Jump to content

Macho/fêmea - mutação cara branca


Ronnie Mikihiro
Ir para a solução Resolvido por Ronnie Mikihiro,

Posts Recomendados

Olá,

Possuo uma calopsita cara branca de mais ou menos 50 dias, veja foto abaixo:

g7YAzhi.jpg

 

O criador não tem certeza, mas pela experiência que ele tem, disse que há grandes possibilidades de ser macho. O pai dele é cara branca e a mãe albina.

Sei que o macho de mutação CB possui cara branca e a fêmea cinza, e que normalmente o rabo da fêmea é pintadinha.

Ele já pia muito, já está muito manso(vai com todo mundo sem bicar) e o rabo possui pintinhas.

Poderia fazer a sexagem, mas fico com receio de tirar sangue da unha dele(a), acho muita judiação hehe.

Me disseram que sempre o filhote de cara branca é todo cinza mesmo e que o macho adquire cara com penas brancas somente depois da primeira muda que ocorre entre 4~5 meses, isso procede? 

Então, qual a opinião de vocês?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Primeira coisa, que nenê mais liiiiiiiiiindo e amassavel !!!! 

Os machos e fêmeas dessa mutação são idênticos quando filhote, realmente, o machinho só começa a adquirir a cara branca com a primeira muda, que acontece entre o 4º e 6º mês, geralmente fica toda branca com a muda de 1 ano. As pintinhas no rabo também é comum nos filhotes, só vão sair se for macho e com a primeira muda. 

Quanto a sexagem, não precisa arrancar sangue da unhinha dele, aliás, eu tenho panico desse método. Basta arrancar umas peninhas do peito da ave, você contem a ave por cima, de modo que prenda as duas asas dela, a cabeça fica entre o dedo indicador e médio, vira o peito da ave pra você e puxe de 4 a 6 peninhas em puxão seco, acredite, elas mal sentem. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigado pela resposta Isabella.

Entendi, vou ligar aqui na clínica de Goiânia que faz a sexagem pra ver se eles fazem pelas penas também, porque uma vez eles me disseram que tem aves que eles só fazem pelo sangue.

Link para compartilhar
Share on other sites

procure laboratórios de biologia molecular como unigen, linkgen, vetdna, são camilo e afins, entre no site, faça o cadastro e solicite o kit de coleta. Aí vc tira umas peninhas do peito e manda pro laboratório.

 

Eu pessoalmente não gosto de fazer exame por amostra de sangue.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 minutos atrás, DCM Balthazar disse:

procure laboratórios de biologia molecular como unigen, linkgen, vetdna, são camilo e afins, entre no site, faça o cadastro e solicite o kit de coleta. Aí vc tira umas peninhas do peito e manda pro laboratório.

 

Eu pessoalmente não gosto de fazer exame por amostra de sangue.

Balthazar fiz exatamente isso, solicitei um kit no são camilo. Só aguardar o exame kit chegar :)

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...