Jump to content

"adultério" entre calopsitas??!!


Paulinho Cochito

Posts Recomendados

Então, galera. Hj aconteceu algo novo pra mim mas que eu já esperava que pudesse ocorrer devido aos recentes acontecimentos. Em meados de fevereiro comprei uma fêmea albina(Norma) com cerca de 8 meses(de acordo com o vendedor). O mesmo disse que ela estava acasalando com  um macho cb cinza que estava no mesmo viveiro. Pelo que sei as calopsitas formam casal pra vida toda, exceto em caso de morte ou separação onde o casal não possa se ver e nem mesmo ouvir. Trouxe ela pra cá na esperança que formasse casal com um macho(Kakashi) idêntico ao ex parceiro dela. Deixei ela separada das outras aves por apenas 4 dias, e quando a coloquei junto do Kakashi eles começaram a acasalar com cerca de 3 a 4 dias. Achei mt rápido, visto que ela já tinha um parceiro neh. Acasalaram várias vezes por dia durantes alguns dias, e depois nunca mais vi. Antes disso ele cantava direto, mas depois parou tb. No final do mês passado comprei mais um casal, um macho cb pérola canela(Jon) e uma fêmea arlequim cb pérola canela(Bella), possivelmente irmãos. Como o Jon parecia já estar se engraçando p cima da Bella, achei melhor separar eles p n correr o risco de cruzarem um com o outro. Então coloquei a Bella com Téo e Khal(casal formado desde janeiro) e o Jon com a Norma e o Kakashi e uma fêmea "solteira"(Khaleesi). No dia seguinte peguei a Norma fazendo carinho no Jon, e passei a observar eles dois. Notei então q eram os únicos que comiam no mesmo pote e tavam sempre perto um do outro. Fiquei pensando se poderia acontecer deles acasalarem, mesmo ela já tendo o Kakashi como parceiro, e no mesmo viveiro, inclusive. Não deu outra, hj ouvi aquele piado baixo e constante e corri pra ver quem estava fazendo besteirinha. E adivinha?! Era a safada da Norma e o Jon, já subindo nela p começar a putaria!! Corri e acabei logo com o ato de "adultério calopsítico" hahaha Não sei se foi a primeira tentativa deles ou se já fizeram antes e eu não vi. Enfim, dito tudo isso, gostaria de saber pq ela fez isso, pq seu parceiro Kakashi não fez nd e o que eu deveria fazer!!

Obs.: a princípio tirei o Kakashi(provável segundo ex rs) e a Khaleesi e os coloquei junto com a Bella. E coloquei os 2 safados com Téo e Khal.

Editado por Paulinho Cochito
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Muitos dizem que Calopsitas formam casal pra vida toda, eu não confirmo isso quando perguntam, porque aqui um já foi parceiro do outro, um já acasalou com outro e ai vai, lembrando, não foi apenas por minha vontade com intuito de tirar mutações, mas sim pela vontade deles.

Por esta razão, se ela sentir vontade ela vai pedir gala pra ele e pra outros machos.

 

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Então, @Guilherme Carli. Eu não sei o q o ex parceiro porta, o cb cinza. Já o outro, além de ser cb pérola canela, eh bem possível que porte arlequim e principalmente lutino. Acredito que daria uma variabilidade maior nos filhotes, certo?!

Editado por Paulinho Cochito
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

 

7 minutos atrás, Guilherme Carli disse:

Sim, além de ter Perola Canela e Canela você também teria INO CB, isso se ela não porta Arlequim, viria Arlequins também, ressaltando que pode vir CB Cinza. 

Pois eh, n sei o q ela porta. Vou esperar pra ver no q dá rs Mas como ela dev ter por volta de 9 a 10 meses soh, e tb n sei a idade dele, vou ter q aguardar ateh agosto ou setembro pra por o ninho. 

Editado por Paulinho Cochito
Link para compartilhar
Share on other sites

Ele certamente é adulto, pelo fato de ter perdido o perolado e ter ficado do jeito que esta. 

Ela não teria muito problema de por ninho caso tenha seus 10 meses de vida, pois já está chegando nos seus 12 meses, equivale a 1 ano. 

Eu estou pra colocar aqui também um Casal  M Arlequim Canela CB X F Arlequim Perola CB, ambos Heavy. Tenho outro casal de Reversos, sendo o M Reverso CB X F Reverso CB Canela, ele no caso é portador de Canela, porém acabou de completar seus 4 meses, já a fêmea vai completar 9 meses hehe, grande diferença.

Dai tenho também portador de CB, entre outras mutações de Fundo branco que esta na genética da ave, mas estou sem fêmea pra pôr, tenho um INO CB mas fiz o pedido de sexagem essa semana, vamos ver o que é. 

Boa sorte pra nós!

Editado por Guilherme Carli
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

43 minutos atrás, Guilherme Carli disse:

Ele certamente é adulto, pelo fato de ter perdido o perolado e ter ficado do jeito que esta. 

Ela não teria muito problema de por ninho caso tenha seus 10 meses de vida, pois já está chegando nos seus 12 meses, equivale a 1 ano. 

Eu estou pra colocar aqui também um Casal  M Arlequim Canela CB X F Arlequim Perola CB, ambos Heavy. Tenho outro casal de Reversos, sendo o M Reverso CB X F Reverso CB Canela, ele no caso é portador de Canela, porém acabou de completar seus 4 meses, já a fêmea vai completar 9 meses hehe, grande diferença.

Dai tenho também portador de CB, entre outras mutações de Fundo branco que esta na genética da ave, mas estou sem fêmea pra pôr, tenho um INO CB mas fiz o pedido de sexagem essa semana, vamos ver o que é. 

Boa sorte pra nós!

Nossa, suas aves devem ser maravilhosas!! Um dia ainda vou ter um arlequim cb canela, acho foda! Essa reversa cb canela dev ser show tb! Quando vc diz que ele já perdeu o perolado nao quer dizer totalmente, certo?! Pq ainda eh visivel nele, como vc viu no outro post, mas bem mais fraco se comparado as minhas femeas perolas ou ateh mesmo o khal, aquele macho arlequim perola cb cinza(aliás, quando vc me perguntou da mancha branca dele no pescoço e na nuca eu ainda n tinha reparado que ele tem a regiao do abdome branca rs) . Vc acha q posso por ninho pra eles dois entao? Eu n deixei eles acasalarem hj pq n sabia o q ia fazer em relaçao a eles, mas logo depois ela ja tava fazendo carinho nele rs

Editado por Paulinho Cochito
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Hahaha tenho duas aves Arlequim CB Canela,  porém com a subclassificação que ocorre com os Arlequins,  eu tenho um Heavy Macho e uma Reversa fêmea hehe.  

Tenho álbum no meu perfil das minhas aves caso queira ver :)

No caso do perolado ele ainda continuar visível,  porém não com aquele aspecto da fêmea, no meu macho acjo que você conseguiria visualizar a mesma coisa.  

Com o Arlequim Pérola CB,  o que acontece,  eles demoram pra perder o perolado,  isso no caso dos Arlequins Pérola. 

Por fim,  eu faria o seguinte,  sepaparia o casal,  deixando uns 20 dias juntos sem ninho ok? Depois colocaria e boa sorte.  

 

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

11 minutos atrás, Guilherme Carli disse:

Hahaha tenho duas aves Arlequim CB Canela,  porém com a subclassificação que ocorre com os Arlequins,  eu tenho um Heavy Macho e uma Reversa fêmea hehe.  

Tenho álbum no meu perfil das minhas aves caso queira ver :)

No caso do perolado ele ainda continuar visível,  porém não com aquele aspecto da fêmea, no meu macho acjo que você conseguiria visualizar a mesma coisa.  

Com o Arlequim Pérola CB,  o que acontece,  eles demoram pra perder o perolado,  isso no caso dos Arlequins Pérola. 

Por fim,  eu faria o seguinte,  sepaparia o casal,  deixando uns 20 dias juntos sem ninho ok? Depois colocaria e boa sorte.  

 

 

Pooo, show de bola, vou dar uma olhada sim!! Ainda quero ter uma reversa tb, quem sab um dia rs Tb acho mt maneira aquela cb ino canela do bruno sotero. Entao o meu arlequim perola cb cinza ainda dev perder parte do perolado? De acordo com o vendedor ele tem por volta da mesma idade da albina, 9 a 10 meses. Inclusive no inicio de janeiro a parceira dele pôs 5 ovos, mas n galou nenhum. Creio q tenha sido por ele ainda ser mt nv na epoca e por ser a primeira postura dos 2 tb. Sem contar que estavam juntos ha pouco tempo tb. Tinham 1 mes de convivencia quando começaram a acasalar e menos de 1 semana depois ja começaram a postura. Mas vou separar a albina e o perola canela entao e daqui umas 3 semanas ponho o ninho. Ia ser legal ter minha primeira ninhada ainda antes do inverno!!

Link para compartilhar
Share on other sites

Pode perder sim,  porém,  é algo que não posso afirmar que na próxima muda ele perca,  arlequim demora.

O Inverno ainda está longe,  só Julho, temos Maio e Junho ainda,  da tempo de sobra. 1 mês seria exatamente pra geral ovo,  pôr e chocar,  assim nascendo e em mais um mês o filhote já taria empenado.  

Só que meu pai inventou de pintar o ambiente externo da casa e o mini cômodo deles faz perto do local, então por conta do cheiro, essas coisas, só vou juntar o casal no momento e em agosto coloco o ninho, também por conta do prazo.    

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Em 20/04/2016 at 23:30, Paulinho Cochito disse:

@Guilherme Carli, na segunda mesmo separei eles e ontem os vi acasalando. Vou esperar os 20 dias e ai ponho o ninho entao! Deixei o ex dela com duas femeas solteiras e ateh voltar a cantar ele voltou. Acho q o problema era a Norma.  Vamos ver se ele se arranja tb neh hahaha

Show, boa sorte!! 
Tem isso, eu "divorciei" um macho de uma fêmea minha e ele voltou a cantar hehe vai entender. 

Boa sorte, mande notícias :)

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...