Jump to content

Como Proceder No Inverno


Biabranca
Ir para a solução Resolvido por André Luis Lopes Grangeiro,

Posts Recomendados

Como tem muita gente que na época do inverno fica com duvidas de como cuidar da calopsita vou colocar aqui umas dicas:

 

Para calopsita que ficam dentro de casa:

- Se cobrir a gaiola/viveiro com um pano mais grossinho já é suficiente, as penas das calopsitas foram feitas para aquecer elas no inverno, mas elas não são eficientes se tem alguma corrente de ar pq o vento passa através das penas. Cobrindo a gaiola o vento não ira atrapalhar elas.. Lembrando de deixar uma fresta para o ar entrar.

 

Para calopsitas que ficam fora da casa (varanda, viveiro externo, etc):

- Cobrir a gaiola/viveiro com um plastico grosso transparente ou uma lona colorida (o plastico transparente é bom que você pode usar de dia se necessário). Na parte externa da casa o vento é mais forte e é melhor se prevenir com o vento usando um plastico ou lona para barrar ele. Lembrando também que precisa deixar uma fresta para o ar passar..

*Esses cuidados são para a noite quando a temperatura cai e os ventos são mais gelados, mas se estiver ventando muito de manhã ou de tarde é uma boa proteger as calopsitas com um plastico grosso e transparente (assim elas não pensam q esta de noite).. Isso para as calopsitas q ficam foram da casa as que ficam dentro geralmente ja estão protegidas pelas paredes da casa...

 

Sobre o banho:

-Tanto para as calopsitas dentro e fora da casa.. Evitar colocar as banheirinhas, mas pode colocar nos dias mais quentes próximo do meio dia quando o sol esta mais forte e mais calor... Apesar que quando elas colocam na cabeça que querem tomar o banho elas entram no bebedouro, hihihihi...
-Se ocorrer isso pode e for próximo da noite ou estiver muito frio, você pode secar ela usando um secador no MAIS FRACO a uma distancia boa (NÃO COLOCAR PERTO DELAS) e num lugar protegido do vento.. Seque ela e espere um pouco para colocar ela na gaiola/viveiro para não dar o choque térmico, vai deixando entrar o ar gelado aonde você esta aos poucos... 

 

Sobre a alimentação:

-Tanto para as calopsitas dentro e fora da casa.. Tem pessoas que aumentam o fornecimento dos alimentos para as calopsitas no inverno por conta delas usarem mais energia para se aquecerem.. É uma ideia valida, mas tudo tem que ser sem EXCESSOS...

 

Doenças:

-É uma época em que as calopsitas ficam com a imunidade mais baixa e podem apresentar sintomas de alguma doença que ela ja tenha... É uma boa ficar de olho na sua calopsita e se você acompanha a saúde dela é uma ótima época para refazer os exames de saúde.. 

NÃO precisar dar vitaminas, somente se o veterinário que dela indicar... 

  • Gostei 11
Link para compartilhar
Share on other sites

Bia eu faço assim também  , quando esta muito frio e chuvoso durante o dia eu cubro o viveiro só deixo a parte da frente aberta pois eles ficam o dia inteiro na sala assim ficam  aquecido

 Não solto eles   o chão da  minha casa e de porcelanato  é bem gelado  eles fico com os pezinhos gelados e tremendo de frio

Quando vou soltar coloco  um tapete bem  grande  para que eles  brinquem  em cima

Obrigada pelas dicas vai ajudar muito o pessoal que tem duvidas .

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Salete os meus vivem dentro de casa eu so cubro de noite.. E qdo solto geralmente eu sou o poleiro movel deles, então não me preocupo com o chão... kkkkk 
Mas o chão aonde eu deixo eles é do lado de fora e o sol aqui ajuda a esquentar ai não tem preocupação...

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

A minha casa é extremamente fria no inverno e extremamente quente no verão, não tem um meio termo.

Agora no inverno estou mantendo elas dentro de casa, no meu quarto, e eu deixo a parte de tras do viveiro coberto por uma manta de micofribra e a noite cubro o resto Estou pensando seriamente em comprar um aquecedor de ambiente para colocar no meu quarto, realmente é muito frio aqui. Eu não consigo colocar elas no sol com frequência, porque venta demais na varanda ( que e o único lugar da casa que pega sol).

Link para compartilhar
Share on other sites

Aqui em Brasília está frio também e os banhos de sol tem sido raros nos últimos dias. Quase nem tem Sol de manhã. Perto de meio dia é que aparece um sol de lascar que já não é bom para as aves. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu não indicaria banhos nessa época fria para os passaros em geral, pois as penas mesmo que sequem superficialmente, a raiz continua molhada e pode adoecer eles. Utilizo a técnica do secador somente esporadicamente, quando lavo o local e viveiros onde estão e por descuido eles se molham, dai seco para não ficarem molhados. Aqui em casa chegam a ficar 4 meses sem banho no período que inicia o frio até o fim do inverno. Não existe uma regra, vai de cada pessoa fazer o que acha melhor para os seus passaros, quando perguntei para o meu veterinário ele me falou que fazia isso com os dele, que é criador de passaros de competição, então resolvi seguir os conselhos. Calopsitas não são muito chegadas a banho, então se ficarem um período sem tomar banho não vão ficar mal.

Link para compartilhar
Share on other sites

@Lydiane se for colocar o aquecedor no seu quarto lembra de colocar uma bacia com água geralmente os aquecedores deixam o ar muito seco... Eu não indicaria colocar, vc esta vendo se elas estão tremendo, pq as penas ja protegem elas muito bem do frio, só não protegem do vento...

@Eliana de Oliveira aqui por sorte não esta todos os dias assim, só as vezes q o sol vem bemmm fraquinho e o fundo ca minha casa é protegido pelo muro não chega a ventar muito...

@Célia Maia a minha Nikita qdo sisma em tomar banho se enfia no potinho de água Kkkkkk... Nunca precisei usar o secador com eles, ela faz isso geralmente de manhã ai coloco ela no sol e logo esta seca...

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 month later...

Era inverno quando a minha calopsita era filhote, sentia muito frio, eu colocava junto da gaiola uma bolsa com água quente cobria a gaiola com um edredom. Dentro de casa. Agora ela está adulta e está mais acostumada e resistente, não uso mais a bolsa.

Link para compartilhar
Share on other sites

Milhas calopsitas ficam durante o dia soltas mas gostam de ficar em cima da gaiola e quando dessem coloco um tapete pra elas brincarem , já a noite  cubro a gaiola com um cobertor bem quentinho e coloco em um quarto ,que segundo minhas  filhas e o quarto das calopsitas . Só tenho uma dúvida, aqui só está batendo o sol de meio dia as 15 horas mas está fraquinho ,coloco a gaiola em cima da bancada da cozinha e deixo uma parte no sol e uma na sombra ,elas adoram,ficam no sol e quando não querem passam pra sombra, Estou agindo errado ?! Nesse momento é que o meu Otelo canta ateeeee .

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 4 months later...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...