu isso com um casal meu...mas era excesso de carinho...ele cocava demais a cabeca da femea...dai separei ...eles so dormem em gaiolas separadas  mas deixo as gaiolas proximas ...e durante o dia eles ficam soltos e ficam juntos...!resovi o problema assim....!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Alguns casais de calopsitas tem esse hábito de arrancar a pena um do outro no período reprodutivo, alguns até retiram somente quando fazem carinho, mas na grande  maioria das vezes param com o tempo e depois as penas voltam a nascer.

Não adianta separar, passar produtos anti mutilação, repreender, que nada irá mudar. Tenho dois casais que tem por hábito de agir assim, tentei de tudo mas nada resolveu e percebi que eu era a intrusa, pois eu separava eles e os dois começavam a gritar descontroladamente pois queriam voltar a ficar junto e aquele que estava sendo mutilado gostava do outro independente disso, pois eu separava e quando ia ver já estavam grudados novamente.

Como são momentos que isso ocorre principalmente nesse período reprodutivo que vai até meados de abril, sugiro que faça o mesmo que eu faço. Compre a gaiola maior que seu bolso permitir, dando muito espaço para o mais fraco que está sendo mutilado ter espaço de fuga, pois quando isso ocorre e eles não querem na hora que o agressor começa a arrancar o outro sai fora dele, mas digo por experiência própria isso dificilmente ocorre, pois mesmo nessas condições um vive grudado no outro. Somente em casos que machuca o mais fraco corre do outro. Como os meus ficam soltos o dia inteiro fica mais fácil do mais fraco se defender. Depois de um período eles param e as penas nascem novamente. 

Como os seus são ariscos, sugiro que compre uma gaiola grande tipo viveiro que possa deixar a porta basculante da frente aberta o dia inteiro, assim eles poderão entrar e sair a hora que quiser, quando tiverem vontade poderão subir para cima da gaiola e você colocar um play em cima dela. Com o tempo vivendo soltos eles irão ficar sociáveis, passaram a não morder mais você. Você nem precisa fazer muito esforço, pois naturalmente irão ficar mansos, apenas em muitos casos não aceitam contato com o dono, tipo subir no dedo, ficar no ombro etc, mas não irão mais avançar em você, não morderão, comeram na sua mão girassol ou bolacha se ofercer etc.

Ave arisca é como um cachorro que fica preso na coleira o dia inteiro, se preso ficam ariscos, se ficam soltos e a vontade se tornam sociáveis. 

Teve um caso o ano passado de uma pessoa que pegou uma ave adulta aqui no forum e disse que ela arrancava sangue do dedo dela, dai ela seguiu essas dicas e depois de um mês foi a coisa mais linda, ela tirou uma foto da ave no ombro dela e disse que se tornou mansinha, ela era estressada, pois não tinha carinho, vivia numa gaiola pequena e apertada, não tinha atenção, quando encontrou alguem que se importava com ela se modificou em pouquissimo tempo. 

Espero que tenha sucesso com a sua e depois nos dê notícias. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 7 anos depois...

Pessoal tenho uma dúvida!

Minhas calopsitas resolveram se reproduzir (eu nem sabia que uma dela era femea rsrs) mas não vejo carinho entre elas, ele nem deixa ela entrar no ninho quando ele está lá...

Elas podem procriar e não formarem casal? Pois o macho só quer a conpanhia do outro macho que tenho... o que faço? Isso é normal?

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...