Jump to content

2 machos na mesma gaiola


Bibi

Posts Recomendados

Oiii gente, boa noite!!

Eu tenho duas calôs machos. O Titico chegou aqui em casa primeiro, com 40 dias, filhotôncio lindo e foi criado com apego, é um doce, vem na mão, canta muito, dá beijinhos. Super companheiro, está sempre conosco. 3 meses depois adotamos o Guri, também macho e adulto. O Guri é todo complexado, não vem na mão, sofria maus tratos, bem incompreendido pela família que o cuidava. Então iniciamos a socialização dele e hoje ele está bem melhor. No começo eles brigavam, mas logo ficaram amigos e os dois por iniciativa própria passaram a compartilhar a gaiola do Titico, e nós aposentamos a gaiola do Guri, que é minúscula, e eles conviveram bem os 2 primeiros meses. 
Só que em janeiro eles começaram a brigar de vez em quando e o Guri acabou quebrando duas penas do rabo do Titico. Nós passamos a cuidar mais e eles continuaram juntos. 
Daí há poucos dias o Titico começou a primeira muda de penas e no domingo o Titico amanheceu com a asa direita machucada. Sem as duas penas grandes externas (nós aparamos as asas de forma que eles consigam dar pequenos voos, pq o Titico fugiu uma vez e ficamos apavorados, mas queremos que eles consigam voar em casa, já que são aves e não ratinhos). 
Enfim, as duas penas externas foram cortadas bem acima do permitido, ele estava com dor e a asinha tremendo. Levamos ao veterinário que receitou remédio pra dor e mandou de volta para casa. Mas ele ainda não está bem. Geralmente ele é super ativo, canta o dia todo e passa na zueira, bicando tudo que vê pela frente. Só que ele continua bem amoladinho e eu não sei o que fazer. Ele está comendo, menos mas come. Só que não cantou nada a semana inteira e eu estou preocupada. Ele só quer dormir e dormir. Daí eu pensei que poderia ser pela chuva dessa semana, pq percebo que em dias de sol eles são ativos do que em dias de chuva e frio. Mas não pode ser só isso pq ele estaria brincando de qualquer forma. Mas ele não quer brincar, nem cantar!!
Já separei eles de gaiola e assim que der vou comprar uma gaiola grande pro Guri, pois a que ele está é sem condições. 

Alguma recomendação??? Sem chance deles voltarem a conviver na mesma gaiola??? O que posso fazer para o Titico melhorar logo??
Ele está medicado pra dor e não quebrou a asa, mas ele não está bem!! :(

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 03/03/2016 at 20:02, Bibi disse:

Oiii gente, boa noite!!

Eu tenho duas calôs machos. O Titico chegou aqui em casa primeiro, com 40 dias, filhotôncio lindo e foi criado com apego, é um doce, vem na mão, canta muito, dá beijinhos. Super companheiro, está sempre conosco. 3 meses depois adotamos o Guri, também macho e adulto. O Guri é todo complexado, não vem na mão, sofria maus tratos, bem incompreendido pela família que o cuidava. Então iniciamos a socialização dele e hoje ele está bem melhor. No começo eles brigavam, mas logo ficaram amigos e os dois por iniciativa própria passaram a compartilhar a gaiola do Titico, e nós aposentamos a gaiola do Guri, que é minúscula, e eles conviveram bem os 2 primeiros meses. 
Só que em janeiro eles começaram a brigar de vez em quando e o Guri acabou quebrando duas penas do rabo do Titico. Nós passamos a cuidar mais e eles continuaram juntos. 
Daí há poucos dias o Titico começou a primeira muda de penas e no domingo o Titico amanheceu com a asa direita machucada. Sem as duas penas grandes externas (nós aparamos as asas de forma que eles consigam dar pequenos voos, pq o Titico fugiu uma vez e ficamos apavorados, mas queremos que eles consigam voar em casa, já que são aves e não ratinhos). 
Enfim, as duas penas externas foram cortadas bem acima do permitido, ele estava com dor e a asinha tremendo. Levamos ao veterinário que receitou remédio pra dor e mandou de volta para casa. Mas ele ainda não está bem. Geralmente ele é super ativo, canta o dia todo e passa na zueira, bicando tudo que vê pela frente. Só que ele continua bem amoladinho e eu não sei o que fazer. Ele está comendo, menos mas come. Só que não cantou nada a semana inteira e eu estou preocupada. Ele só quer dormir e dormir. Daí eu pensei que poderia ser pela chuva dessa semana, pq percebo que em dias de sol eles são ativos do que em dias de chuva e frio. Mas não pode ser só isso pq ele estaria brincando de qualquer forma. Mas ele não quer brincar, nem cantar!!
Já separei eles de gaiola e assim que der vou comprar uma gaiola grande pro Guri, pois a que ele está é sem condições. 

Alguma recomendação??? Sem chance deles voltarem a conviver na mesma gaiola??? O que posso fazer para o Titico melhorar logo??
Ele está medicado pra dor e não quebrou a asa, mas ele não está bem!! :(

O que posso te falar é o seguinte,tive dois machinhos durante muito tempo na mesma gaiola Woody e Bob, Woddy queria ser o rei da gaiola e Bob era o bobo vivia apanhando pq nem beliscar sabia,deixava até o woody subir em cima dele, mesmo sendo macho,aí fiz o seguinte,comprei uma fêmea para cada um e separei até formarem casal,e hoje tenho 3 casais que convivem em harmonia no mesmo viveiro... Eu acho que vc deveria comprar uma fêmea para cada um pq eles estão se rejeitando pq são do mesmo sexo e estão querendo namorar,entende? Depois que formarem casal podem ficar na mesma gaiola. 

E sobre o Titico,compre um brinquedinho novo,talvez um espelho faria bem,ou algum brinquedo com miçangas,isso animaria ele,é importante observar se ele está bebendo água,pois eles se desidratam muito rápido,mais se fosse vc compraria um complexo vitamínico...Ele iria se reanimar logo...

 

Melhoras p/Titico

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia Vanessa!! O Titico já está bem melhor, eu já comprei a farinhada para ajudá-lo com a muda de penas e vou comprar o complexo vitamínico hoje mesmo!! 
Ele já está cantando e brincando, mas as sonecas continuam mais longas. Coloquei um espelho na gaiola e ele adorou!! 
Obrigada pelas dicas!! Nós estamos mesmo planejando comprar duas fêmeas, o único 'porém' é que moramos em um ap pequeno e passamos o dia fora e esses bichinhos fazem uma sujeira danada!! hehehehe
Mas o bem estar deles vem em primeiro lugar, então acho que acabaremos cedendo!

A gaiola do Titico é um viveiro, o primeiro tamanho de viveiro desses que compramos em pets. Vc acha que caberiam 4 calôs em um desses???

Muito obrigada pela ajuda!! Abraço e bom findi :)
 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

rsrsrs Que bom que ele está melhorando...fazem muita sujeira mesmo!Tira uma foto e envia p/eu ver o viveiro...Olhando vou saber dizer. De nada flor.:D

5 horas atrás, Bibi disse:

Bom dia Vanessa!! O Titico já está bem melhor, eu já comprei a farinhada para ajudá-lo com a muda de penas e vou comprar o complexo vitamínico hoje mesmo!! 
Ele já está cantando e brincando, mas as sonecas continuam mais longas. Coloquei um espelho na gaiola e ele adorou!! 
Obrigada pelas dicas!! Nós estamos mesmo planejando comprar duas fêmeas, o único 'porém' é que moramos em um ap pequeno e passamos o dia fora e esses bichinhos fazem uma sujeira danada!! hehehehe
Mas o bem estar deles vem em primeiro lugar, então acho que acabaremos cedendo!

A gaiola do Titico é um viveiro, o primeiro tamanho de viveiro desses que compramos em pets. Vc acha que caberiam 4 calôs em um desses???

Muito obrigada pela ajuda!! Abraço e bom findi :)
 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Que ótimo que ele está melhor.

Sobre os machos conviverem juntos, aqui em casa ficam. No momento meus 3 machos ficam em um viveiro, e as fêmeas em outro. Eles se dão bem, tem uns que são mais mandões, aí o outro sai de fininho e fica tudo bem. Nunca teve brigas que eu tivesse que me preocupar. Tem vários poleiros no viveiro, um pote de comida pra cada e alguns brinquedos. Não deixo junto com as fêmeas,  senão não dou conta tantos filhotes.  O casal aqui é farto, sempre tem seis filhotes de uma vez. Mais solto eles juntos todos os dias. Assim vivem felizes!! Rsrs

IMG_20160115_145931351.jpg

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...