Jump to content

Ovo entalado


Samara

Posts Recomendados

Boa tarde gente,

Estou com muitas duvidas, minha calopsita está tentando botar tem quase uma semana, e hj quando ela saiu do ninho percebi que um pouco abaixo da barriguinha dela está roxo. É normal isso??
O que eu devo fazer?? Estou com medo do ovo está entalado.
Ela é albina.

Link para compartilhar
Share on other sites

@Samara

Como assim tentando botar há uma semana? 

Quando o ovo esta formado é normal a região da cloaca ficar mais inchada. Se você conter a ave e assoprar a região você vai conseguir ver o ovo, isso quer dizer que ela vai botar nos próximos dias. 

Agora em relação ao roxo, é um roxo de pancada ou toda região esta roxa ? 

Uma ave com ovo entalado apresenta prostração, dificuldade para defecar, vai ficar com o comportamento anormal. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde Isabella,

Está roxo somente na região. Eu fico com medo pq ela está muito abatida, quase não está saindo pra comer, fico preocupada! Ela nunca teve esse comportamento antes. Quando foi hj na hora do almoço ela saiu e eu reparei este roxo na região abaixo da barriguinha. Ela está há uma semana assim, com a barriga inchada e  não botou nenhum ovo ainda, é o primeiro ovo desta gestação, to achando que ela está demorando demais pra botar este primeiro. Fico com medo dela está com dificuldades para botar, ou ovo esta muito grande, ou entalou, essas coisas entendeu??
Não posso perde-lá! Amo demais da conta!  

Link para compartilhar
Share on other sites

O roxo pode ser pelo contato com o piso do ninho, mas mesmo assim não é comum. O fato dela estar abatidinha e com a região inchada há uma semana é preocupante, eu optaria por uma consulta veterinária e um raio x onde o veterinário vai verificar. 

Se fosse algo recente, eu diria que é normal, minhas fêmeas ficam com a região da cloaca inchada durante uns 3 dias até botarem, parece que vai explodir e também não se alimentam direito, mas uma semana é bastante tempo. Recentemente, tive um caso que pensei que fosse ovo preso, a cloaca estava bem inchada e ela apresentava uma respiração forte mas se tratava de acumulo de líquidos abdominal, que foi causado pela ultima postura dela, quase perdi a pequena. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Nossa Isabella, que susto né?! Mas então, liguei no veterinário hj, e vou leva-la amanhã. Li alguma coisas na internet, de dar uma gotinha de azeite morno no biquinho e colocar na região, você acha que isso dá certo?? E o óleo  Estou com medo até de pega-la, pois está brava demais!!

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu tive problema com uma aqui em casa com ovo preso. Depois de levar ao vet fazer raiox, foi medicada e conseguiu expelir.

Vc tem que observar se ela está fazendo forças pra tentar expelir o ovo. Ela está evacuando? 

Observe e qualquer coisa corre com ela.

Sobro roxo não sei te falar, pq não observei isso aqui.

Não use azeite, não resolve. 

Vapor ajuda.

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

46 minutos atrás, Samara disse:

Nossa Isabella, que susto né?! Mas então, liguei no veterinário hj, e vou leva-la amanhã. Li alguma coisas na internet, de dar uma gotinha de azeite morno no biquinho e colocar na região, você acha que isso dá certo?? E o óleo  Estou com medo até de pega-la, pois está brava demais!!

Eles quase matam a gente do coração. 

Isso é lenda de criador antigo, uns dizem pra passar na cloaca, outros dizem pra dar direito no bico, mas se a ave ingerir vai ter diarreia o que vai deixar ela mais abatida e não vai faze-la expelir o ovo e passar na cloaca, eu vejo menos sentido ainda, por seu algo mais interno do que externo. 

Se ela esta brava é melhor nem pegar mesmo, pra evitar o desconforto dela, mas se conseguir, vire ela de barriga pra cima e assopre as penas da região, se for ovo você vai conseguir enxerga-lo direitinho. 

Amanhã o veterinário vai conseguir ver no exame clinico e no raio x como o ovo esta. Eles geralmente usam um tipo de medicação para estimular a postura e se não funcionar partem para o meio cirúrgico. 

Mande noticias e boa sorte com a pequena. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Ei Rosi

Olha observei no domingo e vi ela evacuando mas bem molinho tipo água. Hj já e quarta ainda não reparei , como trabalho so depois das 18:00 mas vou tentar a observar se ela está vacuando com mais frequência.

Isabella,

mando noticias sim, obrigada pelas dicas. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 month later...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...