Jump to content

Meu casal de calopsitas estão brigando


Ricardo Castro Rocha
Ir para a solução Resolvido por Ricardo Castro Rocha,

Posts Recomendados

Bom dia Pessoal!

Tenho um casal de Calopsitas, ontem minha fêmea botou seu primeiro ovo, estávamos todos felizes mas hoje eles tiveram uma briga muito feia de arrancar penas e até sangrar, tirei o macho e deixei fora do viveiro por alguns minutos, depois o coloquei novamente no viveiro e ele entrou no ninho e começou a bater na fêmea de novo, o tirei novamente e coloquei numa gaiola separada ao lado do viveiro.

O que devo fazer? Estou preocupado pois eles nunca brigaram assim. Será que devo deixa-los separados? Isso pode interferir diretamente na reprodução deles?

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Bia!

Sim eles cruzaram diversa vezes, até ontem estava tudo bem, inclusive os dois ficaram juntos no ninho, meu macho "Tonico" sempre foi muito ciumento, mas nunca a ponto de machuca-la.

Estou preocupado porque é a segunda vez que eles entram em fase de reprodução, na primeira vez foi muito tranquilo, inclusive eles até revezavam no cuidado com os ovos.

Por hora vou deixa-los separados pra ver se ele se acalma...

Link para compartilhar
Share on other sites

Tem que deixá-los em um local tranquilo. Não mexer e nem ficar olhando.

Reprodução estressa, ficam superprotetores.

Nessa fase de postura dos ovos, eles ainda namoram, tem que deixar juntos pra dar tudo certo e galar os ovo.

Eu não iria intervir, ou então seria melhor desistir de deixá-los ter filhotes.

Na primeira vez tiveram filhotes?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Oi Rosii.

Na primeira vez ela botou quatro ovos e nasceu um filhote que completou 1 ano, fiquei preocupado porque é a primeira vez que vi meu macho tão agressivo.

Seguirei seu conselho, vou coloca-los juntos de novo e ver o que acontece, muito obrigado pelas dicas.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 5 anos depois...

Oi! como não sei onde perguntar, vou falar aqui mesmo: Tenho um casal de calopsitas que estão na oitava ninhada, tem dois ovos no ninho. Tem dado tudo sempre certo, os dois sempre foram muito apegados e se deram bem, revezando ao chocar, respeitando o outro ao acasalar, alimentando e cuidando bem dos filhotes. Eles tiveram algumas briguinhas, eu sempre separava, mas nunca era nada sério... Até hoje. Hoje, o macho brigou muito com a fêmea, bicou o pé dela e sangrou. Ela está assustada, e eu também. Passamos reforcina e ela está melhorando (remédio neutro que alivia e ajuda a cicatrizar, para animais e pessoas). Separei os dois, e eles parecem mais calmos, mas tenho medo de que eles tenham outra briga séria se juntá-los de novo. Quero saber duas coisas: 

1 - É normal eles brigarem feio assim, mesmo depois de muito tempo convivendo perfeitamente bem até está oitava ninhada?

2 - Se eles continuarem brigando, devo deixá-los separados? Eles não vão conseguir cuidar dos filhotes individualmente. Naturalmente, precisam um do outro para cuidar dos bebês.

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 21/03/2016 at 08:19, Ricardo Castro Rocha disse:

Bom dia Pessoal!

Tenho um casal de Calopsitas, ontem minha fêmea botou seu primeiro ovo, estávamos todos felizes mas hoje eles tiveram uma briga muito feia de arrancar penas e até sangrar, tirei o macho e deixei fora do viveiro por alguns minutos, depois o coloquei novamente no viveiro e ele entrou no ninho e começou a bater na fêmea de novo, o tirei novamente e coloquei numa gaiola separada ao lado do viveiro.

O que devo fazer? Estou preocupado pois eles nunca brigaram assim. Será que devo deixa-los separados? Isso pode interferir diretamente na reprodução deles?

Se você separar eles terá que retirar o ninho, um só chocando não é o recomendado. Acredito que essa seja a melhor opção. 

Você viu eles acasalando? 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 anos depois...

Boa tarde.

Comprei a 1 mês um casal de calopsita, para meus filhos que são pequenos e gostam de está sempre olhando. Eles cruzaram algumas vezes e vi na brecha da casinha que tem 1 ovo estamos felizes, porem o macho tem dado umas surras na femea vez e outra ela esta bem assustada e estamos preocupados. Até dentro da caxinha eles brigam o que posso fazer para evitar isso?

 

Queremos muito a reproduçao, como podemos ajudar.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...