Jump to content

Espirros


Cristiane Fonseca Batista

Posts Recomendados

14 minutos atrás, Cristiane Fonseca Batista disse:

Já vi aqui no fórum dizendo que não é normal calopsita espirrar, um dos meus filhotes espirra todos os dias, sempre qdo acordam. Está certo isso?

 

Na maioria dos casos o espirro e totalmente nomal... As minhas calopsitas espirram todos os dias (em tempos de chuva e frio), e sao super saudaveis... O espirro significa um resfriadinho, ou ate mesmo espirro de alergia a alguma coisa como agente tambem espirra...

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Espirros não são normais. Somente são normais se a ave estiver se coçando e por consequencia a queratina que se solta entrar nas narinas dela, mas quando isso ocorre você consegue ver ela se coçando. Qualquer outra situação de espirros você tem que descobrir a causa pois não é normal, ave não tem que espirrar.

Quando isso ocorre, você tem que ficar observando ela a todo instante para poder analisar quais as situações que estão levando ela a espirrar, nem que leve dias você tem que decobrir.

Eu tenho uma ave que espirrava algumas vezes durante o dia, dai que fiquei observando e ela na maioria das vezes espirrava sem estar se coçando, então percebi que algo não estava bem. Segundo passo que tomei foi fazer os exames de clamidia e micoplasma, pois são sempre as doenças mais prováveis que podem atingir elas. Quando a ave já está a tempos com você e não foi exposta a fatores de risco praticamente descartamos a clamídia, então sobra a micoplasma que é muito comum nas aves e não traz graves sintomas a não ser espirros.

Os exames também deram negativos, dai que levei ela a uma consulta no veterinário que virou ela do avesso e examinou ela inteira, descartando outras doenças respiratórias como pneumonia ou broncopneumonia. Dai que ele desconfiou que poderia ser alguma alergia que ela estava tendo e mandou que eu observasse os momentos que ela espirrava mais e me orientou a retirar algumas coisas das proximidades que podiam causar esse espirro nela.

Depois de algum tempo observando descobri que quando eu lavava as capas que cubro os viveiros ela espirrava muito nesse dias seguintes e falando com o veterinário ele perguntou e eu usava sabão em pó e confirmei. Deixei de utilizar sabão em pó para lavar as capas e optei por um sabão líquido mais fraco, sem cheiro.

Acabamos descobrindo as causas dos espirros dela, nunca mais ela espirrou e nem as narinas ficaram vermelhas. Aqui em casa nenhuma espirra durante o dia, raramento vejo alguma espirrando e quando isso acontece de imediato olho para elas procurando qual espirrou e vejo ela se coçando. Já discuti muitas vezes esse assunto com meu veterinário e ele disse não ser normal, praticamente quando as minhas tem pneumonia eu consigo salvar elas a tempo pois percebo o espirro e já levo ao veterinário. Essa semana mesmo com a mudança de temperatura estou com uma que está com pneumonia, e ela está saudável e saltitante, somente descobri porque percebi ela espirrando e levei ela numa consulta.

Calopsitas não ficam resfriadas, mas podem ter infecções do trato respiratório superior (renite, sinusite, traqueite) ou infecções do trato respiratório inferior (bronquite, pneumonia, aerosaculite) ou disseminada (tanto o trato respiratório inferior quanto ao superior), além das das alergias não é bom para ninguém

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

mas eu já reparei sim @Célia Maia e @Eliabe e Maria eu sempre cubro a gaiola com um lençol, sempre q eu tiro, acredito q deve levantar pluma aí ele espirra, e durante o dia qdo espirra realmente está se coçando. Há 12 dias atrás levei na veterinária ela examinou eles, disse que estão mto bem, um pesando 72 grs e o outro 74 grs, os dois estão com 5 meses irão completar 6 meses esse mês, expliquei o tipo de alimentação que ofereço pra eles, mas ela desaprovou as sementes, pediu pra tirar, mas eu não vou tirar, não concordo de alimentar só com ração, frutas e verduras. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Cristiane Fonseca Batista disse:

mas eu já reparei sim @Célia Maia e @Eliabe e Maria eu sempre cubro a gaiola com um lençol, sempre q eu tiro, acredito q deve levantar pluma aí ele espirra, e durante o dia qdo espirra realmente está se coçando. Há 12 dias atrás levei na veterinária ela examinou eles, disse que estão mto bem, um pesando 72 grs e o outro 74 grs, os dois estão com 5 meses irão completar 6 meses esse mês, expliquei o tipo de alimentação que ofereço pra eles, mas ela desaprovou as sementes, pediu pra tirar, mas eu não vou tirar, não concordo de alimentar só com ração, frutas e verduras. 

Esta certicima... Nao podemos tirar as sementes das calopsitas, como sempre falo sao ipocritas os veterinarios que falam isso... O bico deles ja foram feitos para comerem sementes... E logico que tem que dar as sementes junto com a racao, frutas, verduras e farinhada, assim terao uma alimentacao saudavel...

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Cristiane Fonseca Batista se levou suas aves ao veterinário, foram realizados exames, e estão bem então ñ tem com o que se preocupar. Apenas observe se tem algum cheiro que causa mais desconforto e tente substituir. No mais elas espirram mesmo, pode entrar algo nas narinas e irritar, aí a defesa é espirrar pra eliminar.

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...