Jump to content

Mosca nas penas.


Rogerio Castelo
Ir para a solução Resolvido por alex,

Posts Recomendados

Olá amigos, eu tenho uma fêmea lutino, ela está com 4 filhotes entre 10-15 dias cada.

As vezes eu noto uma mosca passeando pela suas penas, como ela é bem branca dá pra notar que ela se esconde ali, normalmente eu tento tirar e demora um bom tempo, pois ela fica mudando de lugar e a minha femea se incomoda muito com isso, ficando bem estressada quando faço isso. Depois de um tempo eu consigo retirar a mosca que sai voando ou as vezes consigo matá-la, já aconteceu da mosca sair voando e depois voltar segundos após.

 

Hoje notei outra mosca nela. Como ela está com filhotes fico mais preocupado com isso, pesquisei na internet e não encontrei nada a respeito, alguém pode me ajudar? Ela pode botar ovos e parasitas na minha calopsita? Aquele pó pra piolho ajuda? Devo colocar? Ela está na fase de alimentação dos filhotes e não coloquei pois imaginei que possa prejudica-los..

Editado por Rogerio Castelo
Link para compartilhar
Share on other sites

Com qual frequencia vc esta higienizando o ninho com os filhotes??pode ser o coco dos filhotes no ninho q esta atraindo essas moscas...tranfere os filhotes e  os pais para um outro lugar ..e higienize muito bem a gaiola e o ninho...e depois volta com eles para a gaiola!! experimente fazer isso ! Espero ter ajudado!

Link para compartilhar
Share on other sites

É perigoso mesmo a mosca botar, principalmente por causa da miíase. Quando os meus estavam com filhotes também acontecia isso. O que eu fazia? Raspava e trocava com frequência a maravalha do ninho, se não me engano, a cada dois ou três dias fazia isso. Limpava a bandeja duas vezes ao dia, tudo muito limpinho para afastar a mosca. até o chão, varria e passava desinfetante. 

Uma opção é vc fazer armadilha para pegar moscas e colocar a uns metros de distancia e observar se funciona.

Link para compartilhar
Share on other sites

Esse tipo de mosca já apareceu 3x nela em épocas que não haviam filhotes, o ninho foi limpo ontem. Limpo sempre. O interessante é que mesmo tendo outras calopsitas e uma delas sendo lutino também, nunca encontro moscas nas penas das outras.

Aquele remédio em pó para piolhos funciona? Não lembro o nome, mas tenho em casa.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

@Rogerio Castelo boa tarde, por acaso a mosca é desse tipo? Foi o que encontrei.

Pseudolynchia canariensis
Pseudolynchia canariensis, conhecida pelo nome comum de mosca-do-pombo, é uma mosca da família dos hipoboscídeos, cosmopolita, de corpo achatado e coloração acastanhada,     ectoparasita de aves domésticas. Wikipédia
 
Nome científico: Pseudolynchia canariensis
Classificação: Espécie
 

Mosca picadora, 10 a 13mm; Cabeça esférica, Olhos pequenos, ocelos ausentes, pernas anteriores e médias curtas

Largamente distribuída, ataca mais de 30 espécies de aves, observada no pombo doméstico; fêmeas larvíparas; moscas são rápidas e esconde-se embaixo das penas das aves

Anemia, aves irritadas, mortalidade em pombos jovens; transmite Haemoporoteus columbae (hematozoário).

O tatamento consiste na utilização de repelentes - pouca eficácia; remoção manual das moscas; inspeção periódica. Como medidas de controlo: não permitir acesso das aves de vida livre.

Ataca os seres humanos com rapidez, tem comportamento agressivo; os humanos podem se retrair mas ela continua a persegui-los, é claro, quando vistos pelo inseto.

índice.jpg

Editado por alex
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Alex, se parece com essa. Tudo o que achei a respeito foi sobre essa mosca do pombo. Na dúvida, passei uma meia hora mas finalmente consegui retirar ela, mesmo pegando com a mão ela fugiu novamente e saiu voando. O jeito será ficar atento e sempre que voltar, tirar novamente. O problema é que a minha calopsita fica tão estressada que fica sem ar, respirando pela boca e escuto ela xiando, quase asmática por causa do estresse, mesmo mansa ela odeia quando a pego dessa forma.

Lemos um artigo em espanhol aqui e creio que vou passar o pó anti piolhos, talvez ajude.

Link para compartilhar
Share on other sites

39 minutos atrás, Rogerio Castelo disse:

Oi Alex, se parece com essa. Tudo o que achei a respeito foi sobre essa mosca do pombo. Na dúvida, passei uma meia hora mas finalmente consegui retirar ela, mesmo pegando com a mão ela fugiu novamente e saiu voando. O jeito será ficar atento e sempre que voltar, tirar novamente. O problema é que a minha calopsita fica tão estressada que fica sem ar, respirando pela boca e escuto ela xiando, quase asmática por causa do estresse, mesmo mansa ela odeia quando a pego dessa forma.

Lemos um artigo em espanhol aqui e creio que vou passar o pó anti piolhos, talvez ajude.

vai dar tudo certo, só tenha paciência, e boa sorte

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...