Jump to content

Comportamento


Maiconmartins

Posts Recomendados

olá boa noite,

uma das minhas calopsitas, um macho, esta comendo as proprias fezes.

na minha opinião não dever bom para a saude dele, e eu gostaria de saber quais seria as causas para isso, e como evitar definitivamente.

obs, eu limpo o viveiro varias vezes ao dia.

Link para compartilhar
Share on other sites

Existem algumas respostas que podem responder a sua pergunta, então analise todas e verifique o que pode estar ocorrendo.

- Ela pode estar apenas em busca de alimento e acaba comendo as fezes pois são aves que por extinto procuram seus alimentos no chão, na natureza até porque tem muito mais espaço para eles a opção de alimentos é maior.

- Está sentindo a falta de alguma vitamina ou sais minerais e acaba procurando essa falta de nutrientes nas fezes que contém vitamina B, C e aminoácidos.

- Ou até por estarem entediadas por falta de brinquedos acaba se tornando uma atividade para elas.

Para sanar o problema utilize gaiolas que contenham grade no fundo,  faça higienização diária removendo todas as fezes das grades, poleiros e fundo, raspando com uma espatula e depois passando um pano úmido, pois assim evita das fezes acumularem e chamar a atenção dela.

Quando comem por falta de vitaminas, é porque na maioria das vezes são alimentadas somente com sementes, então ofereça uma alimentação balanceada com sementes próprias para calopsitas, ração e farinhada, além de verduras verdes escuras que são ricas em vitamina B(couve, catalônia, almeirão, brócolis, acelga, rúcula, etc.), legumes como pepino, milho, berinjela, abobrinha, jiló maduro (quando estão amarelados) e frutas em geral.

Disponibilize vários brinquedos para ela se distrair, dessa forma você fará com que ela acabe com essa mania ou deficiência em comer as próprias fezes. Espero ter ajudado.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

O meu viveiro é com grade, mas eles conseguem pegar ainda, eu limpo todos os dias.

Sobre a alimentação, pensei que pode ser alguma coisa em falta, por isso estão buscando nas fezes, então eu acrescentei pó de ovo na dieta deles, e tenho tentando dar frutas.

Ainda pretendo por alguns brinquedos para eles.

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Maiconmartins,ofereça a eles farinhada,quirela (canjiquinha com pouca água por 2 min no microondas, coloque pela manhã e troque a tarde), couve, beterraba e cenoura raladas,ovo uma vez na semana bem cozido(uns 20 min),chicória.Compre tbm, osso de siba e pedra de cálcio (a vontade), milho (cozido só em água por 20 min), os meus adoram,e se logo de cara não aceitarem insista pois eles são curiosos e logo irão comer!!!Se precisar de mais ajuda pode falar,espero ter ajudado! :)

 

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

@Maiconmartins Dificilmente uma calopsita gosta de frutas. Tente oferecer verduras de cor verde bem escura, pois são a preferência delas. Eu ofereço para as minhas que adoram como primeira opção catalônia, e também rúcula, acelga, couve manteiga, almeirão, brócolis, pepino, berinjela, milho cru (são a preferência delas), abobrinha. 

Tente esses alimentos, não precisa diversificar todos os dias se não tiver o hábito de comprar, mas pode diversificar toda semana, uma semana compra uma catalônia e todos os dias coloque um punhado retirando no final do dia, outra semana compre outro alimento e assim por diante. Coloque sempre no mesmo lugar para elas reconhecerem, mesmo que não comam retire e repita no dia seguinte. Quando fazemos esse ritual diário em menos de duas semanas alguma delas irá até o alimento por curiosidade e depois que começar a comer as outras acabam seguindo essa.

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Célia Maia disse:

@Maiconmartins Dificilmente uma calopsita gosta de frutas. Tente oferecer verduras de cor verde bem escura, pois são a preferência delas. Eu ofereço para as minhas que adoram como primeira opção catalônia, e também rúcula, acelga, couve manteiga, almeirão, brócolis, pepino, berinjela, milho cru (são a preferência delas), abobrinha. 

Tente esses alimentos, não precisa diversificar todos os dias se não tiver o hábito de comprar, mas pode diversificar toda semana, uma semana compra uma catalônia e todos os dias coloque um punhado retirando no final do dia, outra semana compre outro alimento e assim por diante. Coloque sempre no mesmo lugar para elas reconhecerem, mesmo que não comam retire e repita no dia seguinte. Quando fazemos esse ritual diário em menos de duas semanas alguma delas irá até o alimento por curiosidade e depois que começar a comer as outras acabam seguindo essa.

legal!

vou tentar fazer isso.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...