Jump to content

Chocar


Alessandra
Ir para a solução Resolvido por Frederico,

Posts Recomendados

Bom dia gente, meu namorado ganhou um casal de calopsitas. Não sabemos direito bem quantos anos eles tem, só sabemos que ela é amarelinha clara e o macho é cinza. Mas então, nossa dúvida em relação a eles é a seguinte: ele botou 2 ovos, um antes e o outro dias depois, tipo mais de 15 dias ela botou o segundo. Só que ela e nem ele choca, só fica mexendo com eles, mudando eles de posição dentro do ninho, se passaram muitos dias e nada. E pelo que pesquisei já era pra ela ter chocado e nascido os filhotes, estamos apreensivos, e ninguém mexeu no ninho nem nos ovos. O que devemos fazer e espera?

Obrigado! 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Boa tarde Alessandra,

Não está normal realmente, o correto, seria botar em dias alternados(um dia sim outro não), em alguns casos ocorre um ovo seguido do outro sem falhar, mas são mais raros os casos, normalmente a ave bota de 3 a 5 ovos, a choca acontece da seguinte forma: macho assume o turno do dia e a fêmea o turno da noite, o que pode ter ocorrido foi uma postura prematura, será que não são aves muito jovens? Eu faria a ovoscopia, (colocar os ovos contra uma luz, do flash do celular por exemplo) Estando vazios (Sem presença de veias ou algo na coloração vermelha. quando estão vazios só vemos a gema), eu retiraria os ovos e também o ninho, esperaria um bom tempo para amadurecimento das aves que ocorre por volta dos 12 meses, e aí sim voltaria o ninho pra gaiola!

 

Abraço 

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Você não sabe a idade delas, mas provavelmente são aves jovens e inexperientes. Quando uma fêmea inicia a primeira postura, nem sempre é regular em botar ovos, e também nem sempre tem quantidade. Alguns casos elas chegam a botar um ovo e nada mais, mas nas posturas seguintes a tendência é aumentar a quantidade. Provavelmente não estão sabendo o que fazer em relação ao ovo, mas a natureza é sabia e com o tempo aprenderam sozinhos. Você pode optar em fazer a ovoscopia e verificar se estão galados, estando pode deixar ainda, pois ovos galados podem ser chocados tempos depois desde que tenham sido virados a cada dois dias. Outra opção é retirar e deixar eles a vontade até o próximo ciclo quando acontecer, pois dessa forma vão ganhando experiência e no momento certo irão ter lindos filhotes. Se fosse comigo eu ficaria com a segunda opção, pois eles estão demonstrando imaturidade e pode ser desastroso se não souberem completar o ciclo cuidando dos filhotes e oportunidades não faltaram para vocês verem eles chocarem.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Então vamos tentar a ovoscopia, e esperar uns dias pois eles mudam os ovos constantemente e o macho entra no ninho mas nunca permanece lá por muito tempo. 

Obrigado pelas respostas, nos ajudaram e muito.

Editado por Alessandra
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 anos depois...

Celia maia!minha calopsita  esta a uma semana  em postura  e com todos os indicios d femea mais ate agora nada d pôr  ovo!ela agora esta no ninho o macho esta do lado de fora  do ninho vigiando e ela está  arisca nao deixa  pegar nela e nem chegar perto  do ninho o que vc acha me.ajuda porfavor  !

 

Celia maia!minha calopsita  esta a uma semana  em postura  e com todos os indicios d femea mais ate agora nada d pôr  ovo!ela agora esta no ninho o macho esta do lado de fora  do ninho vigiando e ela está  arisca nao deixa  pegar nela e nem chegar perto  doninho o que vc acha me.ajuda porfavor  !

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 11/03/2016 at 11:40, Alessandra disse:

Bom dia gente, meu namorado ganhou um casal de calopsitas. Não sabemos direito bem quantos anos eles tem, só sabemos que ela é amarelinha clara e o macho é cinza. Mas então, nossa dúvida em relação a eles é a seguinte: ele botou 2 ovos, um antes e o outro dias depois, tipo mais de 15 dias ela botou o segundo. Só que ela e nem ele choca, só fica mexendo com eles, mudando eles de posição dentro do ninho, se passaram muitos dias e nada. E pelo que pesquisei já era pra ela ter chocado e nascido os filhotes, estamos apreensivos, e ninguém mexeu no ninho nem nos ovos. O que devemos fazer e espera?

Obrigado! 

Acredito que o ideal seria fazer ovoscopia pra tira a dúvida.

16 minutos atrás, Tamires disse:

 

 

Editado por Tamires
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...