Jump to content

Ajuda! filhote com bico aberto/ofegante

RoseV
Go to solution Solved by NathanMR,

Recommended Posts

Pessoal estou com meu filhote mais velho de 16 dias a mais de 1 dia com o bico aberto... já não sei mais o que faço... será o calor ou algo que ele comeu? Tô muito preocupada... segue fotos e vídeo. Por favor me ajudem! (Os irmãos dele de 11 e 8 dias não estão assim)

Fotos das fezes também...

20160227_174209.jpg

20160227_172638.jpg

20160227_174145.jpg

20160227_174248.mp4

@Rosii 

Olá, é a primeira Calopsita que estou criando. Então sou muito novato pra dizer ou aconselhar algo.

Mas o Bruno Sotero tem um vídeo com sintomas semelhantes a do seu filhotinho. 

Link: 

• Gostei 2

Isso é normal, não é nada pra se preocupar não, aqui os filhotes as vezes também fico com o bico aberto e ofegante, aqui acontece quando o tempo esta bem abafado. 

Edited by GCarli
  • Gostei 2

Ufaaaa que alívio @GCarli. Tava tão preocupada. Agora ela tá com a mamãe dentro da casinha e tá  melhor. O que posso estar fazendo quando ela estiver assim? Posso colocar num potinho e levar para um lugar mais fresco? 

Hoje e ontem realmente tava muitooo abafado. Obrigada pela ajuda:)

• Gostei 1

Não tira eles do ninho não, evite muita mudança, pros pais não abandonarem.

Sua casa é fresca? Eles ficam em local arejado? Então não se preocupe tanto. 

Vc está fornecendo a papinha com cuidado? Ele não afogou? Ou foi só na hora que estava mais quente que ficou assim?

• Gostei 1

Oi @Rosii. O local que fica a gaiola é  bem quente. Tem uma janela mas tem dias que não tem vento. Daí eu acabo ligando o ventilador. Sim tenho oferecido a papinha com cuidado, ela não se afogou não. Ontem também ela estava sim, com o bico aberto. (Foram 2 dias quentes).Sempre que vejo ela ta na entrada do ninho onde pega mais ventilação. Obrigada pela ajuda

Qdo ficar assim tira a tampa do ninho, coloque uma gradinha em cima pros pais não saírem e deixe, assim refresca pouquinho.

Seu casal toma banho, mantenha a banheirinha direto na gaiola.

Pode ligar ventilador pra dar uma circulada de ar no ambiente, só não deixe ir vento nos filhotes.

• Gostei 2

Como a amiga Rosi disse acima, evite mudanças pra não ocorrer o risco de abandono.

E em relação ao ventilador, evite que fica em direção deles, pois corrente de ar não é muito legal. 

Deixe a banheira a disposição, caso o casal quiser irão se banhar, já os filhotes, passa uma paninho úmido neles só pra refrescar, nada em exagero, pois lembre-se são filhotes e requer muito cuidado nessa fase.

Abraço!

Edited by GCarli
  • Gostei 1

Obrigada @Rosii e @GCarli pelas dicas.

Sim, os papais estão sempre tomando banho e a banheira ta sempre disponível.

Hoje graças a Deus a temperatura baixou e tá bem fresquinho. Não vi mais o filhote de "bico aberto" realmente era por causa do calor tadinha. 

Obrigadaaaaa :)

• Gostei 1

Ave com bico aberto pode ser duas coisas, calor excessivo ou doença respiratória. Mesmo não sendo indicado mexer com a gaiola de lugar, procure mudar e colocar num local de melhor ventilação. Elas não devem tomar vento ou friagem, pois ainda não tem a proteção natural que é as penas totalmente formadas, mas você pode colocar a gaiola num local da casa onde tenha uma janela ou porta que possa ficar o dia todo aberta para ventilar o comodo, em locais onde tenha azulejos a temperatura normalmente fica mais baixa. Encha recipientes com água e deixe no ambiente para aumentar a umidade do ar, pode ser toalhas molhadas também, pois a falta de umidade pode causar pneumonia nelas. Nunca deixe ventilador e nem outro aparelho ligado em cima deles, pois pode fazer mal. Se ela persistir muitas vezes dessa forma, convém levar a um veterinário especializado, pois a falta de umidade no ar causa pneumonia também nas aves e nesses casos será preciso a intervenção de um veterinário com medicamentos.