Jump to content

Qual o comportamento normal da calopsita?


Flávia Albuquerque
Ir para a solução Resolvido por Célia Maia,

Posts Recomendados

Olá pessoal, desde que ganhei o Tuco, há cerca de um mês, o comportamento dele tem me intrigado muito. Quando ele chegou, devido a mudança de ambiente e ele estar com diarreia, ele ficava mais quieto no canto dele, não deixando muito que mexessemos nele. Com o devido tratamento, após ida ao veterinário, ele melhorou, ficando mais agitadinho e se aproximando cada vez mais do contato humano. Mas ainda sim, achava ele bem desanimado no geral, ele é de ficar muito quieto, quase não brinca. Porém, se alimenta normal e as fezes estão normais também.

Enfim, intrigada, acabei levando ele de novo ao veterinário, que percebeu que o nariz dele estava escorrendo e passou medicação. Mas me disse que ele estava bem, porque achou ele bem espertinho. Mediquei, e após esse período ele começou a ficar mais espoleta. Passeava pela casa, piava o dia todo, brincava. Há três dias, novamente voltou o comportamento mais quieto, de interagir menos com as coisas. As fezes e a alimentação continuam normal. Minha duvida é se é normal da calopsita ter esses momentos mais parada mesmo, na minha cabeça são eternos espoletinhas, hahaha. E isso me preocupada no Tuco, porque não é possível que ele vive doente. Sem contar que vou falir dessa forma se ficar com retornos constantes ao vet. Alguém me dá uma luz? :$

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá,

De modo geral o comportamento da ave é ativo, tendo momentos de descanso o sono durante a tarde, geralmente interagem quando são aves mansas, e arredias quando ariscas, quando a ave encoruja (arrepiada, triste) ela está mostrando que não está bem, acho que já tem uma certa experiência com os sinais pelo que descreveu. Então o que posso te dizer pra te ajudar é em relação a alimentação, que deve ser rica e diversificada, (mistura de sementes, ração extruzada, farinhada, e frutas e verduras) na internet tem varias listas de frutas e verduras aconselhadas para calopsitas, imprima uma bem completa pra não errar. No mais procure deixa-la longe de correntes de vento!

Abraço

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

@tucopsito O temperamento das aves varia de uma para outra, algumas são mais quietas, outras mais agitadas. O fundamental é que tenham saúde, então não podem estar apáticas, encorujadas ou com qualquer sintoma que demonstre estarem doentes. Você levou ela ao veterinário que prescreveu o tratamento para ela. Você chegou a fazer corretamente? Deu os remédios nos horários corretos? O tempo prescrito para o tratamento foi suficiente?  Meu veterinário sempre disse que muitas aves morrem porque os tratamentos não são prescritos por um tempo suficiente com medicamentos, pois estes precisam de um período para começar a agir, depois tratar e mais um período de manutenção. Os tratamentos que ele prescreve nunca é abaixo de 15 dias, pois o remédio para começar a surtir efeito segundo ele leva pelo menos 5 dias. Quanto a gastar com veterinário, você quando vai numa consulta tem direito a retorno dentro de 1 mês, caso esse veterinário esteja cobrando cada vez que você vai lá, questiona ele, pois você indo na consulta tem que retornar para que ele avalie se a ave melhorou ou se precisa prorrogar ou mudar o tratamento.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...