Jump to content

Diarréia


Edilene Russano
Ir para a solução Resolvido por Shenna,

Posts Recomendados

Minha calopsita esta com diarreia, o veterinario receitou avittrin sulfa, sem resultados, depois receitou enrofloxacina e nada de melhorar. alguem pode me ajudar  ? 

converse com ele sobre a realização de exames de fezes e o uso de probióticos....

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 month later...

Olá amigos, tenho três calopsitas num viveiro, um casal mais um macho, eu sempre os alimentava com sementes, farinhada a vontade (a farinhada por alguns períodos de dias), e de vez enquando devido a correria do dia a dia apenas uma folha ou milho tipo uma vez por semana, lendo que seria melhor a ração no meu caso de não complementar bem com alimento naturais introduzi a ração pm13 da megazoo, tentei a adaptação alimentar como consta na embalagem, a qual tive que estender por mais tempo, mesmo assim hoje tenho que por a ração e cobrir com uma fina quantidade de sementes para eles poderem comer, enfim recentemente meio a essa nova alimentação percebo que as fezes estão diferentes, o jornal fica muito mais molhado como se houvesse derramado água, percebi que eles estão bebendo bastante água também talvez mais que o normal e um cheiro forte diferente como amônia, tenho outras calopsitas em duas gaiolas que estão com a mesma alimentação e não vejo essa questão das fezes, gostaria de alguma opinião sobre isso posto uma foto das fezes como estão, isso seria uma diarréia?

IMG_20150627_113238961.jpg

Editado por Marcelo França
faltou texto
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Quando as minhas estavam com as fezes meio parecidas com as das suas , levei no veterinário e o mesmo me receitou enro flec da vansil que no cobasi é em torno de 7,00 reais e seguir conforme a bula da caixa uma vez no ano ,isso foi em janeiro já estamos indo para julho e as fezes estão normais agora.Assim que começaram a tomar ficaram boas graças a deus e ao remédio, nessa fase era inicio de diarreia, a cor amarronzada das tuas é por causa da extrusada  !Boa Sorte!!!

 

20150211_071138.jpg

20150211_071211.jpg

 

20150211_071220.jpg

Editado por cilene1234
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Nem sempre as fezes vão ser verdes escuras e sequinhas, irá depender muito do tipo de alimentação que ela está tendo. Quando o passaro come muita verdura ou frutas poderá ter um aumento no liquido das fezes, podendo até ter mudança na coloração, o que não quer dizer que o passaro esteja com diarréia ou doente. 

Para mim essa coloração mais clara é proveniente da ração que você começou a oferecer para ela, pois pelo que entendi você está dando quase que somente ração, pois informa que cobre superficialmente com sementes a ração para que comam.

Eu diria para você não tirar as sementes e sim oferecer os dois alimentos ao mesmo tempo (ração e sementes), pois os dois são fundamentais para o desenvolvimento do passaro. Mantenha eles em potes separados e um ao lado do outro, pois assim o próprio passaro diversificará sua alimentação, provavelmente comerá mais sementes, mas o objetivo é esse mesmo, para que ele não coma somente a ração. Deixe os potinhos de sementes, ração e água lado a lado, pois a água é fundamental para eles molharem a ração.

No início quando começamos a criar passaros vemos fantasmas onde não existe. Também passei por isso um dia, e quase pirei, corria para o veterinário direto e perguntei para ele sobre água nas fezes como essa do seu, e ele disse que não quer dizer que o passaro está doente, tem que haver um conjunto de fatores que indiquem doença no passaro, somente as fezes mais moles ou com coloração diferente não indica doença, então se o seu passaro não tem nenhum outro sintoma que indique isso, provavelmente não tem nada.

As minhas vez ou outra ficam com as fezes assim, tenho alguns passaros que são frugiveros e comem muitas verduras e frutas e no final do dia papel chega a tar encharcado no fundo da gaiola e as fezes todas moles, nem por isso estão doentes.

Você poderá realizar um exame parasitológico completo a fim de se tranquilizar, eu a cada ano costumo fazer somente esse exame nos meus, pois não é caro custa menos de trinta reais e compro alimentos com probióticos para ajudar a compor a flora intestinal deles. A ração da megazoo hoje em dia já está sendo fabricada com probióticos então você não precisará fazer mais nada. Quanto a vermifugação eu costumo fazer também uma vez ao ano utilizando o medicamento que meu veterinário prescreveu. Fique tranquilo pois acho que eles estão bem, mas vale ser prudente e observar sempre se aparece algum outro sintoma que indique uma possível doença.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Célia obrigado, que bom, fico mais tranquilo então, talvez estejam consumindo mais água por causa da ração que precisa ser molhada como você disse, eles estão ótimos tirando esse causo das fezes vou fazer oque você diz sobre ração e sementes em potes separados, eu faço uma vez por ano o Checkup de plantel no laboratório do Paraná não sei se posso escrever o nome aqui da empresa recolho amostra dos nove pássaros que tenho, uma vez deu aspergilose porém eu tratei com medicamento especifico passado por um veterinário e ocorreu td bem, vou ficar de olho obrigado Célia e Cilene

Link para compartilhar
Share on other sites

Não há necessidade de fazer checkup do plantel todo ano. Se os seus passaros não tem contato externo com outros tipo de passaros, estejam num local protegido dos passaros que estão na natureza e você ou sua familia não tiverem contato com outros passaros de fora e não colocarem a mão nos seus sem fazer higienização, eles nunca irão se contaminar com as possíveis doenças do checkup do plantel. Somente o parasitológico é importante, pois podem adquirir bactérias de alimentos e até das próprias fezes e por isso é importante fazer um controle. Somente realize pelo menos os exames principais quando adquirir um novo passaro.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu costumo fazer no São Camilo, acho que é o mesmo laboratório que você mencionou, lá é mais em conta e você pode fazer um único exame para todas as suas calopsitas,basta coletar as fezes de todas por 3 dias seguidos e enviar por correio.

Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigado Cilene, essas fotos que vc postou é de quando estavam com diarreia ou são de agora que estão com as fezes normais? Será que pode ser vermes? Eu nunca vermifuguei eles

São quando estavam com principio de diarréia, e o que a celia disse é verdade sempre na gaiola dos meus tudo tem seu pote respectivo, farinhada, a da ração da nutrópica de vez e nunca o macho da uma cutucada , vou tentar a da megazzo pm13 dissem que é ótima e se vem com probióticos é tudo de bom, sementes é o que eles mais gostam comprei seleção natural da nutrópica é um mix de sementes e extrusada comem as sementes mais a extrusada,hahaha fica no fundo do pote, mais enfim após a muda de penas  vermifuguei os pais, isso foi em meio de março, e olha que coisa boa agora em maio me deram 02 netinhas, uma com 15 dias e outra com 13 dias , Um abraço, não respondi antes porque ser avó não é nada fácil mas no final vai sem dúvida valer a pena!!Essa é a mais velha neste dia estava com 11 dias!!

2015-06-26 10.41.53.jpg

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...