Jump to content

Desmame da papinha fase final


Posts Recomendados

Olá galera, estou muito feliz que aos poucos estou conseguindo tirar o Liminha da papinha, estamos quase na fase final, mas me surgiu uma dúvida: Atualmente estou dando papa pra ele 2x ao dia, 11:00 da manhã e 11:00 da noite, sendo que pela manhã dou 10ml e pela noite 15ml. Todas as 2 vezes de imediato ao terminar de comer a papa ele vai direto para as sementes, ele consegue abrir todas as sementes, porem algumas como girassol eu acho que ele abre mas não come, me parece que é mais por brincadeira pois vejo ele abrir mas não vejo ele comer o conteúdo da semente.

Minha pergunta é a seguinte: Ele passou de 3x ao dia pra 2x a duas semanas e agora vocês acham que já seria o tempo de reduzir para uma vez por dia? E se a resposta for sim, qual devo retirar, a da manhã ou a da noite?

Peso dele de papo seco: 81g-82g após a papa da noite: 100g-103g.

Abraço pessoal

Link para compartilhar
Share on other sites

Ah, o filhote está num peso bom sim. Qual é a idade da ave? Primeiro, a gente retira a papinha do dia. Daí, vc deixa só com a da noite e vai acompanhando o peso. A seguir, ofereça a da noite dia sim dia não. Depois, vc pode dar a da noite de 2 em 2 dias. Finalmente, vc deixa sem papa. Mas, nem tenha pressa. fazendo tudo devagar fica mais seguro. Qualquer coisa que precisar, conte conosco.:)

Link para compartilhar
Share on other sites

Ah, o filhote está num peso bom sim. Qual é a idade da ave? Primeiro, a gente retira a papinha do dia. Daí, vc deixa só com a da noite e vai acompanhando o peso. A seguir, ofereça a da noite dia sim dia não. Depois, vc pode dar a da noite de 2 em 2 dias. Finalmente, vc deixa sem papa. Mas, nem tenha pressa. fazendo tudo devagar fica mais seguro. Qualquer coisa que precisar, conte conosco.:)

Hoje de papo vazio estava com 84g e depois de dar 15ml da papa ele ficou com 104g. Ele faz dia 10 três meses de vida. Já posso retirar a do dia amanhã mesmo? retiro a do dia de uma vez ou vou reduzindo a quantidade já que do dia eu dou 10ml e a noite 15ml, reduzo pra 5ml a do dia por 1 semana e depois elimino de vez a da manhã, acha bom assim para parar a parte do dia?

Já quando estiver só na da noite por uma semana com 15ml, aí reduzo para 10ml, na semana seguinte 5ml na outra semana dia sim dia não 5ml por mais uma semana e depois retiro de vez? O que acha? Qual o peso mínimo nessa trajetória de desmame que não posso deixar ele chegar?

Lembrando que na gaiola dele fica disponível 24h por dia um pote com ração, outro com extrusada, outro com aveia e girassol, outro com farinhada e outro com a água, claro.

Link para compartilhar
Share on other sites

Para o desmame eu faço uma mistura utilizando 2 medidas de sementes, 1 medida de extrusada e 1/2 medida de farinhada.

​VC prepara essa mistura e corta de vez a papa e deixa ele comer o que tiver nessa mistura se quiser e se não quiser não come e fica gritando direto e se debatendo na gaiola?

Poderia detalhar mais?

Link para compartilhar
Share on other sites

Para o desmame eu faço uma mistura utilizando 2 medidas de sementes, 1 medida de extrusada e 1/2 medida de farinhada.

​VC prepara essa mistura e corta de vez a papa e deixa ele comer o que tiver nessa mistura se quiser e se não quiser não come e fica gritando direto e se debatendo na gaiola?

Poderia detalhar mais?

​Eu dou a papa e deixo essa mistura na gaiola.

Link para compartilhar
Share on other sites

Não corte a papa de uma vez. Tudo deve ser feito gradual, você pode espaçar mais os horários e oferecer os novos alimentos, para você tirar a papa você precisa ter certeza que a ave já sabe se alimentar sozinha. 

Veja se ela já procura as sementes e a ração, ofereça os alimentos frescos mais molinhos para ela ja se adaptar e vá espaçando cada vez mais os horários da papinha para que ela busque os novos alimentos, mas sempre de olho se a ave esta com fome ou sem comer a muito tempo. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Não precisa pressa em retirar a papinha. É como a Isabella está falando. Coloque milho, farinhada, couve e jiló que são alimentos moles. Ofereça ração extrusada e o mix de sementes. Boa sorte e mande notícias.

Link para compartilhar
Share on other sites

Normalmente as calopsitas deixam a papinha entre 45 e 60 dias, mas depende das condições onde vivem. Quando estão junto com outras calopsitas adultas, o desmame é muito rápido, para calopsitas criadas sozinhas esse tempo pode ser até maior que os 60 dias. Você não mencionou o tempo que ela tem, mas é normal elas comerem mesmo depois que a alimentamos. Quando ela estiver próxima de deixar a papinha você perceberá, pois ela irá recusar e se debater para não comer. Como já falaram não tenha pressa é gradual essa transição e nunca é demais. Só acho que 11 horas da noite é muito tarde para alimentar ela. Eu aconselharia a dar logo que acorda e no máximo até as 7 da noite, assim ela terá um tempinho extra para absorver o alimento e comer as sementes e extrusada se desejar. Além da mistura de alimentos num mesmo pote para se acostumarem, deixa a água ao lado desse pote, pois elas molham a ração para comer e assim ela se acostumará mais rápido a comer a ração. Quando ela já estiver se alimentando sozinha e deixado a papinha, separe cada alimento em um potinho e mantenha um ao lado do outro, pois ela na hora de se alimentar irá diversificar sozinha. 

Link para compartilhar
Share on other sites

É muito importante verificar se as aves estão realmente comendo as sementes, já vi e soube de casos de alguns filhotes apenas descascarem as sementes, como se fosse fosse uma brincadeira, mas não comiam efetivamente.

Claro que são pontos fora da curva, maaaaaaaaassssss........

Link para compartilhar
Share on other sites

Qual a idade do seu filhote?

Primeiro eu reduziria essa quantidade de papinha, tenta dar uns 6ml cedo e uns 10ml a noite.

Se ele estiver cheio de papinha ele irá apenas brincar com as sementes.

Depois vc tira a papinha de cedo e forneça a noite, assim ele ñ dorme com fome se realmente ñ estiver comendo ou comendo pouco.

Aí vc vai notar que poderá ir diminuindo e intercalando os dias. Logo ele estará sem comer mais a papa.

Mais só tire de vez qdo tiver certeza viu!

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Dia 10, daqui a 5 dias, segundo o criador que me vendeu ele estará completando 3 meses. Não sei como saber se ele estar brincando com as sementes somente descascando ou de fato comendo, mas no potinho tem muita casca de aveia, girassol, mileto, etc... o que eu sei que ele come é farinhada até pq não tem o q descascar.rsrsrsrs hoje pela primeira vez ele pegou o milho cozido, mas tb tive minhas dúvidas se ele estava brincando ou comendo.

Com relação ao horairo de 11 da noite e 11 da manhã é pq ele fica ativo até 11 da noite e como estou dando 2x ao dia a papa logo seria 11 da manhã, pra eu dar as 7 da manhã teria de dar tb 7 da noite e tenho medo dele ir dormir com fome caso esteja comendo pouca semente ou até mesmo nao comendo.

Na gaiola tem um potinho com aveia e girassol, outro com mistura de sementes, outro com  extrusada, outro com milho fora da espiga e outro com água. Ainda bem que é um viveiro pa n caberia em uma gaiola.

Ele é o único animal da casa, fora eu.rsrsrsrs devido a não ver outro calopsita se alimentando de sementes sei que tardia mesmo o desmame.

Obrigado pessoal, vcs são d+.

Link para compartilhar
Share on other sites

Ele já está com idade boa pra diminuir essa papinha. Primeiro diminui a quantidade e depois passa pra uma vez apenas, só assim ele sentirá mais fome e buscará novos alimentos.

Qto ao horário​ pode ficar tranquilo em dar as 7 da noite, aves dormem cedo e ele não irá dormir com fome, afinal já tem que ir entrando no ritmo. As minhas, agora que esfriou pouquinho já estão dormindo 17:30 todo dia, nesse horário começam piadeira e tenho que cobrir a gaiola senão não param e acordam entre 6, 6:30.

Não vejo necessidade de deixar um potinho com aveia e girassol, são sementes muito calóricas e tem que ser oferecidas com moderação. 

Editado por Rosii
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...