Jump to content

Comportamento diferente e agressivo


_Nana_
Ir para a solução Resolvido por Sandra Gomes,

Posts Recomendados

Boa noite pessoal, 

eu tenho duas calopsitas macho (já fiz a sexagem nos dois) há mais ou menos 3 anos. A que eu tenho há mais tempo é super dócil, aceita carinho, já a outra não chega a ser violenta, só um pouco mais contida, raramente vem no dedo, ela só vem se coloco a mão como se fosse uma concha, ai ela sobe, ela não aceita carinho de forma alguma.. Algumas vezes aceita girassol dado na mão. Os dois sempre se deram muito bem.. Não se desgrudam por nada.

Bom, esse sempre foi o temperamento delas. Acontece que tem uma semana que o Bill (o mais manso) tem ficado agressivo, o que acontece só na parte da noite, se ele ta solto e vê uma pessoa andando, por mais longe que seja ele corre atrás para bicar e bica forte..

E hoje presenciei uma cena que me deixou curiosa e sem saber se devo fazer alguma coisa. 

Os dois estavam soltos e percebi que o Bill andava atras do Bart, com as asas um pouco abertas, topete alto, com o corpo mais ereto e tentou por diversas vezes subir nele.. Procurei videos de calopsitas tentando acasalar e o Bill agiu bem parecido.. So que ele está andando atrás do Bart com frequencia e quando ele tenta subir eles brigam bastante.. 

É comum uma calopsita macho tentar acasalar com outro macho?? Eu não tenho condições de ter uma fêmea com eles.. Estou com medo dessas brigas, eles ficam na mesma gaiola e nem sempre posso estar perto para ter certeza que estão bem.. 

Alguém já passou por isso?? Pode me ajudar a resolver?

Obrigada

Link para compartilhar
Share on other sites

eu acho que ja ouvi casos disse acontecer  macho querer acasalar com macho mas eu não tenho certeza vamos esperar mais respostas !
Na minha humilde opinião .. acho que erraram na sexagem kkkk  isso acontece com mais frequência do que se pode imaginar ..
e a agressividade  (independente se for fêmea ou macho )  é por que eles aparentemente querem  reproduzir .. ache o lugar  que eles escolheram para ser o ninho  e não deixe eles chegarem perto  para que esse comportamento acabe ..
outra coisa .. não sei com os outros mas na parte da noite os meus são sempre  mais agressivos que de dia pq esses  bixinhos dormem cedos ai de noite vão ficando mais rabujentos ..
mas esses ataques violentos do seu bb sem duvidas se devem a reprodução  ele estava defendendo o ninho .. agora vc tem que achar onde que é esse ninho deles kk 

Link para compartilhar
Share on other sites

Ele realmente esta com um comportamento de quem esta procurando um ninho e querendo acasalar. 

É comum quando se tem duas fêmeas ou dois machos eles formarem um casal, o instinto de reprodução existe e se não tem tu, vai tu mesmo, brincadeiras a parte, é mais ou menos isso.  Tive duas fêmeas que formaram casal, acasalavam, botavam ovinhos e nada no mundo fez com que mudassem isso, só quando a Lili morreu e até hoje a Nina não aceita nenhum macho. 

É normal também ficarem mais agressivos neste período, vão se estranhar e vão se incomodar com as pessoas também. 

Você poderia tentar separa-los ou então muda-los para um comodo da casa diferente, a mudança de ambiente, coisas novas pode ajudar a inibir esse comportamento, mas vez ou outra, vai acontecer. E quando você resolver comprar uma fêmea para cada, é melhor separa-los por casal ou vc corre o risco de dar errado.  

Link para compartilhar
Share on other sites

Isso acontece comigo, eles arrumaram um cantinho no terraço e vão sempre la acasalar, não comprei o ninho ainda mas estou querendo comprar,  minha fêmea bica muito forte se chegar perto, chega a sangrar.  Boa sorte ai.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 months later...

Eu tenho um macho, e há uns dois meses ele passou a ficar muito agressivo. O problema é que tudo ele transforma em ninho: tapete, manta, cobertor, de qualquer cômodo da casa que o coloco. E há dois dias, ele transformou o meu quarto todo num ninho. Quando deixo ele solto, e entro no quarto, ele ja vem atrás de mim. Nao sei mais o que fazer, ele era tão carinhoso. :'(

Link para compartilhar
Share on other sites

Os machos ficam mais agressivos quando estão mais fogosos, normalmente quando entram em época de acasalamento. Sugiro que você arrume uma fêmea para fazer companhia para ele, assim dá uma amenizada, você necessariamente não precisa colocar ninho para reprodução, eles irão se divertir e você descarta os ovinhos. Quando eles estão nesse periodo em que os hormônios estão a flor da pele não tem nada que fazer, por mais que modifique as coisas de lugares eles sempre vão arrumar um cantinho para fazer de ninho e quando acham o "ninho" ficam violentos para defender seu espaço. Não se preocupe que isso passa e ele voltará a ser carinhoso com você. Eu tenho um que fica dessa forma, mas já acostumou comigo, no ínicio ele me mordia forte e eu repreendia ele, hoje em dia ele avança em minha mão e faz que vai me morder mas só encosta o bico na minha mão, mas não morde e vem comigo. É questão de você ensinar ele o que é certo ou errado. Aqui em casa nenhum me morde e todos me obedecem embora sejam temperamentais como todos da espécie. Para isso requer muita paciência que com o tempo eles obedeceram todos os seus comandos e mesmo nesses momentos em que estão atacados irão obedecer você.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu repreendo falando firme com eles e apontando para o que eu quero que eles façam,  são muito inteligentes e entendem o que o dono fala. Quando eu repreendo eles falando de forma dura eles ficam me olhando e em seguida fazem o que mando. Dia desses deram muita risada aqui em casa, tenho uma que está doidinha querendo fazer ninho e eu coloquei uma barreira na porta da cozinha para elas não entrarem, dai fui limpar elas e tirei essa barreira e a danadinha rapidamente saiu correndo para entrar, eu comecei a chamar ela e dizer não entra, volta e apontava para o viveiro, ela ficou me olhando e correu para dentro, dai lá de fora eu disse que tinha visto e era para ela sair, todos acharam que ela não tinha dado a mínima para mim, deu menos de um minuto e apareceu ela correndo de volta sacudindo o rabinho e foi para o viveiro. É incrível como eles entendem, tem um outro que costuma ir para o chão e quando eu não quero vou até ele e digo volta para o viveiro e aponto para lá, ele fica me olhando e voa para o viveiro entre outras coisas que eu ensino. Esse que me mordia eu comecei a repreender ele dizendo para não me morder, dai eu colocava a mão e dizia não me morde de forma bem dura, hoje quando pego ele o danado encosta o bico na minha mão como se fosse me morder, mas não faz nada e sobe no meu dedo, ele faz isso com todo mundo, parou de morder e está um doce. Não tenho nenhum aperto com eles, tudo que preciso falo e eles obedecem como um cachorrinho, mas isso não é da noite para o dia, é um eterno ensinamento e aprendizagem, cada dia temos uma nova evolução.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 months later...

Meu caso parece com o primeiro post do tema..

Eu tenho 2 machos, que estão com quase 5 anos e só agora, mostraram comportamentos diferentes. Um deles sobe em cima do outro e sempre que alguém aqui em casa ver, separa... Isso já ocorre há umas 2 semanas e durante esse período andam bem agressivos, bicam forte.. :/

Alguém sabe informar o porquê disso? Seria necessário comprar mais 2 femeas? 

 

Editado por Debora X
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Oi. Eu tenho 2 machos assim como na descrição no início do tópico. Por incrível que pareça a descrição é idêntica a do Kiko manso e quase 2 anos e Tobi 1.5 ano e não aceita carinho. 

Hoje tobi ficou agressivo após achar uma caixa de papel e querer fazer ninho lá. Me atacou e atacou o kiko. Ninguém pode chegar perto. Ele voa atrás do kiko para brigar. Kiko esta super assustado. Tive que colocá-los nas suas respectivas gaiolas e só irão sair amanhã de manhã.

Estou com medo do kiko se machucar...

Nunca tinha acontecido isso.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 ano depois...

Aves lindas maravilhosas amo muito esses seres e penso que todas as pessoas que pegam esse bichinho tem de pensar bem das condições de te-los pois não são descartáveis, se apegam  ao dono facilmente e muitas vz sua ausência provoca depressão e os levando a óbito então adotar com responsabilidade acima de tudo é um ser vivo e merece respeito.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Gente estou pensando em fazer a sexagem nos meus bebês porém morro de dó de arrancar peninhas do peito deles e muito pior cortar a unha para coletar o sangue...será que elas sofrem para fazer isso?meu coração chega a cortar amo demais meus anjinhos não sei dimensionar meu amor pelos mesmos enfim...uma delas tem 1 mês e 10 dias e tem as listras que a fêmea tem mais como não houve a muda de penas não sei se essa informação ajuda rsr...será que só pela sexagem mesmo?? outra dúvida que tenho qual a diferença das cores lutino, pérola e canela?uma das minhas aves é amarela com olhos vermelhos e a outra é cinza claro cor predominante com verde na cabeça e amarelo tb enfim aguardo retorno grata

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Marcia Melo

olha ai a diferenca das cores:

Vc tem um lutino e canela, pois perola tem que ter pintinhas

Com relacao a sexagem aguarde mais uum pouco , os meus com 2 e meio, já deram sinal do sexo.

se for macho vai comecar a tentar cantar e é so vc ensinar que ele aprende a cantar...

ja as femas só piam e não aprendem a cantar...

especies1.jpg

Editado por Lais barbosa
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...