Jump to content

Corto ou não corto?


Diego Nunes

Posts Recomendados

Bom dia pessoal.

Hoje de manha por volta das 10:00 eu fui alimentar meus lutinos e o que aconteceu é que eles já descobriram pra que serve a asa, e um deles quando voou acabou ferindo a lateral da asa :( , vendo o pouco de sangue que saiu ja me bateu o desespero. Mas eu corri e coloquei um pouco de pó de café como sugerido em dicas que me aprofundei a pesquisar. Mas a dúvida é a seguinte, se eu passo remédios que usamos em nós mesmos para poder passar em aves, e se também já posso cortar as penas das asas deles, pois nao tenho ideia da idade que eles estão e se posso cortar nessa faixa etária.

 

20160314_105817.jpg

20160314_105821.jpg

20160322_110453.jpg

20160322_110549.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Diego!

Você ja pode cortar sim, mas antes pesquise bem como deve ser feito o corte. Tem gente que "ATORA" as azas das calopsitas, isso não se faz. Enquanto elas estão com as azas grandes, tome muito cuidado com ventiladores de teto, fogão, janelas e portas abertas, etc. 

OBS: Não tenho o costume de cortar as azas das minhas porque só as solto em ambientes fechados e sem risco.

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá...mesmo com asas cortadas algumas aves ainda conseguem voar. O importante é que elas fiquem em locais seguros qdo soltas. Janelas e portas sempre fechadas. Já pode cortá-las sim, se é o que pretende. Mas como o Leonardo disse (serve o vídeo ), e se me permite acrescentar, leve a uma pessoa experiente para fazê-lá.  Mas aconselho a assistir alguns vídeos tb da forma correta a se cortar. Pq alguns criadores costumam cortar toda a asa e isso faz com que ela fique suscetível a sofrer acidentes. O certo é deixar as duas últimas penas da asa sem cortar. Qto ao café, não há nada que comprove seu efeito. Eu julgo até ser arriscado colocá-lo. Basta que pressione com um algodão por alguns segundos e o sangue estanca. Caso não aconteça, existe um pó próprio para isso que vc encontra em casas especializadas. O único medicamento humano que se pode passar nelas é antisséptico e soro. Esse sangramento se deve pelo crescimento das penas dela. Ela tem canhões novos e isso pode acontecer. Melhoras para a danadinha!

Editado por Stephanie
Link para compartilhar
Share on other sites

Olha geralmente a partir de 25 dias de vida ja pode cortar...eu uma vez perdi uma caloosita filhote com exatamente 25 dias pq nao cortei as asas e fui colocar ela olpra tomar um sol...e ela bateu asas e foi embora e nunca mais voltou...se vc nao sabe cortar ...olha ai na foto !..tem um limite pra cortar pra vc nao sangrar a asinha dela ..vc corta rente  a camada de penas que estao a cima da que vc ta cortando (as pontas da camada de cima é  o seu limite ...entendeu?ll

Screenshot_2016-02-21-20-57-36-1.png

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Pode não, deve cortar. A partir do momento que elas começam a voar elas correm o risco de se machucarem ou se perderem. Se você não tem como soltar elas apenas em locais seguros ou se pretende criar soltas, as asas aparadas darão muito mais segurança.

Não existe idade fixa para corte das asas pois o desenvolvimento de cada ave é diferente. A partir do momento que elas começam a voar, você deve aparar. Da mesma forma é para cortar as asas depois. As penas vão crescendo e não há um tempo definido pra voltar a cortar. Você tem que monitorar o crescimento das penas e ir sempre aparando.

Agora, pesquise para cortar as asas da maneira correta. Tem gente que corta tudo e tem gente que corta uma asa só. Eu particularmente não faço isso. Corto as duas asas iguais e somente corto as penas de voo. Isso da mais segurança pra ave sem retirar totalmente a capacidade de voar baixo e perto. Da uma pesquisada.

Link para compartilhar
Share on other sites

Entao Camila...eu sempre cortava exatamente desse jeito aí. ..e perdi uma calopsita e quase perdi um agapornis..ele voou e eu consegui depois de 5 horas rencontrar...e eu tinha cortado a asas deles 4 dias antes...dai nunca mais cortei assim...nao sei ...mas pra mim q meus passaros vivem soltos em lugar muito aberto esse corte nao resolveu..talves ele resolva em pasaros q vivem em lugar mais limitado!!! 

@KamilaF

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

E eu fico com medo deles irem voar e cair se cortar tudo, @gilva. Se machucarem com a queda. Como as minhas ficam em locais que da pra controlar mais, eu estou cortando assim. Estou observando um que eu cortei assim e logo depois a pena que eu deixei caiu devido a muda. Estou vendo como ele se vira. Dependendo, vou cortar mais as asas pq morro de medo deles voarem e sumirem.

Link para compartilhar
Share on other sites

Desse jeito q corto é  super tranquilo pra eles...eles se defendem de eventuais quedas e passam de um galho a outro  ...claro que galhos q estao mais proximos ne?...sou muito segura com o corte ...acho que quando os donos cortam alem das 10 penas aí sim ..q eles ficam sem defesa e podem se machucar em quedas!!! Ja vi cada corte de cortar o meu coracao!

@KamilaF

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Devem cortar!

Filhotes são danadinhos, com carinha de santinho, só esperando oportunidade de dar primeiro vôo!!

Com 30 dias de vida já se deve  aparar as penas de vôo. E mesmo assim não fique com elas em local aberto, todo cuidado é pouco. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...