Jump to content

Penas


meus_amores_pets

Posts Recomendados

Percebi que minha calopsita está não sei se é o termo mais se coçando,fui ver e tem tipo uns bulbos tbm não sei se é o termo correto,tem muitos e acho que vai nascer penas só que ele até gritou mais não está ferido queria saber se é normal....por favor respondam

Link para compartilhar
Share on other sites

Esses bulbos são chamados de canhões. Ela deve estar em período de troca de penas, onde as penas mortas caem e nascem as novas através desses canhões. Ela grita porque quando as penas estão em nascimento são irrigadas por sangue que depois de completo o crescimento delas acabam secando. Esse período é muito delicado para elas, pois a sensibilidade no local é muito grande. Tome cuidado na hora de fazer carinho nela, sempre faça com os dedos sobre as pena no sentido do crescimento delas. Caso introduza o dedo nas penas para fazer cafuné que é muito comum fazermos, tenha delicadeza e procure evitar regiões onde tenha concentração desses canhões, ou faça de forma que não machuque ela. Não precisa de nenhum cuidado especial, apenas uma alimentação bem equilibrada e mantenha ela longe de correntes de vento e friagem. Nesse período de troca de penas o ideal é elas ficarem dentro de casa evitando as áreas externas.

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Célia Maia tudo bem ?

Entao percebi meu macho fazendo isso de se coçar e gritar a fêmea faz mais não é muito ontem eu vi que tem vários desses bulbos são pequenos e grossos.....sai da como se fosse uma caspinha sabe? 

Eles ficam dentro de casa moro em santos aqui tá bem calor....só deixo eles no quintal em um "parapeito" dentro da gaiola quando estou em casa e quando está muito calor e eles tomam banho no chuveiro....

Link para compartilhar
Share on other sites

Essa caspinha é a queratina que envolve as penas. A medida que vão nascendo as penas e crescendo as calopsitas vão limpando ela com a ajuda do bico, dessa forma a pena vai se desenvolvendo e crescendo até que no fim não tem mais essa queratina. 

Nem sempre deixar a ave fora de casa é a melhor opção em dias muito quentes. As vezes achamos que por estarem do lado de fora está mais fresco, mas muita das vezes é o contrário. Procure dentro de casa um local bem ventilado e na sombra que elas podem ficar, assim suportarão melhor o calor. 

Locais que sejam revestidos de ajulejo ou que tenham cerâmicas no chão tem a tendência a serem mais frescos, como a cozinha ou áreas internas.

Aqui em casa eu comprei termometro e coloquei em todos os comodos, dai que acompanho a temperatura e percebo que nesses locais, principalmente a cozinha a temperatura chega a ficar até uns 3 graus menores que em locais abertos ou outros comodos.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...