Jump to content

Machucado nas duas asas


Beatrizsp

Posts Recomendados

Boa tarde.
Tenho uma calopsita lutino em casa que machucou as duas asas não sei como. Minha mãe olhou ela de manha e viu que tava sangrando, achei que pudesse ser pena quebrada mas olhando não consegui identificar. Ele não quer que a gente mexa nas asas, mas ta andando, comendo, brincando, cantando etc normal. Só as vezes está tremendo, e acho que pode ser dor. Não tenho como levar ele no veterinário agora porque não tem nenhum por aqui. Queria saber se alguém pode me ajudar no que fazer até eu poder levar ele num veterinário.

DSC_0209.JPG

DSC_0210.JPG

DSC_0212.JPG

Link para compartilhar
Share on other sites

@Beatrizsp Seja bem vinda!!   Esse machucado é proveniente da quebra da pena da ponta e as outras embora não tenham caído ela deve ter batido no chão.  Ela está com o corte de asa errado, por isso quando voa está sem equilíbrio e deve estar caindo com a asa aberta e batendo no chão que acabou machucando. 

Limpe com soro e passe methiolate ou similar no local umas três vezes ao dia. As penas da asa que não cairam peça para alguem segurar ela com a asa aberta e você mexe muito devagar para ver se estão quebradas rente a pele. Se estiver quebrada ou sangrando, com o auxílio de uma pinça de sobrancelas segure firme bem próximo da raiz e arranque. Caso não esteja sangrando ou quebrada deixe do jeito que está que ela irá acabar de nascer.

Não tem o que fazer, é esperar as penas crescerem e você corta oito ou nove penas a partir da primeira, deixando as secundárias para ela planar. Se sangrar muito caso tenha que arrancar, segure firme com um algodão até que pare de sangrar. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu imaginei que pudesse ser isso procurando na internet, mas duas coisas me deixaram preocupadas. Uma das asas o machucado parece ser na carne, nao tem pena saindo ali que eu tenha visto. e outra que o sangue que sai a outra asa tá muito escuro quando sai e eu não sei se isso é   normal delas.
Voce sabe me responder?

Link para compartilhar
Share on other sites

As penas das asas são muito grossas e quando elas quebram, se for muito próxima a raiz acabam causando ferimentos. A asa que está sem penas é porque arrancou tudo quando ela caiu e o preto é sangue pisado. Não convém você mexer mais, apenas trate para não infeccionar, caso fique inflamado você terá que levar ela num veterinário especializado para ele remover caso tenha ficado alguma coisa dentro, pois como somos leigos se mexemos pode piorar a situação, mas pela foto não parece ter ficado nada dentro. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...