Jump to content

Sacada apartamento / tempo de dedicação

Ronnie Mikihiro
Ir para a solução Resolvido por Ronnie Mikihiro,

Posts Recomendados

Olá, bom dia.

Sou novo no fórum e ainda não possuo calopsita, mas estou pretendendo adquirir um, portanto, assim como o que aconteceu com muitos no início, gera muitas dúvidas.

1- Posso criar minha calopsita em uma sacada de apartamento (por causa de ventos, sol, chuva, etc)? Se sim, que tipo de proteção devo colocar na sacada do apartamento(telas de proteção de alumínio, nylon, espaçamentos)?

2- Eu trabalho o dia todo em outra cidade, acordo por volta de 06:10 e chego em casa por volta de 19:00. Há algum problema estar ausente neste período? Posso dar bastante atenção quando acordo(20 min) e na hora que chego, porém como chego às 19:00 está escuro, neste horário o calopsita já deve estar em seu repouso e dormindo? Nos finais de semana meu tempo é livre, aí poderia ficar o dia todo com ele.

3-  Complementando a pergunta anterior. Como fico bastante tempo ausente de segunda à sexta, o idela é eu ter um casal de calopsita, para um fazer companhia para o outro neste tempo, ou posso adquirir apenas um? Caso seja melhor o casal, há possibilidade de amansar os dois? Mesmos mansos podem produzir filhotes?

4- Queria adquirir filhote, pelo que li é mais fácil de amansar. Quantas vezes por dia tenho que dar papinha para ele e quais horários? Com quantos dias é o ideal para retirar o filhote?

Bom, acho que foram muitas perguntas, espero ajuda de vocês :)

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Respostas...

1-não é bom deixa o animal do lado de fora, pois o sol que eles pegam tem que ser na parte da manhã ou no fim da tarde, eles não podem pegar corrente de ar, por extinto eles se assustam por qualquer coisa se tiver uma pipa voando eles acham que são predadores e se debatem na gaiola isso pode machucar muito grave sua ave.

2-olha as aves são animais que tem que ter um bom sono para ter uma saúde de qualidade, elas vão dormi cedo pois acordam muito cedo, sem falar que se você tiver vizinho que reclama pode ser um problema pois elas gritam muito, no horário que vc chega a ave já tem que estar dormindo sem ser encomodada.

3-isso o ideal é ter um casal em um espaço grande com brinquedos para a vê se distrair, se você tiver tempo o casal arisco pode ser amansada, leva tem pois tem que ter dedicação, casal manso também se reproduz porém tem casos que o casal é muito apegado ao dono e quando o dono chega perto da gaiola elas sempre-noiva abandonam o ninho para ir brincar com ele, mais isso são alguns casos.

4- se você não tem tempo o melhor a se vc é pegar um filhote que esteja independente, filhotes na papa exigem tempo e dedicação do filhote, tem filhote que come de 3 em 3 horas tem filhote que come 3x ao dia e tem filhote que come 1x ao dia, mais como você não tem muito tempo pegar filhote na papa não quer dizer que ele vai ficar manso, o filhote fica manso em contato com o criador, tem gente que amansa o filhote só retirando ele do ninho por 10 minutos todo dia, como eu disse isso depende muito do seu tempo, eu só retiro os filhotes dos pais quando estão completamente empenados e comendo sozinho, depende de filhote pra filhote.

• Gostei 1
Link para compartilhar

Bom dia! Vamos lá...

Estou morando em apartamento e na varanda o clima varia muito. Como fico em casa tempo todo,  os meus ficam fora e dentro, por causa do vento. Como vc não ficará em casa seria ideal deixá-lo dentro de casa, pq não podem com vento. Na varanda daria pra deixar aos fins de semana, coloque tela, não sei te falar tipo, mais essas telas de nylon, com espaçamento bem pequeno.

Da pra ter sim mesmo trabalhando dia todo. Tendo amor por eles VC conseguirá dar atenção que eles precisam. A noite é bom deixá-los tranquilos, precisam ter bom tempo de sono. Mais nada impede de chegar e ficar com eles meia hora. Coloque bastante brinquedos, assim irão se distrair durante dia.

O ideal é ter duas sim. Ou um casal ou duas do mesmo sexo, assim fazem companhia um pro outro, ainda mais que ficarão sozinhos.

Mesmo sendo mansos vc consegue amansar os dois sim. Compre mais novinhos que é mais fácil, ainda mais que não ficará muito com eles, vai ficar mais difícil. Mansos TB se reproduzem. Os meus são e já tiveram vários filhotes.

Não aconselho comprar filhote na papa, VC não tem tempo e não tem experiência, filhote requer mais cuidados, e qualquer erro  pode ser fatal. Com uns 3 meses seria idade ideal. Eu não passo filhote nenhum meu na papa. Só alimentando sozinho.

• Gostei 2
Link para compartilhar

Obrigado Thiago Pires e Rosii, esclareceu bastante minhas dúvidas.

Como vocês esclareceram, 19:00 o calopsita já deve estar em seu repouso e dormindo. Como amansarei ele se durante a semana praticamente não ficarei com ele? Ou apenas uns 20min por dia é usuficiente, que no caso é de manhã.

Link para compartilhar

EI ...Bom dia ...

26 minutos atrás, Ronnie disse:

Obrigado Thiago Pires e Rosii, esclareceu bastante minhas dúvidas.

Como vocês esclareceram, 19:00 o calopsita já deve estar em seu repouso e dormindo. Como amansarei ele se durante a semana praticamente não ficarei com ele? Ou apenas uns 20min por dia é usuficiente, que no caso é de manhã.

Tem criadores q ja entregam mansos...pq manuseiam os filhotes enquanto estao no ninho...ja fazem esse trabalho q caberia ao dono....pq hoje em dia a procura esta muito grande por calopsita mansas....procure se informar de criadores q ja entrega a calopsita mansa ...!!Boa compra!

• Gostei 1
Link para compartilhar

1 minuto atrás, gilva disse:

EI ...Bom dia ...

Tem criadores q ja entregam mansos...pq manuseiam os filhotes enquanto estao no ninho...ja fazem esse trabalho q caberia ao dono....pq hoje em dia a procura esta muito grande por calopsita mansas....procure se informar de criadores q ja entrega a calopsita mansa ...!!Boa compra!

Ok gilva, mas ouvi dizer que a calopsita escolhe apenas um dono e se apega a ele. Não corro risco de comprar um calopsita já apegado ao seu criador e não se acostumar comigo? Ou a calopsita é aberto a qualquer um que dê carinho.

Link para compartilhar

pode comprar sim...sem medo...!!ela vai se apegar a vc sim...ja comprei algumas dessa forma!!!

Nao comprei pra mim assim nao. (As minhas compro ainda papinha com 25 dias..pq tenho tempo)..ja comprei pra da de presente umas 5 .....e todas elas os donos sao os xodos delas...

• Gostei 1
Link para compartilhar

Entendi, tem um vendedor aqui na minha cidade que tem boas referências quanto a calopsitas. Ele disse que tem filhote de 2 meses e pouco que são "meio mansas", posso arriscar nesses, conseguirei amansá-los mesmo tendo pouco tempo?

Link para compartilhar

@Ronnie Seja bem vindo! Como você trabalha fora o dia inteiro não é recomendável deixar elas na varanda, pois acontece mudanças bruscas de temperatura e correntes de vento acabam adoecendo as aves.

Você pode criar elas apenas escolhendo um cantinho da sua casa, pode ser na sala, num corredor, na lavanderia se tiver bastante espaço, basta apenas comprar uma gaiola de tamanho grande, ou mesmo um viveiro de rodinhas na vertical, pois ocupa menos espaço e você poderá mover ele para qualquer lado que quiser. A sala é sempre uma boa opção, pois fica próximo as janelas para que tenham claridade durante o dia ou mesmo até para que interajam com a família, assim ficam mais sociáveis. 

Durante muito anos eu trabalhei fora e saia antes das sete da manhã e retornava por volta das 8 da noite e elas ficavam muito bem sozinhas, apenas diria para você comprar um casal, assim uma faz companhia para a outra. 

Quanto aos horários de dormir, eu descordo de alguns, pois elas precisam ter um descanso de 8 a 12 horas por dia, mas não quer dizer que precisam dormir com as galinhas. Você informou que acorda por volta das seis da manhã, então elas podem ficar acordadas até umas dez horas da noite desde que acostumadas, pois até a hora de acordar já terá dado as oito horas e depois que acordam se estão cansadas elas voltam a dormir, nada impede elas de fazerem isso. Você pode deixar para descobrir a gaiola uma meia hora antes de sair, assim você pode brincar um pouquinho e elas dormem um pouco mais. Eu fazia isso quando trabalhava fora e hoje as minhas tem dia que chegam a dormir meia noite, mas nunca acordam antes das nove horas da manhã. Garanto que elas vivem bem, pois nesses anos todos que crio calopsitas nunca tive problemas em relação a isso, todas são saudáveis e nenhuma estressada e elas mantém o um pique que para acompanhar elas não é fácil, sinal que não estão nem um pouco cansadas.

O que torna uma calopsita mansa, não é o fato de alimentar ela com papinha e sim o manuseio diário que se deve ter quando são filhotes recém nascidos. Você não precisa comprar uma ave que esteja comendo papinha ainda para poder ser mansa, mas precisa procurar um criador de confiança que tenha tido a preocupação de manusear a ave ainda filhote, dessa forma elas serão tão mansas quanto se você tivevesse amamentado ela. 

Uma dica para você saber se ela é mansa, quando for comprar pede para segurar a ave, se ela tentar fugir é normal, pois você é um estranho até aquele momento, mas ela não pode bicar forte, tente empoleirar ela no seu dedo, quanto mais tempo ela permanecer mais mansa ela está, agora se ela não correr de você e ficar empoleirada, leve ela na certeza pois ela é muito mansa. Eu tenho ave que comprei maiorzinha e na loja ficou muito tempo, pois as pessoas escolhiam pela beleza, dai que fui para comprar uma mutação e ao colocar a mão na gaiola para pegar uma essa pulou no meu braço e não queria mais sair, achei estranho ela estar no meio das outras, mas a dona disse que as pessoas não queriam ela pois não era das mais belas, mas ela era muito mansa, eu tentava colocar ela de volta e ela subia o meu braço querendo ficar comigo, não pensei duas vezes, mudei os planos e trouxe ela, hoje é o xodó aqui de casa, muito mansa, meiga e sociável.

Então, essa concepção de que filhotes na papa é melhor para amansar está totalmente errada, você tem que procurar é um criador que tenha feito o manuseio dela que não importará a idade dela, pois se feito corretamente será tão mansa quanto se você próprio tivesse feito isso.

Link para compartilhar

• Solução

Obrigado Célia,

Me ajudou demais, fico com medo de criar um ser inocente e não dar os devidos cuidados que ele merece, por isso estou analisando e pensando muito bem antes de adquirir um. Pelo jeito sua rotina antigamente era parecido com o meu. Fico mais tranquilo assim. Vou procurar boas referências de criador, obrigado novamente.

Link para compartilhar

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.