Jump to content

Dúvidas no desmame de 4 filhotes


capodeferro

Posts Recomendados

Bom dia!

Me chamo Alessandro Capodeferro e comecei a criar calopsitas novamente! Já criei há cerca de 10 anos atrás! 

Tenho um casal de calopsitas formado por um macho cara branca e uma femea albina! Nasceram 4 filhotes, sendo dois albinos, um cara branca e um pérola!

Retirei ele dos ninhos com cerca de 25 dias e venho alimentando na papinha desde então seguindo tabela padrão de alimentação!

Atualmente os filhotes estão com 48 dias e alimento os filhotes duas vezes ao dia e vou começar a alimentá-los uma vez ao dia com 10 ml de papinha!

Como são 4 filhotes, estou tendo um pouco de dificuldade para ter certeza de qual filhote está comendo as sementes! Já aparecem no pote de comida várias sementes abertas, mas como disse não tenho certeza de quem é... 

Minhas dúvidas:

1) Qual a dica para descobrir qual filhote já está comendo as sementes?

2) Se não me engano, lembro que se as fezes já estiverem duras, é sinal de estar comendo sementes, é isso?

3) Está correto, de 10 a 15 ml, uma vez ao dia?

4) Alguem sabe dizer o peso que eles devem estar com essa idade (48 dias)???

 

Obrigado e aguardo!

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Olha, os filhotes que eu criei na papinha sempre desmamaram com cerca de 30 dias. Eu simplesmente colocava comidas variadas à disposição e incentivava eles a provarem. 

Eu sugiro separar ao menos de dois em dois, fica mais fácil para ver quem está se alimentando, mas com os meus, sempre que eles começavam a comer sozinhos, eles passaram a rejeitar a papinha. Dê um confere apalpando com cuidado o papinho deles, SEM APERTAR, para ver se você sente que não está vazio. Nessa idade, eles já comem de pouco em pouco e não costumam ficar com o papo estufadão de quando bebês menores.

Sim, as fezes de sementes e ração são mais consistentes mesmo.

Coloque ração extrusada, ovo cozido e verduras além das sementes. Eles vão se interessar por eles e começaram a comer melhor, sem falar que quando são acostumados desde novinhos a alimentação variada, você não terá problemas para manter sempre uma alimentação saudável. Também fazia uma papinha mais durinha e deixava para eles comerem. Assim, sentem o gosto da papa e vão beliscando até ficarem cheinhos. Isso funcionou muito bem com os meus.

Quanto ao peso, não sei te responder. Penso que já deve estar aproximado ao peso de uma calopsita adulta. Quanto à dosagem de papinha também não, pois nessa idade os meus sempre estavam desmamados há um tempinho. 

Editado por KamilaF
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu colocava e tirava depois de no máximo duas horas. Ia trocando para não azedar. Deixo eles comerem à vontade todos os alimentos que eu coloco.

Eles também costumam gostar muito de canjiquinha cozida. Dê uma fervida nela com pouca água, só para amolecer mesmo, sem sal nem tempero nenhum. Alimentos mais molinhos eles tem mais facilidade de pegar com o bico, aí vão aprendendo e pegar e você pode ir oferecendo alimentos mais durinhos conforme eles vão aprendendo. Ovo cozido é um sucesso. Mas também tem que deixar umas duas horas e tirar.

Eu colocava e tirava depois de no máximo duas horas. Ia trocando para não azedar. Como na minha região é muito quente, eu sempre dei papinha com temperatura ambiente. Mas pela idade dos seus, já estão certamente empenadinhos, tem melhor resistência ao clima. Penso que você pode colocar a papinha morna, incentivar eles a comerem sozinhos e trocar depois do decorrer do tempo sem problemas. Só não pode estar gelada, fria. Temperatura ambiente em local longe de correntes de ar penso que não vai gelar não. 

Deixo eles comerem à vontade todos os alimentos que eu coloco.

Eles também costumam gostar muito de canjiquinha cozida. Dê uma fervida nela com pouca água, só para amolecer mesmo, sem sal nem tempero nenhum. Alimentos mais molinhos eles tem mais facilidade de pegar com o bico, aí vão aprendendo e pegar e você pode ir oferecendo alimentos mais durinhos conforme eles vão aprendendo. Ovo cozido é um sucesso. Mas também tem que deixar umas duas horas e tirar.

 

Tentei editar para completar a resposta, não deu certo. Então repostei com a resposta completa.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...