Alessandra Postado 11 de Março de 2016 Compartilhar Postado 11 de Março de 2016 Bom dia gente, meu namorado ganhou um casal de calopsitas. Não sabemos direito bem quantos anos eles tem, só sabemos que ela é amarelinha clara e o macho é cinza. Mas então, nossa dúvida em relação a eles é a seguinte: ele botou 2 ovos, um antes e o outro dias depois, tipo mais de 15 dias ela botou o segundo. Só que ela e nem ele choca, só fica mexendo com eles, mudando eles de posição dentro do ninho, se passaram muitos dias e nada. E pelo que pesquisei já era pra ela ter chocado e nascido os filhotes, estamos apreensivos, e ninguém mexeu no ninho nem nos ovos. O que devemos fazer e espera? Obrigado! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Solução Frederico Postado 11 de Março de 2016 Solução Compartilhar Postado 11 de Março de 2016 Boa tarde Alessandra, Não está normal realmente, o correto, seria botar em dias alternados(um dia sim outro não), em alguns casos ocorre um ovo seguido do outro sem falhar, mas são mais raros os casos, normalmente a ave bota de 3 a 5 ovos, a choca acontece da seguinte forma: macho assume o turno do dia e a fêmea o turno da noite, o que pode ter ocorrido foi uma postura prematura, será que não são aves muito jovens? Eu faria a ovoscopia, (colocar os ovos contra uma luz, do flash do celular por exemplo) Estando vazios (Sem presença de veias ou algo na coloração vermelha. quando estão vazios só vemos a gema), eu retiraria os ovos e também o ninho, esperaria um bom tempo para amadurecimento das aves que ocorre por volta dos 12 meses, e aí sim voltaria o ninho pra gaiola! Abraço 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Célia Maia Postado 11 de Março de 2016 Compartilhar Postado 11 de Março de 2016 Você não sabe a idade delas, mas provavelmente são aves jovens e inexperientes. Quando uma fêmea inicia a primeira postura, nem sempre é regular em botar ovos, e também nem sempre tem quantidade. Alguns casos elas chegam a botar um ovo e nada mais, mas nas posturas seguintes a tendência é aumentar a quantidade. Provavelmente não estão sabendo o que fazer em relação ao ovo, mas a natureza é sabia e com o tempo aprenderam sozinhos. Você pode optar em fazer a ovoscopia e verificar se estão galados, estando pode deixar ainda, pois ovos galados podem ser chocados tempos depois desde que tenham sido virados a cada dois dias. Outra opção é retirar e deixar eles a vontade até o próximo ciclo quando acontecer, pois dessa forma vão ganhando experiência e no momento certo irão ter lindos filhotes. Se fosse comigo eu ficaria com a segunda opção, pois eles estão demonstrando imaturidade e pode ser desastroso se não souberem completar o ciclo cuidando dos filhotes e oportunidades não faltaram para vocês verem eles chocarem. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Alessandra Postado 12 de Março de 2016 Autor Compartilhar Postado 12 de Março de 2016 (editado) Então vamos tentar a ovoscopia, e esperar uns dias pois eles mudam os ovos constantemente e o macho entra no ninho mas nunca permanece lá por muito tempo. Obrigado pelas respostas, nos ajudaram e muito. Editado 12 de Março de 2016 por Alessandra Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Célia Maia Postado 12 de Março de 2016 Compartilhar Postado 12 de Março de 2016 Sempre que precisar poste suas duvidas que no que for possível iremos ajudar. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Mini♡ Postado 6 de Dezembro de 2018 Compartilhar Postado 6 de Dezembro de 2018 Celia maia!minha calopsita esta a uma semana em postura e com todos os indicios d femea mais ate agora nada d pôr ovo!ela agora esta no ninho o macho esta do lado de fora do ninho vigiando e ela está arisca nao deixa pegar nela e nem chegar perto do ninho o que vc acha me.ajuda porfavor ! Celia maia!minha calopsita esta a uma semana em postura e com todos os indicios d femea mais ate agora nada d pôr ovo!ela agora esta no ninho o macho esta do lado de fora do ninho vigiando e ela está arisca nao deixa pegar nela e nem chegar perto doninho o que vc acha me.ajuda porfavor ! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Tamires Postado 6 de Dezembro de 2018 Compartilhar Postado 6 de Dezembro de 2018 (editado) Em 11/03/2016 at 11:40, Alessandra disse: Bom dia gente, meu namorado ganhou um casal de calopsitas. Não sabemos direito bem quantos anos eles tem, só sabemos que ela é amarelinha clara e o macho é cinza. Mas então, nossa dúvida em relação a eles é a seguinte: ele botou 2 ovos, um antes e o outro dias depois, tipo mais de 15 dias ela botou o segundo. Só que ela e nem ele choca, só fica mexendo com eles, mudando eles de posição dentro do ninho, se passaram muitos dias e nada. E pelo que pesquisei já era pra ela ter chocado e nascido os filhotes, estamos apreensivos, e ninguém mexeu no ninho nem nos ovos. O que devemos fazer e espera? Obrigado! Acredito que o ideal seria fazer ovoscopia pra tira a dúvida. 16 minutos atrás, Tamires disse: Editado 6 de Dezembro de 2018 por Tamires Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.