Jump to content

Alguém pode me ajudar?


AlineLima

Posts Recomendados

Alguém pode me ajudar? Como conquisto minha calopsita? 

Já li tudo que encontrei e nada resolveu ainda. Será que estou fazendo errado? É meu primeiro pássaro e não tenho idéia do que ela tenta me dizer com o seu comportamento. Todos os dias eu pesquiso um pouco, mas está muito difícil entender ela/ele.

Ela está comigo desde 19 de fevereiro e ela ainda foge de mim, não sai da gaiola a menos que eu force ela a isso. Ela foge pela gaiola toda sempre que tento tirar e chega a me atacar! Não bica forte, mas me preocupa ser tão estressante para ela. Ainda mais porque li que preciso interagir com ela o máximo de tempo possível, só que perco todo o meu tempo tentando tirar sem estressar ela (quase 2h) e acabo não ficando com ela nem 15 min pq só posso no final do dia e percebo o sono dela. O mesmo se repete nos fds qdo tento o dia todo.

Estou tirando a ração da gaiola para ela sair, ela chega a sair, mas ao me aproximar, ela torna a entrar. Fica por perto, mas não sai.

Ela é mansa, fica no ombro e aceita cafuné. Vai no dedo de quem quiser, mas as vezes tenta bicar como se não quisesse nem que vc respirasse perto dela. Às vezes ela bica meus outros dedos como se fossem ameaça, sei lá! Estando no ombro bica quando tento tirar com a mão e bica também quando passo a mão no cabelo ou perto dela.

Alguns disseram que deve ser um bebê com menos de 6 meses. Não sei o sexo ainda.

Editado por AlineLima
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa Noite

Aline, provavelmente você trabalha e só chega a noite certo? Comigo não foi diferente não, o que eu resolvi, peguei e comprei mais uma calopsita, porque sozinha estressa demais a ave depois disso eu comecei os passos de oferecer comida na mão, evitava movimentos bruscos perto, e assim foi indo ate que consegui conquistar a minha porque a segunda que comprei já era mansa isso eu não sei se ajudou a amansar a outra, mas enfim esse foi a "TÁTICA" que eu usei, não posso dizer que funciona com todas porque vai depender também do ambiente. Bom a minha informação que posso te oferecer é essa, tomara que ajude. Se não for possível conseguir uma outra calopsita, vai ter que usar todo amor, paciência e dedicação que os donos tem. Espero ter ajudado. Abraço

Sua missão, Conquistar.

Editado por Diego Nunes
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Já pensei nisso, Diego. Mas como não sei o sexo da minha calopsita, ainda não pude escolher seu companheiro. O teste acabou de chegar. Não coloquei nem nome ainda! :$

Uma conhecida tem um casal chocando e devo pegar um, mas levará ainda mais 1 ou 2 meses p isso. 

Então, não resolverei isso tão cedo! :/

Link para compartilhar
Share on other sites

Persista. Também estou numa luta parecida. Continue fazendo o que vc ta fazendo, passe mais tempo com ela fora da gaiola, tente tirar ela mais rápido. A asa dela é cortada? Eu cortei as asas do meu selvagenzinho e isso facilitou muito pq assim posso deixar ele mais livre e mais próximo de mim. Mesmo que ela se estresse por você pegar, depois ela vai entendendo que você pega mas não é pra fazer mal. Tente dar comida na mão também. O progresso é lento mesmo. Mas não impossível.

Deixe a gaiola dela num lugar que ela possa te ver, pra se acostumar com a sua presença. Isso funcionou bem comigo também. Vai conversando com ela. Aos poucos ela se acostuma coma voz, com a presença e finalmente com o toque e companhia. Fique o máximo de tempo com ela.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@AlineLima Talvez o que esteja dificultando para você estabelecer um contato com ela é que primeiramente precisamos conquistar a confiança dela, mas devido ao seu pouco tempo que tem para ficar com ela esteja pulando algumas etapas necessárias. 

Você nunca deve forçar a saída dela da gaiola, mesmo que seu tempo esteja acabando. Primeiro coloque a gaiola num local da casa onde ela possa ver você o tempo todo ou pelo menos a maior parte do tempo quando estiver em casa, como num corredor próximo a cozinha, na sala, ou qualquer outro local onde você fique mais. Deixe a gaiola aberta e não force a saída dela, deixe ela a vontade e mesmo que ela não saia durante essas duas horas que você tem disponível, apenas converse com ela delicadamente, deixe ela quietinha no cantinho dela e feche a gaiola e ponha ela para dormir. Faça isso todos os dias até que ela por si só saia sozinha. Você pode oferecer um girassol em sua mão, se ela ficar encolhida na gaiola, coloque esse girassol próximo dela no poleiro ou onde ela estiver, sempre aproximando a mão por baixo, nunca acima da cabeça dela. Esse processo para você de repente será um pouco mais demorado, mas tem que ter paciência pois ela está associando você a uma coisa ruim, como se fosse uma ameaça, pois é uma batalha todos os dias para retirar ela. 

Se levar um mês deixe ela assim, pois certeiramente ela irá sair sozinha e quando isso acontecer será tudo mais fácil, pois ela é mansa, você disse que ela fica no ombro, sobe no dedo, então ela está apenas amendrontada pois está estranhando o novo lar. 

Quando eu tive a minha primeira calopsita, eu saia antes das sete da manhã e retornava depois das oito da noite, não tinha contato nenhum com ela, mas nunca forcei um contato, apenas chegava e fazia isso que falei, mas eu conversava com ela o tempo todo e aos poucos ela foi criando confiança, lembro que depois que saiu da gaiola eu chamei ela e fiz conchinha com a mão e chamei ela para fazer conchinha, ela dava um passo para frente e dois para trás, mas todo dia eu repetia, quando menos esperei ela veio sozinha.

Você tem que estabelecer um relacionamento de confiança com ela, não pode forçar nada pois cada vez que força é prejudicial, pois ela associa você a algo ruim, tirando ela daquele espaço seguro que ela tem a força. Ainda não tem nem um mês que comprou ela, então para alguém que fica o dia inteiro com elas já é difícil, imagina para você que passa o dia fora.  Paciência e persistência é o segredo do sucesso para o adestramento, no tempo certo ela irá ceder e você anda vai poder ficar muito com ela, não tenha pressa e não traumatize ela, pois depois será mais difícil.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

KamilaF, as asas são cortadas sim! Tomei o cuidado de tampar a visão dela e ela não ficou mais agressiva depois disso. Talvez ela fique amanhã! Já que vou tirar amostra de DNA para descobrir o sexo dela. Quando ela fica solta no chão ela não parece gostar, fica andando em círculos procurando algo pra subir e me procurando. Só fica em cima da gaiola com cara de paisagem. Quando me afasto ela reclama e se demoro, ensaia um vôo me procurando pela casa piando desesperada. Mas se volto, fica com cara de quem não tá nem aí pra mim. Eu não a entendo!

Celia, eu tenho duas gaiolas. Uma é menor, com rodas e com puleiro desses "de abrir", a outra é bem maior, mas do tipo de parede sem o "puleiro de abrir". Ambas estão cheias de brinquedos. Ela estava nessa gaiola menor no corredor, mas achei judiação já que tenho a outra gaiola e também agora está mais fácil de limpar pq está na área de serviço etc.

Enfim, minha pergunta é, seria estressante para ela se eu voltar a deixá-la na gaiola móvel e ficar movendo essa gaiola pela casa para que ela fique mais tempo comigo? Passo mais tempo no meu quarto, mas não posso dormir com ela pq sou alérgica e a minha área de serviço é mais arejada do que meu quarto, então, ela faria no mínimo esse trajeto todos os dias enquanto não sair da gaiola sozinha.

Link para compartilhar
Share on other sites

Vc está no caminho. Ela já tem um progresso, fica no ombro, aceita cafuné.

Devagar vcs se entendem. O tempo com ela ainda é recente, ela não irá resistir muito não,  logo estará apegadinha em VC. Qdo estiver em casa deixe ela o tempo todo perto de vc, mesmo que na gaiola. 

Pode mover a gaiola sim por todos os cantos, onde vc estiver mantenha ela próxima, qto mais contato melhor.

Não deixe ela dormir fora de casa, temperatura muda muito e tem predadores.

Comprar um amigo é muito bom, irão fazer companhia um pro outro.

Poste fotos pra gente conhecer seu pequeno!

Link para compartilhar
Share on other sites

@AlineLima Não há problema algum de você deixar na gaiola móvel e levar ela para onde você está, o importante é ela ficar sempre na sua presença para poder se acostumar. Você não precisa ficar com ela segurando o dia inteiro, essa aproximação já é importante para ela se acostumar a você. Quanto a dormir na área não tem problema algum, desde que ela seja totalmente fechada, livre de friagem para não adoecer. Sempre cubra ela com um pano, eu costumo utilizar tnt pois você pode cobrir totalmente e o tecido permite que ela respire tranquila. Fique atenta a pânicos noturno, se do seu quarto não conseguir ouvir casa ela venha a ter, coloque uma luminária com uma lâmpada bem fraquinha para quebrar um pouco da escuridão, assim evita que ela se assuste. O ideal seria ela passar o dia inteiro numa única gaiola e a noite também. Escolha das duas qual é a maior e encontre um canto para deixar ela, pois ela precisa ter um lar dela e essas mudanças de gaiola o tempo todo não é bom para ela, pois ela ficará em constante estresse de mudança, ela precisa reconhecer uma gaiola como sendo o lar dela para poder se acostumar.

Link para compartilhar
Share on other sites

Célia, a minha idéia com deixar ela dormir na gaiola maior era meio que fazer da gaiola móvel um playground e nunca deixar presa nela. Para ficar presa, mesmo durante o dia, seria na maior mesmo.

Mas, já que não seria o ideal para ela, vou escolher a gaiola mais prática pra mim. Vou me desfazer da gaiola maior e vou tentar comprar uma gaiola móvel maior para dar mais conforto p ela e para o futuro companheiro. E vamos passar o dia de um lado pro outro! Kkk

Hj eu comprei uma ração extrusada da Nutropica para misturar às sementes já que milho, jiló, couve, maçã e banana ela não faz questão nem de chegar perto. Estou tentando agradar, mas ela não gosta de nada! Ainda conquisto aquele pássaro! Pena que vai demorar... rsrs

Muito obrigada pelas dicas!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 month later...

Meninos, vim contar como estamos. A Lilica ainda está em adaptação assim como eu, mas já conseguimos grandes avanços! 

Ela já começou a sair da gaiola quando eu chamo (são raras as vezes, mas já acontece). Ela já aceita melhor meus carinhos quando está dentro e fora da gaiola. Come as sementes que dou a ela no biquinho e ainda faz pose de bebê pedindo mais! 

Nos fds eu deixo a gaiola no meu quarto e percebo considerável melhora no comportamento. Ela fica menos arisca com isso (e dorme mais tarde também - apesar de eu tentar manter alguma rotina). Coloco ela perto de mim sempre que dá! Deixo ela em cima de um pano na minha cama enquanto assisto TV ou ando com ela nos ombros pra cima e pra baixo.

Hoje estamos bem e ela adora monha companhia! Quando saio do quarto e a gaiola está aberta ela pia me chamando. Se eu voltar ela se cala e, se não volto, ela vem atrás, voando ou andando pela casa, me procurando e piando desesperada!

Estou apaixonada por ela! A cegonha já trouxe ave de companhia dela mas só vou pegar no mês que vem!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

A parceira ou parceiro dela nasceu há pouco tempo e só deve vir no mês que vem. Já me vejo no sofrimento do post inicial. MAS agora eu tenho mais esperança de dar tudo certo! 

PS. Lilica já gosta de destruir couve e pepino mas continua sem aceitar cenoura, maçã e jiló.

Obrigada a todos!

Editado por AlineLima
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...