Jump to content

Fazer ovoscopia ou não ?


Leonardo89

Posts Recomendados

Olá!!

Faz três semanas que coloquei casinha na gaiola, daí minha calopsita fêmea  pôs um ovo sábado passado (dia 12). Fiz algumas pesquisas e resolvi parar de cortar a semente de girassol da sua dieta, além disso, estou oferecendo junto com a mistura de sementes, milho(cosido) e couve dia sim/dia não, e também banheira com água limpa todos os dias. Ontem fui dar uma conferida no ninho e tinha mais dois ovos...O problema é que nunca vi minha calopsita acasalando com o seu parceiro, a única coisa que costumo flagrar é o macho se masturbando nos potes de água e ração. O revezamento na hora de chocar parece estar indo bem,  só vi uma vez o ninho vazio (ontem de madrugada).Então como não tenho certeza se os ovos estão galados por nunca ter visto eles acasalarem, gostaria de fazer ovoscopia, mas não sei como, já que sempre há um guardião na casinha, tenho medo de pegar a força e acabar causando algum tipo de desinteresse dos  pássaros nos ovos. Faz mal deixar o ciclo ser concluído mesmo se os ovos não estiverem galados ?

mamae_bicuço.mp4

ninho.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite!

Já que não viu o casal acasalando, seria melhor fazer a ovoscopia pra ver se estão galados, pois se não tiver não tem o porque o casal chocar ovos que não possuem nenhum feto, isso só estaria fazendo com que eles se desgastassem OK?

Espere ela terminar de pôr e conte 5 dias do último ovo, certamente estará evidente se está ou não galado.

Caso não estiver, descarte um por dia o último com o ninho.

Boa sorte, abraço!

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu também nunca vi o meu casal acasalar e agora estão com 3 filhotinhos :), eu não aguentei e fiz a ovoscopia quando ela estava fora do ninho, uns 3 dias após ela ter botado o 5 ( que foi o ultimo) os últimos 3 estavam galados. Se não estiver descarte-os como foi dito acima.

Link para compartilhar
Share on other sites

21 horas atrás, Guilherme Carli disse:

Boa noite!

Já que não viu o casal acasalando, seria melhor fazer a ovoscopia pra ver se estão galados, pois se não tiver não tem o porque o casal chocar ovos que não possuem nenhum feto, isso só estaria fazendo com que eles se desgastassem OK?

Espere ela terminar de pôr e conte 5 dias do último ovo, certamente estará evidente se está ou não galado.

Caso não estiver, descarte um por dia o último com o ninho.

Boa sorte, abraço!

Obrigado, vou seguir esta dica.

19 horas atrás, NathanMR disse:

Eu também nunca vi o meu casal acasalar e agora estão com 3 filhotinhos :), eu não aguentei e fiz a ovoscopia quando ela estava fora do ninho, uns 3 dias após ela ter botado o 5 ( que foi o ultimo) os últimos 3 estavam galados. Se não estiver descarte-os como foi dito acima.

Hummm... Bom saber.

Achei que o fato de eu não ver minhas calos acasalarem, ja seria motivo para acreditar que os ovos não tem gala. Ontem de noite consegui fazer carinho na femea enquanto ela chocava, ela ainda oferecia o pescoço pedindo mais carinho. Assim consegui acalma-la, tirei os ovos e olhei contra a lampada, não percebi nada dentro deles =/.

Mas se o primeiro foi posto dia 12, ontem ele completou 5 dias, acho que os outros 2 ainda estava muito cedo p/ conferir.

Grato pelas dicas!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...