bielsimao Postado 4 de Maio de 2016 Compartilhar Postado 4 de Maio de 2016 Boa noite amigos! Alguns devem lembrar de mim do outro post sobre o Luke (que ficou doente e já se recuperou)... Pois venho aqui de novo por causa dele... Breve historia: ganhamos ele quando era bem filhote, cerca de 2 meses, e desde então foi criado sem companhia de aves, apenas muitos humanos (cerca de 8 no quintal kkkkk). Ele é super manso, canta muito bem, etc etc etc... Comprei uma fêmea na esperança deles namorarem, inicialmente tentei juntar os dois na mesma gaiola mas ele odiou a idéia, prontamente separei os dois em duas gaiolas e os mantive próximos... O problema é que ele ainda odeia a companhia dela, e agora ela tá começando a revidar as muitas bicadas e beliscões que leva nos poucos minutos que tento juntar, seja no braço, ombro, chão, gaiola (dele ou dela), etc... A pergunta é: será que ele pode ser tão humanizado a ponto de não gostar da companhia de outra calopsita? Ou será apenas territorialidade e dominância? Se eu tentar tirá-lo da casa onde ele está (da minha namorada) e trazê-lo pra minha casa (onde tenho mais 2 calopsitas) ele vai aceitar mais fácil? Talvez um ninho na gaiola pra apimentar a relação? Se ele não acostumar infelizmente vai ter que ficar sem companhia e vou trazer a fêmea pra ficar comigo... Obs.: Ele já tem 2 anos conosco... Obs 2.: A fêmea está conosco há 1 mês... Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Guilherme Carli Postado 4 de Maio de 2016 Compartilhar Postado 4 de Maio de 2016 Vamos lá! 1º Nunca junte uma calopsita sem fazer a quarentena que é algo necessário e exames pra ver se está tudo ok com nova ave, pra não correr risco de contaminar a ave que já mora na casa a mais tempo. 2º O certo não é colocar juntos de uma vez e sim fazer o processo gradualmente, já que a ave é nova no local e ele poderia estranhar, por está razão o certo seria, colocar as gaiolas lado a lado, depois aos poucos ir soltando os dois juntos em sua supervisão e por fim coloca-los na mesma gaiola. 3º Redobre tudo que há na gaiola, como comedouros, brinquedos e se der coloque mais poleiros pra evitar brigas, pois ele é o "proprietário", digamos assim, da gaiola, certamente ele vai querer impor limites a nova ave, onde ela estiver, ele vai querer mostrar que é dele. Como tudo é tão recente, o melhor a se fazer é dar tempo a tempo pra ele se habituar a essa chegada, creio que ele vá aceita-la em breve, só uma questão de paciência, é que no seu caso ele só tinha contato com vocês e está estranhando a presença da ave novata. Boa sorte, mande notícias! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Visitante Postado 4 de Maio de 2016 Compartilhar Postado 4 de Maio de 2016 1 mês é pouco tempo para dizer que ele não a aceitou. Imagina, 2 anos sozinho sendo o rei da casa, de repente ele precisa dividir tudo. Deixe a natureza agir. Existem sim alguns casos em que a ave não forma casal com nenhuma outra pois já está tão humanizada que não se vê como ave. Mas nesse pouco tempo seria muito precipitado dizer que é o caso do Luke. Deixe a natureza agir, ela é sábia. Bicadas são muito comuns entre eles. Até mesmo por aves que crescem juntos. Enquanto não há machucados graves, não há com o que se preocupar. A disputa de território (ombro) é comum. Foi dele por 2 anos, como já disse. Para melhorar a convivência o ideal seria um abiente neutro. Vc tem 2 gaiolas lá? Coloque na gaiola dela, caso tenha. Um ambiente neutro (aquele que ele não está totalmente habituado), o deixará mais vulnerável para deixá-lá se aproximar mais. Coloque bastante brinquedos (um ambiente mais enriquecido fica menos estressante), mais potes como o amigo citou e tudo dará certo! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
bielsimao Postado 4 de Maio de 2016 Autor Compartilhar Postado 4 de Maio de 2016 Certo, vou continuar tentando então... O que ainda não me desanimou totalmente é que apesar de eles não se entenderem, ele não arranca as penas e nunca machucou ela, são só muitas bicadas e beliscões kkkk Obrigado!! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Renata Cristina Bergamini Postado 10 de Maio de 2017 Compartilhar Postado 10 de Maio de 2017 (editado) E aí Bielsimao, conseguiu apaziguar as calopsitas ? Deu certo com o tempo coloca-las juntas? Estou com esta mesma situação, mas trata-se de um filhote macho chegando na area do Chico. Editado 10 de Maio de 2017 por Renata Cristina Bergamini Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.