BheatrizMonteiro Posted March 4, 2016 Share Posted March 4, 2016 Boa tarde, minhas calopsitas colocaram 3 ovinhos, os três filhotes nasceram e vingaram mas com muita dificuldade, observei que com 30 dias eles tinham aparência de 2 semanas, então corri para tentar salvá-los, dei papinha, suplemento mas mesmo assim eles estão muito magrinhos, tive que separá-los pois a fêmea já colocou 5 ovinhos, então decidi levá-los ao vet que constatou que os pais e os filhotes tem coccidiose, ele disse para tratar os filhotes com cidex 10 e baycox, quanto aos pais me deu duas opções, ou tiro os ovos e trato eles, ou deixo os filhotes nascerem e separo o macho, trato o macho e trato a fêmea quando os filhotes puderem ser separados, não quero tirar os ovinhos, mas estou com receio da fêmea não dar conta de alimentar os filhotes. O que eu faço ? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
NathanMR Posted March 4, 2016 Share Posted March 4, 2016 Na minha opinião seria melhor retirar os ovos.. porque desgastaria muito a fêmea chocar e cuidar de novo, esse desgaste pode causar algo serio no futuro. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Célia Maia Posted March 4, 2016 Share Posted March 4, 2016 Você não deve permitir que ela tenha várias reproduções seguidas. O mínimo necessário entre cada reprodução seria de pelo menos 6 meses para manter a saúde de suas aves, eu particularmente só permitiria uma vez ao ao. Se fosse comigo eu interrompia esse choco deles e descartaria os 5 ovinhos, a menos que esteja em reta final de choco. A coccidiose são parasitas que se alojam no intestino da ave e vão "comendo" tudo por dentro deles, por isso é uma doença silenciosa, pois raramente apresentam sintomas e quando a ave aparenta algum sintoma como peito seco já está em fase terminal e dificilmente temos como reverter o quadro. Você ainda não tem apego aos filhotes que estão para nascer, ao contrário que suas aves que estão chocando já fazem parte da família e imagino que você tenha um grande vinculo sentimental com elas, então a perda seria maior. Continue você alimentando os filhotes com papinha para poder ajudar eles a engordar e se nutrirem, pois elas são completas e medique todos conforme prescrição do veterinário. Todos os anos é aconselhável a fazer pelo menos um exame parasitológico completo que contenha coccidiose eimeria e isospora, custa menos de vinte e cinco reais no São Camilo e você fica tranquila com suas aves. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Panda Posted March 4, 2016 Share Posted March 4, 2016 Boa tarde! Eu ganhei 1 casal de calopsita qdo cheguei em casa a femea não voltou para o ninho e hoje de manhã tinha um ovo no fundo da gaiola. Será q os outros vão vingar pq ela não tava indo no ninho, agora a pouco eles cruzaram e ela vai no ninho e sai toda hora. E agora q eu devo fazer eu tava pensando em tirar os ovos Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Célia Maia Posted March 4, 2016 Share Posted March 4, 2016 Algumas especies de aves tem por costume esperar que nasça o último ovo para começar a chocar, pois na natureza elas entendem que se fizerem dessa forma eles irão nascer juntos no mesmo período e saudáveis. Por isso alguns criadores, principalmente de canários tem o costume de retirar os ovos e esperar a fêmea acabar de botar, dai eles voltam todos no ninho ao meso tempo. Você pode pegar esse que está fora e juntar com os outros no ninho e espere ela acabar de botar, pois na maioria das vezes elas começam a chocar todos juntos, agora se isso não acontecer você descarta eles. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Panda Posted March 4, 2016 Share Posted March 4, 2016 Enatum não tem nada haver com a troca de ambiente . Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Célia Maia Posted March 4, 2016 Share Posted March 4, 2016 Pode ser que mudar de ambiente influencie, mas não é uma regra. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Panda Posted March 4, 2016 Share Posted March 4, 2016 Mais os ovos vingam mesmo assim ...ou não vam nascer Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
NathanMR Posted March 4, 2016 Share Posted March 4, 2016 A minha fazia quase assim, ela botou o 1º ovo no ninho, ficou o dia que botou e o próximo sem chocar, botou 1 dia sim 1 dia não, o 2º ovo ela botou lá de cima do viveiro, quando fui ver ele estava no chão e quebrando, ela chocou o 1 º ovo nesse dia, no próximo dia ela ficou sem chocar, depois botou mais 3 intercalando os dias, esse primeiro não está galado e os outros 3 estão, é difícil eu ver ela fora do ninho, e quando ela sai o Tico entra para chocar. Nesses primeiros dias que ela ficou sem chocar as vezes ela entrava e virava os ovos. Este primeiro ovo não está galado provavelmente porque ela ficou 1 dia sem chocar após começar o choco. Estou esperando ansiosamente para nascerem os filhotes . Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts