Jump to content

Oferecer somente extrusada! opinião?


Lydiane

Posts Recomendados

Olá Pessoal!!

Tenho 12 pequenos em minha casa. Sempre ofereço mistura de sementes da Terra dos Pássaros(sem girassol), Extrusada da Neutropica, Extrusada da Alcon, Farinhada da Neutropica, além de outros alimentos, como couve, ovo, milho, beterraba,..

Comprei para testar a Extrusada da Megazzo e a Extrusada da Seta, confesso que pelo tamanho da extrusada da Seta, não gostei dela.

Fui na veterinária dos pequenos e perguntei se existe problema em trocar a alimentação e oferecer somente extrusada, ela disse que não tem problema algum então comecei a modificação da alimentação em um dos meus viveiros.

Qual seria a opiniao de vocês quanto a isso? 

Se são contra, quais seriam os motivos?

Alguém aqui oferece somente extrusada para suas calopsitas?

A alimentação delas se tornaria assim: Extrusada da Neutropica, Extrusada da Alcon, Extrusada da Megazoo, Farinhada da Neutropica e os outros alimentos que já ofereço semanalmente.

 

Desde já, agradeço!!

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Já li em alguns lugares que elas gastam o bico descascando as sementes, então ele não parariam de crescer. 

Como eles são acostumados com sementes na natureza creio que tiraria mais uma coisa ''natural'' deles, como não poderem voar ( não sei as suas ), cortarmos as asas, as unhas (eu nn corto) e coisas do tipo . 

Nutricionalmente não teria problemas.

 

Editado por NathanMR
  • Gostei 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Sou contra não fornecer sementes as aves...Por um único motivo: na natureza é o alimento que eles mais consomem. A extrusada pra mim é um complemento  (pois possui vitaminas que as sementes não as tem). O essencial, na minha opinião, para elas são as sementes, frutas e verduras. Estes estão abundantes na natureza. E como foram retirados da natureza por nós seres humanos, o mínimo que devemos fazer é aproximar a alimentação que teriam se fossem livres.  

Link para compartilhar
Share on other sites

Stephanie disse tudo agora... É erradicimo tirar as sementes deles e dar so extrusada... Na natureza eles vivem de sementes, frutas e verduras... Entao pq iriamos retirar o principal alimento deles?

A semente e o alimento mais essencial para uma ave... O bico dela já foi projetado para abrir a semente e com ela... Mais lógico que tem que subrir outras vitaminas que não contém na semente, dando verduras, frutas e ou até mesmo vitamina na agua... A extrusada pode dar sim, mais junto com a semente...

Link para compartilhar
Share on other sites

Na minha opiniao é  dar mistura de sementes... e complementar com frutas verduras legumes e a pedrinha de calcio..e vermifugar periodicamente...tomar sol .....tomar banhos ...e brinquedos pra sua diversao..acho que assim tera passaros saudaveis...é  assim q crio as minhas a 6 anos e esta dando certo Graca a Deus....pois  ate hoje so tive uma calopsita q adoeceu pq comprei uma que estava doente e morreu com uma semana.... e pegou doenca na minha (nao fiz a quarentena)....mas eu salvei  !!!Amém ...Que Deus  as conservem sempre saudaveis....uma vez eu ate queria fazer a transicao para a extrusada mas li de um criiador que as aves dele sao lindas e participam de competicoes. ..que durante a transicao vc pode perder alguma ave ...na transicao q ele fez perdeu duas....dai fiquei com medo de perder alguma minha...entao nao fiz a transicao...!!

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu penso que tudo é uma questão de balanceamento. Como disse, as sementes são pobres em nutrientes, por isso é importante a extrusada. Assim como frutas e verduras. Vejo da seguinte forma: extrusada e sementes são como arroz e feijão para nós. Um complementa o outro e as verduras e frutas são essenciais pois são fontes riquíssimas em nutrientes. Portanto, sou a favor de uma alimentação balanceada. Sem a retirada de nenhuma fonte. Inclusive farinhada e fontes de cálcio e mineral. Minhas aves são super saudáveis, mas isso pq a alimentação delas é balanceada.  Eliabe e Maria, se a alimentação deles é balanceada (inclusive com a extrusada), não há necessidade da vitamina na água. O único momento em que o veterinário dos meus disse ser necessário, é na muda de penas. De resto, não há necessidade, pois a alimentação dela fornece todas essas fontes.

E, como disse, é essa alimentação que eles têm na natureza! As sementes são os alimentos que elas mais consomem. E como o Eliabe citou, os bicos delas tem formas para essa fonte de alimentos!

Link para compartilhar
Share on other sites

O meu casal como nao forneco verduras e frutas para suprir eu dou; farinhada de ovo, ração extrusada da NUTRIPASSAROS, Sementes Mix, Vermifugo todo ano e COMPLEXO VITAMINADO na agua para suprir as vitaminas que eles precisam...

Mais isso e um particular meu, e minhas aves sao super saudaveis e lindas... Cada um cuida de seu animalzinho do jeito que achar e se sentir melhor... Mais jamais tire as sementes deles, pq e uma coisa que eles amam... E sempre de outros alimentos para complementar a vitamina que as sementes nao tem...

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Ester Lacerda Correia

Não! Nunca é bom radicalizar. Isso de ''eles comem isso na natureza'' é papo furado. Nossas aves em casa mal voam, quando voam. As aves na natureza voam QUILÔMETROS para encontrar um punhadinho de semente. As nossas ficam em casa sem fazer nada com um pote cheio de comida sem nenhum esforço. Ofereça sim extrusada em sua maioria, mas o pouco que se oferece de semente é por conta dos nutriente necessários para alimentação delas. Até nós humanos, (mostrou na tv outro dia) se tirarmos a gordura da alimentação faz mal. O que faz mal n é o alimento, e sim a quantidade. Então ofereça sim a semente, mas cuidado com a quantidade oferecida.

Link para compartilhar
Share on other sites

A minha resposta é baseada na informação que meu veterinário que tem mais de 20 anos de especialização com aves me deu quando certa vez questionei sobre a ração e as sementes.

As sementes são alimentos pobres em nutrientes e vitaminas, já a ração é um alimento rico em vitaminas e minerais.

Se oferecermos somente sementes, a calopsita vai engordar e ter uma ´"aparência" saudável, mas estará com um deficit de nutrientes que poderá causar problemas de saúde num futuro.

Agora se oferecermos somente ração ela é rica em vitaminas e consumida em excesso causa problemas a saúde da ave por excesso de vitaminas se ingerida somente ela pela vida toda da ave.

Quando oferecemos as sementes e a ração em conjunto, a preferência da calopsita será sempre as sementes pois ela irá ingerir em excesso esse alimento, mas durante o dia irá dar sempre umas bicadas na ração, consumindo a ração sempre em menor quantidade.

O que ocorre é um balanceamento nutricional, pois a semente serve para que ela fique saciada e consuma menor quantidade de ração, ocasionando um equilibrio nutricional.Ele narrou alguns casos para mim sobre aves que chegaram em estado vegetativo no consultório, com as pernas esticadas e duras, sem nenhum movimento e os olhos parados por excesso de vitaminas devido aos donos darem somente a ração como fonte de alimento para as aves, achando que seria melhor para elas.

Então, a conclusão passada por ele é que devemos dar os dois alimentos, tanto as sementes como a ração e a calopsita por si só irá diversificar na hora de comer, sendo sempre a preferência dela pelas sementes e ocasionalmente irá comer a ração que já será o suficiente para ser uma ave saudável.

  • Gostei 7
Link para compartilhar
Share on other sites

Em 23/02/2016 at 10:07, Célia Maia disse:

A minha resposta é baseada na informação que meu veterinário que tem mais de 20 anos de especialização com aves me deu quando certa vez questionei sobre a ração e as sementes.

As sementes são alimentos pobres em nutrientes e vitaminas, já a ração é um alimento rico em vitaminas e minerais.

Se oferecermos somente sementes, a calopsita vai engordar e ter uma ´"aparência" saudável, mas estará com um deficit de nutrientes que poderá causar problemas de saúde num futuro.

Agora se oferecermos somente ração ela é rica em vitaminas e consumida em excesso causa problemas a saúde da ave por excesso de vitaminas se ingerida somente ela pela vida toda da ave.

Quando oferecemos as sementes e a ração em conjunto, a preferência da calopsita será sempre as sementes pois ela irá ingerir em excesso esse alimento, mas durante o dia irá dar sempre umas bicadas na ração, consumindo a ração sempre em menor quantidade.

O que ocorre é um balanceamento nutricional, pois a semente serve para que ela fique saciada e consuma menor quantidade de ração, ocasionando um equilibrio nutricional.Ele narrou alguns casos para mim sobre aves que chegaram em estado vegetativo no consultório, com as pernas esticadas e duras, sem nenhum movimento e os olhos parados por excesso de vitaminas devido aos donos darem somente a ração como fonte de alimento para as aves, achando que seria melhor para elas.

Então, a conclusão passada por ele é que devemos dar os dois alimentos, tanto as sementes como a ração e a calopsita por si só irá diversificar na hora de comer, sendo sempre a preferência dela pelas sementes e ocasionalmente irá comer a ração que já será o suficiente para ser uma ave saudável.

Célia, aqui em casa eu sempre retiro os comedouros na hora de por elas pra dormirem, ai quando é pela manhã eu coloco primeiro apenas a ração exturasada, ai depois de elas comerem eu coloco algum legume ou verdura e após umas 2 horas depois eu coloco as sementes que fica o dia todo disponível.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

@Eliabe e Maria não sei se entendi direito seu post , mas você coloca vitamina na água todos o dias? Isso não é necessário, visto que VC já oferece ração, sementes e vegetais. Corre-se o risco da ave ter um quadro de  hipervitaminose, que afeta rins e compromete a vida da ave. Veja a resposta da @Célia Maia neste mesmo post e veja o que o veterinário que ela consultou relatou. Desculpe se me enganei na leitura da sua resposta. Grande abraço.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Eliabe e Maria e @Eliezer Jr não convém ficar ministrando complexo vitaminicos na água, a ração por si só já complementa a alimentação, mas podemos "temperar" a ração com organew que pode ser utilizado o ano inteiro, seguindo as recomendações de utilização. Todos os veterinários prescrevem e não tem contra indicação.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...