Jump to content

Panico noturno e asa machucada.


Nani Freitas

Posts Recomendados

Bom dia pessoal.

Estou um tanto desesperada.. Meu bebê se debateu na gaiola durante a noite, não foi a primeira vez, teve uma outra em que ele quebrou algumas penas do rabo, mas cheguei a tempo de algo pior. Mas dessa vez não ouvi o barulho. Só percebi o que houve hoje pela manha quando fui trocar a água e a comida dele. Ele fica durante a noite na minha cozinha, não cubro a gaiola :( Tinha sangue no chão, nas paredes e até no meu armario.. Eram gotas, umas bem pequenas e outras maiores. Pela quantidade, ele perdeu uma quantidade media de sangue pelo tamanho dele. Fiquei extremamente assustada. Peguei ele e fui procurar de onde vinha o sangramento. Percebi sangue seco na asa direita. Como estava de saida pro trabalho, passei só um pouco de agua na asa pra limpar.. Vim trabalhar chorando de preocupação pq vi em um topico que eles não podem perder quase nada de sangue, estou com o coração na mão pois só vou ver ele as 14h. Gostaria de saber se tenho q levá-lo em um veterinario ou só dando complemento de ferro resolveria o problema da perda de sangue?

Preciso de dicas. Todas serão bem vindas..

Onde compro o complemento, como dou, só isso basta, se preciso dar mais alguma coisa junto na alimentação, preciso fazer curativoo.. Me ajudem gnt.. estou muito preocupada..

 

Obrigada.

Não tive tempo de tirar fotos, mas assim que chegar eu farei e posto aqui amanha.

Link para compartilhar
Share on other sites

Não precisa reposição de ferro. Se a alimentação dele é balanceada, não se preocupe. Dê verduras verde escuro, beterraba, coisas que contenham ferro. Ovo cozido tb, pq tem proteína e o ajudará na revitalização. Ele tem boa coagulação, uma vez que vc já observou o sangue seco. Existe a necessidade de reposição qdo a perda é absurda ou qdo a ave tem problema coagulação. Fora isso ele aparentava estar bem? Tente evitar esses pânicos. Cubra a gaiola com um pano fino (tnt, deixe somente um espaço no fundo da gaiola para circulação de ar), coloque luminária de tomada (1w). Ela vai deixar o ambiente e penumbra, assim se ele se assustar com algo, assim que abrir os olhos verá que está em lugar seguro, na sua casa. Uma observação, ele fica o tempo todo na cozinha? Pq preciso alertá-la qto a panelas de teflon, qdo vão para o fogo, soltam uma substância altamente tóxica para eles. Geralmente fatais! 

Link para compartilhar
Share on other sites

Panicos noturnos sao comuns em passaros q dormem sem uma cobertura na gaiola e q se assustam durante a madrugada ....o sangramento deve ter sido pq feriu a asa...nao deve ser nada preocupante se a asa estiver normal...mas se vc v q ele esta sentindo dor ao movimentar a asa ou se esta com ela arriada...seria bom uma visita ao veterinario...a oartir de hoje cubra a gaiola com um lencolzinho fino ou tnt pwra evitar outros panicos e machucar ele seriamente...espero ter ajudado!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

8 minutos atrás, Stephanie disse:

Não precisa reposição de ferro. Se a alimentação dele é balanceada, não se preocupe. Dê verduras verde escuro, beterraba, coisas que contenham ferro. Ovo cozido tb, pq tem proteína e o ajudará na revitalização. Ele tem boa coagulação, uma vez que vc já observou o sangue seco. Existe a necessidade de reposição qdo a perda é absurda ou qdo a ave tem problema coagulação. Fora isso ele aparentava estar bem? Tente evitar esses pânicos. Cubra a gaiola com um pano fino (tnt, deixe somente um espaço no fundo da gaiola para circulação de ar), coloque luminária de tomada (1w). Ela vai deixar o ambiente e penumbra, assim se ele se assustar com algo, assim que abrir os olhos verá que está em lugar seguro, na sua casa. Uma observação, ele fica o tempo todo na cozinha? Pq preciso alertá-la qto a panelas de teflon, qdo vão para o fogo, soltam uma substância altamente tóxica para eles. Geralmente fatais! 

Stephanie, ele aparenta ser o mesmo, piou quando o sol nasceu até eu ir lá na cozinha, abrir a gaiola pra ele com sempre faz, não estava abatido nem nada, estava normal. Não, eu deixo a gaiola dele durante o dia na lavanderia por ser bem ventilado, mas na maioria do tempo ele fica solto, mais precisamente na sala ou no quarto pq fica atras da gnt.. Ele não come frutas nem verduras, já tentei de tudo, por varios dias mas ele nem vai de curioso perto.. acho que vou complementar com farinhada de ovo o que você acha?

11 minutos atrás, gilva disse:

Panicos noturnos sao comuns em passaros q dormem sem uma cobertura na gaiola e q se assustam durante a madrugada ....o sangramento deve ter sido pq feriu a asa...nao deve ser nada preocupante se a asa estiver normal...mas se vc v q ele esta sentindo dor ao movimentar a asa ou se esta com ela arriada...seria bom uma visita ao veterinario...a oartir de hoje cubra a gaiola com um lencolzinho fino ou tnt pwra evitar outros panicos e machucar ele seriamente...espero ter ajudado!

Ajudou sim Gilva, muito obrigada!! :)

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 10 months later...

Minha calopsita vira e meche tem panico noturno. Ele fica no quintal mas é area coberta, eu cubro só com um lençol e deixo um pouco o fundo da gaiola aberta pra ventilar.. será que ele sente frio mesmo assim?? Ele teve panico essa noite e peguei ele o biquinho tava um pouco gelado e as duas asas saindo sangue, essa noite choveu e esfriou um pouco.. coloquei pra dentro na mesma hora. Mas estou preocupada com o sangramento, nao consigo arrancar os canhões, da ultima vez levei no vet pra arrancar mas ele ainda deixou uma q tava quebrada bem no toco e nao conseguiu arrancar, disse q ele expulsaria sozinho com o tempo, e falou pra mim ir espirrando antiseptico e dar vitagold. Não faz nem 1 mes isso.. e aconteceu de novo :/ sera que deixo as penas q quebraram e vou limpando e espirrando antiseptico que saem com o tempo?

Editado por Estela
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Estela disse:

Minha calopsita vira e meche tem panico noturno. Ele fica no quintal mas é area coberta, eu cubro só com um lençol e deixo um pouco o fundo da gaiola aberta pra ventilar.. será que ele sente frio mesmo assim?? Ele teve panico essa noite e peguei ele o biquinho tava um pouco gelado e as duas asas saindo sangue, essa noite choveu e esfriou um pouco.. coloquei pra dentro na mesma hora. Mas estou preocupada com o sangramento, nao consigo arrancar os canhões, da ultima vez levei no vet pra arrancar mas ele ainda deixou uma q tava quebrada bem no toco e nao conseguiu arrancar, disse q ele expulsaria sozinho com o tempo, e falou pra mim ir espirrando antiseptico e dar vitagold. Não faz nem 1 mes isso.. e aconteceu de novo :/ sera que deixo as penas q quebraram e vou limpando e espirrando antiseptico que saem com o tempo?

Estela, quanto as penas não tenho muita experiencia, mas talvez se você deixar uma luz no viveiro do quintal, pode ajuda-lo a se sentir mais seguro. Tem esse tutorial que foi postado na pagina que foi bem útil pra mim

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 anos depois...

Eu sempre cubro as minhas calopsita sempre com um pano e quando tá muito frio eu ponho um cobertor por cima porque elas sentem frio.. As minha também tem pânico noturno muitas vezes isso acontece quando algum bicho, inseto, se aproxima da gaiola, por isso quando elas se debatem tem que dar uma olhada na gaiola e envolta dela, pois pode haver algum inseto como lagartixa, barata ou até mesmo um rato perturbando elas, então tem sempre que verificar.

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 08/02/2017 at 06:17, Estela disse:

Minha calopsita vira e meche tem panico noturno. Ele fica no quintal mas é area coberta, eu cubro só com um lençol e deixo um pouco o fundo da gaiola aberta pra ventilar.. será que ele sente frio mesmo assim?? Ele teve panico essa noite e peguei ele o biquinho tava um pouco gelado e as duas asas saindo sangue, essa noite choveu e esfriou um pouco.. coloquei pra dentro na mesma hora. Mas estou preocupada com o sangramento, nao consigo arrancar os canhões, da ultima vez levei no vet pra arrancar mas ele ainda deixou uma q tava quebrada bem no toco e nao conseguiu arrancar, disse q ele expulsaria sozinho com o tempo, e falou pra mim ir espirrando antiseptico e dar vitagold. Não faz nem 1 mes isso.. e aconteceu de novo :/ sera que deixo as penas q quebraram e vou limpando e espirrando antiseptico que saem com o tempo?

Ela fica num viveiro fixo ou numa gaiola? Durante noites frias, com chuva ou vento, o ambiente deve ser ainda mais protegido, pois a resistência das aves pro frio é bem menor. Cubra com uma cobertinha ou pano mais grosso durante a noite, pode tentar comprar uma lampada de cerâmica também pra colocar no ambiente que ela fica, elas são próprias pra aquecimento e você encontra em lojas que vendem artigos de construção e decoração. Se ela fica numa gaiola, traga ela pra dentro de casa pra dormir. O barulho no quintal pode assustar as aves, insetos, gatos, outros animais, pessoas andando ou falando ao redor e barulhos de carros ou moto, fazem elas acordarem assustadas e se debaterem. Durante a noite elas precisam de um lugar escuro e calmo, pra que não ocorra de ter pânico noturno. Lençóis costumam ter tecido fino, então cubra com um pano mais grosso pra que ela não passe frio e o ambiente fique mais escuro. O importante mesmo é eliminar o barulho, então dentro de casa seria o ambiente ideal pra elas dormirem.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 anos depois...

Oii, gente tenho 1 casal de calopsitas ontem eles tiveram pânico noturno "acredito eu que foi primeira vez* eu estava dormindo quando vi eles batendo asas bem forte, fui lá olhar pois achei que era algum bicho e etc, eu acendi as luzes e não vi nada, depois fui dormir, e depois que acordei vi que o macho está com o canhão da asa vermelha de sangue seco, ele não está sangrando nem nada, mais fiquei bem assustada, a fêmea só tinha um sangue bem pouco na região do papo, então não me preocupei muito, agora o macho está com o canhão vermelho de sangue, alguém me ajuda? Vi alguém dizendo que tem que arrancar esse canhão ou algo parecido, queria saber se e verdade!😥

IMG_20230720_165252_240.jpg

Editado por maryy psitas
Link para compartilhar
Share on other sites

22 horas atrás, maryy psitas disse:

Oii, gente tenho 1 casal de calopsitas ontem eles tiveram pânico noturno "acredito eu que foi primeira vez* eu estava dormindo quando vi eles batendo asas bem forte, fui lá olhar pois achei que era algum bicho e etc, eu acendi as luzes e não vi nada, depois fui dormir, e depois que acordei vi que o macho está com o canhão da asa vermelha de sangue seco, ele não está sangrando nem nada, mais fiquei bem assustada, a fêmea só tinha um sangue bem pouco na região do papo, então não me preocupei muito, agora o macho está com o canhão vermelho de sangue, alguém me ajuda? Vi alguém dizendo que tem que arrancar esse canhão ou algo parecido, queria saber se e verdade!😥

IMG_20230720_165252_240.jpg

Normalmente tem q arrancar os canhões sangrando, mas não vou dizer para vc fazer isso pq se vc fizer errado pode ferir a calopsita. Leve-o num veterinário de exóticos para verificar o procedimento correto e se necessário arrancar a pena com segurança. Informe sua cidade para recomendação de clínica. Se a pena ficar sangrando pode infeccionar ou causar dor e novos debatimentos.

Link para compartilhar
Share on other sites

On 21/07/2023 at 15:15, Mitchel disse:

Normalmente tem q arrancar os canhões sangrando, mas não vou dizer para vc fazer isso pq se vc fizer errado pode ferir a calopsita. Leve-o num veterinário de exóticos para verificar o procedimento correto e se necessário arrancar a pena com segurança. Informe sua cidade para recomendação de clínica. Se a pena ficar sangrando pode infeccionar ou causar dor e novos debatimentos.

A asa dele não está sangrando, apenas com sangue seco, ele está bem animado cantando não perdeu interesse pelo ninho, ele está bem😃

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...