Jump to content

Filhote doente.


Visitante
Ir para a solução Resolvido por Visitante,

Posts Recomendados

Olá pessoal, estou bem preocupado, meus filhotes de calopsita estão bem fraquinhos e não estão parando em pé, antes estavam bem já com as penas nascendo sempre de pé e fazendo barulhos, mas com esta mudança de temperatura e por meu viveiro ser grande e ficar na área mesmo cobrindo-o, acho que elas se resfriaram pois os pais não dormem com elas no ninho. Elas estão com respiração ofegante e fazendo um barulho como se estivessem com " o peito cheio", chiando, as narinas estão vermelhas.

Aqui não existe veterinário especializado, alguém poderia me ajudar se  passou por experiência parecida.

Obs: Elas estão em uma caixa com lâmpada no quarto.

Link para compartilhar
Share on other sites

Tudo está indicando para que estejam com doença respiratória, pois chiado no peito indica broncopneumonia. Você não poderia ter deixado eles numa área aberta, pois as calopsitas adultas já são frágeis, agora imagina um filhote. Mesmo cobrindo a friagem passa pelo tecido e acaba congelando eles. 

No inverno vejo muitos casos de pessoas que perdem as aves, pois tem o costume de deixar a gaiola na parte externa da casa e pior ainda muitos nem colocam a noite para dentro, dai eles acabam pegando pneumonia, quando o peito está chiando o caso já está bem avançado.

Você com filhotes deveria ter mantido o viveiro o tempo todo dentro de casa num local livre de vento e friagem, cobrindo sempre a noite. Mesmo quando forem adultas só deve ficar fora de casa se estiver sol e não tiver nenhuma corrente de vento, caso contrário tem que ter um cantinho dentro para deixar o viveiro.

Vou mandar uma mp para você com endereços que pode conseguir um veterinário especializado.

Link para compartilhar
Share on other sites

Não desanime, pois sempre achamos que fazemos o melhor para elas, mas infelizmente aprendemos com nossos erros, você não será o primeiro e nem o último que cometeu alguma falha mesmo imaginando que estava fazendo correto. 

Quando eu comecei a criar eu também deixava minha aves (não eram calopsitas) no quintal externo, cuidava como se fosse um monte de bebes e a noite cobria elas carinhosamente achando que estava arrasando na criação, mas morria um atrás do outro, quando eu procurava o criador eles riam de mim porque diziam o que eu estava fazendo que eles viviam bem lá e chegavam na minha casa e morriam. Se eu fosse contar as coisas que já fiz errada no passado e vivi, dava para fazer um livro, muitas se não fossem pela seriedade do problema dava para sentar e rir muito da situação de coisas absurdas que já fiz. Eu chegava a ficar desanimada, mas como falei, com os erros aprendi muito e também pesquisei muito na internet e converso muito com pessoa muito experientes, inclusive meu veterinário que me dá aulas de criação de aves, quando fico muito tempo sem ir nele (graças a Deus) eu começo a procurar na família se tem alguém que esteja com a ave com as unhas grandes para cortar ou invento de comprar um tenébrio só para ir no consultório dele e ficar batendo papo, assim ele me ensina muita coisa. 

O começo é tudo mais difícil, mas aos poucos você vai se aprimorando, eu mesmo depois de muitos anos que crio ainda cometo algumas falhas, mas sempre tenho algo em mente, se ocorre o pior eu penso, essa morreu, mas nenhuma outra irá morrer por conta disso, dessa forma você vai se aprimorando e tenho certeza que já é um ótimo criador e no futuro será melhor ainda, 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...