Jump to content

Preciso de orientação urgente


BheatrizMonteiro

Posts Recomendados

Boa tarde, minhas calopsitas colocaram 3 ovinhos, os três filhotes nasceram e vingaram mas com muita dificuldade, observei que com 30 dias eles tinham aparência de 2 semanas, então corri para tentar salvá-los, dei papinha, suplemento mas mesmo assim eles estão muito magrinhos, tive que separá-los pois a fêmea já colocou 5 ovinhos, então decidi levá-los ao vet que constatou que os pais e os filhotes tem coccidiose, ele disse para tratar os filhotes com cidex 10 e baycox, quanto aos pais me deu duas opções, ou tiro os ovos e trato eles, ou deixo os filhotes nascerem e separo o macho, trato o macho e trato a fêmea quando os filhotes puderem ser separados, não quero tirar os ovinhos, mas estou com receio da fêmea não dar conta de alimentar os filhotes. O que eu faço ?

Link para compartilhar
Share on other sites

Você não deve permitir que ela tenha várias reproduções seguidas. O mínimo necessário entre cada reprodução seria de pelo menos 6 meses para manter a saúde de suas aves, eu particularmente só permitiria uma vez ao ao.

Se fosse comigo eu interrompia esse choco deles e descartaria os 5 ovinhos, a menos que esteja em reta final de choco. A coccidiose são parasitas que se alojam no intestino da ave e vão "comendo" tudo por dentro deles, por isso é uma doença silenciosa, pois raramente apresentam sintomas e quando a ave aparenta algum sintoma como peito seco já está em fase terminal e dificilmente temos como reverter o quadro. 

Você ainda não tem apego aos filhotes que estão para nascer, ao contrário que suas aves que estão chocando já fazem parte da família e imagino que você tenha um grande vinculo sentimental com elas, então a perda seria maior.

Continue você alimentando os filhotes com papinha para poder ajudar eles a engordar e se nutrirem, pois elas são completas e medique todos conforme prescrição do veterinário.

Todos os anos é aconselhável a fazer pelo menos um exame parasitológico completo que contenha coccidiose eimeria e isospora, custa menos de vinte e cinco reais no São Camilo e você fica tranquila com suas aves.

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde! Eu ganhei 1 casal de calopsita qdo cheguei em casa a femea não voltou para o ninho e hoje de manhã tinha um ovo no fundo da gaiola. Será q os outros vão vingar pq ela não tava indo no ninho, agora a pouco eles cruzaram e ela vai no ninho e sai toda hora. E agora q eu devo fazer eu tava pensando em tirar os ovos

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Algumas especies de aves tem por costume esperar que nasça o último ovo para começar a chocar, pois na natureza elas entendem que se fizerem dessa forma eles irão nascer juntos no mesmo período e saudáveis. Por isso alguns criadores, principalmente de canários tem o costume de retirar os ovos e esperar a fêmea acabar de botar, dai eles voltam todos no ninho ao meso tempo. Você pode pegar esse que está fora e juntar com os outros no ninho e espere ela acabar de botar, pois na maioria das vezes elas começam a chocar todos juntos, agora se isso não acontecer você descarta eles. 

Link para compartilhar
Share on other sites

A minha fazia quase assim, ela botou o 1º ovo no ninho, ficou o dia que botou e o próximo sem chocar, botou 1 dia sim 1 dia não, o 2º ovo ela botou lá de cima do viveiro, quando fui ver ele estava no chão e quebrando, ela chocou o 1 º ovo nesse dia, no próximo dia ela ficou sem chocar, depois botou mais 3 intercalando os dias, esse primeiro não está galado e os outros 3 estão, é difícil eu ver ela fora do ninho, e quando ela sai o Tico entra para chocar. 

Nesses primeiros dias que ela ficou sem chocar as vezes ela entrava e virava os ovos. Este primeiro ovo não está galado provavelmente porque ela ficou 1 dia sem chocar após começar o choco. 

Estou esperando ansiosamente para nascerem os filhotes :) . 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...