Jump to content

Acostumar com outra calopsita


bielsimao

Posts Recomendados

Boa noite amigos! Alguns devem lembrar de mim do outro post sobre o Luke (que ficou doente e já se recuperou)... Pois venho aqui de novo por causa dele... xD

Breve historia: ganhamos ele quando era bem filhote, cerca de 2 meses, e desde então foi criado sem companhia de aves, apenas muitos humanos (cerca de 8 no quintal kkkkk). Ele é super manso, canta muito bem, etc etc etc...

Comprei uma fêmea na esperança deles namorarem, inicialmente tentei juntar os dois na mesma gaiola mas ele odiou a idéia, prontamente separei os dois em duas gaiolas e os mantive próximos... O problema é que ele ainda odeia a companhia dela, e agora ela tá começando a revidar as muitas bicadas e beliscões que leva nos poucos minutos que tento juntar, seja no braço, ombro, chão, gaiola (dele ou dela), etc...

A pergunta é: será que ele pode ser tão humanizado a ponto de não gostar da companhia de outra calopsita? Ou será apenas territorialidade e dominância? Se eu tentar tirá-lo da casa onde ele está (da minha namorada) e trazê-lo pra minha casa (onde tenho mais 2 calopsitas) ele vai aceitar mais fácil? Talvez um ninho na gaiola pra apimentar a relação?

Se ele não acostumar infelizmente vai ter que ficar sem companhia e vou trazer a fêmea pra ficar comigo...

 

Obs.: Ele já tem 2 anos conosco...

Obs 2.: A fêmea está conosco há 1 mês...

Link para compartilhar
Share on other sites

Vamos lá!
1º Nunca junte uma calopsita sem fazer a quarentena que é algo necessário e exames pra ver se está tudo ok com nova ave, pra não correr risco de contaminar a ave que já mora na casa a mais tempo.

2º O certo não é colocar juntos de uma vez e sim fazer o processo gradualmente, já que a ave é nova no local e ele poderia estranhar, por está razão o certo seria, colocar as gaiolas lado a lado, depois aos poucos ir soltando os dois juntos em sua supervisão e por fim coloca-los na mesma gaiola.

3º Redobre tudo que há na gaiola, como comedouros, brinquedos e se der coloque mais poleiros pra evitar brigas, pois ele é o "proprietário", digamos assim, da gaiola, certamente ele vai querer impor limites a nova ave, onde ela estiver, ele vai querer mostrar que é dele.

Como tudo é tão recente, o melhor a se fazer é dar tempo a tempo pra ele se habituar a essa chegada, creio que ele vá aceita-la em breve, só uma questão de paciência, é que no seu caso ele só tinha contato com vocês e está estranhando a presença da ave novata.

Boa sorte, mande notícias! 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

1 mês é pouco tempo para dizer que ele não a aceitou. Imagina, 2 anos sozinho sendo o rei da casa, de repente ele precisa dividir tudo. Deixe a natureza agir. Existem sim alguns casos em que a ave não forma casal com nenhuma outra pois já está tão humanizada que não se vê como ave. Mas nesse pouco tempo seria muito precipitado dizer que é o caso do Luke. Deixe a natureza agir, ela é sábia. :) Bicadas são muito comuns entre eles. Até mesmo por aves que crescem juntos. Enquanto não há machucados graves, não há com o que se preocupar. A disputa de território (ombro) é comum. Foi dele por 2 anos, como já disse. Para melhorar a convivência o ideal seria um abiente neutro. Vc tem 2 gaiolas lá? Coloque na gaiola dela, caso tenha. Um ambiente neutro (aquele que ele não está totalmente habituado), o deixará mais vulnerável para deixá-lá se aproximar mais. Coloque bastante brinquedos (um ambiente mais enriquecido fica menos estressante), mais potes como o amigo citou e tudo dará certo! 

Link para compartilhar
Share on other sites

Certo, vou continuar tentando então... O que ainda não me desanimou totalmente é que apesar de eles não se entenderem, ele não arranca as penas e nunca machucou ela, são só muitas bicadas e beliscões kkkk Obrigado!!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 ano depois...

E aí Bielsimao, conseguiu apaziguar as calopsitas ? Deu certo com o tempo coloca-las juntas? Estou com esta mesma situação, mas trata-se de um filhote macho chegando na area do Chico.

Editado por Renata Cristina Bergamini
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...