Jump to content

Fezes com restos de sementes


lamarani

Posts Recomendados

Boa tarde a todos(as),

Estou com um problema com minha calopsita, é uma fêmea cara branca albina, tem aproximadamente 01 ano, está com o macho, embora ainda não iniciaram a procriação. Minha pergunta é: Tenho percebido que as vezes tem fezes grudadas nas penas ao redor da cloaca, com coloração normal, o que percebi é que as fezes estão com restos (bolinhas de painço) descascados inteiros. Esse problema está ocorrendo há pelo menos 1 mês, não sei qual a melhor conduta e medicação para tratamento, aguardo colaboração.

Grande abraço!

Link para compartilhar
Share on other sites

A melhor conduta é encaminhá-la a um veterinário. Somente ele poderá indicar um tratamento eficaz após diagnosticar a doença dela. Se isso acontece há um mês, aconselho que o faça com urgência. Pois possivelmente sua ave está debilitando por isso e pode vir a óbito dependendo do que ela tenha. Não espere mais para fazer isso!

Link para compartilhar
Share on other sites

Leva num vet urgente, cloaca suja é sinal de diarréia. E se tem sementes inteiras saindo, imagina um alimento passar pelo sistema digestivo e não ser digerido, não absorver nenhum nutriente do que está comendo. Isso por um mês é bastante coisa!!! Nos mande notícias por favor!!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 anos depois...

Eu entendo o fato de não poder medicar e concordo. Porém o objetivo do fórum é trocar experiência e informações. Tudo que alguém diz em relação a saúde só mandam ir pro veterinário, então pra que compartilhar algo no fórum?

As pessoas compartilham o fato pra ver se encontra alguém que já passou por isso ou se conhece o nome da doença e etc... Pois nem todos tem condições financeiras e geográficas para ir ao veterinário que muitas vezes não sabem nem tratar aves, somente cães e gatos e outros só bovinos , dificilmente vai encontrar um que saiba sobre aves, só mesmo em capitais.

Respondendo, já aconteceu igualzinho com uma ave minha, somente o painço saia inteiro e descascado e a cloaca suja, não havia outras sementes.

Ministrei antifúngico e antibióticos mas não resolveu. Isso já tem meses e até hoje ela não morreu. 

Contudo, na postura os ovos saíram com espuma dentro deles percebi na ovoscopia, não sei se tem relação.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

23 minutos atrás, Marcus Vinicius Ramos disse:

Eu entendo o fato de não poder medicar e concordo. Porém o objetivo do fórum é trocar experiência e informações. Tudo que alguém diz em relação a saúde só mandam ir pro veterinário, então pra que compartilhar algo no fórum?

As pessoas compartilham o fato pra ver se encontra alguém que já passou por isso ou se conhece o nome da doença e etc... Pois nem todos tem condições financeiras e geográficas para ir ao veterinário que muitas vezes não sabem nem tratar aves, somente cães e gatos e outros só bovinos , dificilmente vai encontrar um que saiba sobre aves, só mesmo em capitais.

Respondendo, já aconteceu igualzinho com uma ave minha, somente o painço saia inteiro e descascado e a cloaca suja, não havia outras sementes.

Ministrei antifúngico e antibióticos mas não resolveu. Isso já tem meses e até hoje ela não morreu. 

Contudo, na postura os ovos saíram com espuma dentro deles percebi na ovoscopia, não sei se tem relação.

Eu também não via sentido nisso mas entendi que não somos veterinários, não podemos medicar sem saber. Às vezes os sintomas são parecidos com o que já passamos mas não é a mesma coisa, ai medicamos errado e piora a situação.

Agora entendo também que o ideal é antes de ter um animal saber onde tem um veterinário para ele caso emergências. Eu já passei um sufoco aqui, perdi 1 calopsita e quase mais duas e demorei para achar um vet. Enquanto não achava um vet eu pedi ajuda para uma amiga criadora, o que também ajuda por serem mais experientes mas é um risco. Antes de ter uma ave precisamos ter uma base de tudo, principalmente guardar dinheiro para emergências. 

O objetivo do Fórum é tirar dúvidas, e é o que fazemos. Sobre comportamento, mutações e tudo mais. Em questão a doenças o máximo podemos dar dicas, mas não podemos medicar e o ideal é levar em um veterinário para exames. 

O meu já fez um cocô com sementes, fiquei preocupada e pesquisei demais. Vi que podia ser doenças graves, deixei em observação mas foi só uma vez que ele fez, continua lindo e saudável. E como a sua está com os ovos assim eu recomendo não reproduzir ela, não sei se fez exames mas ela pode ter uma doença que não se manifesta. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Se não viu, eu disse isso na primeira frase.

Sim, concordo. Não devemos medicar. Isso é fato.

Contudo, o país é de extensão continental, se todos que quiserem ter um pet terem que buscar um veterinário antes fica difícil. Estados que não são do sudeste e sul principalmente. Um morador do interior do Pará ter que ter um veterinário pra ter uma calopsita é complicado. 

O que eu quis dizer é que trocar experiência não é medicar. As vezes trocando informações chegamos a um denominador comum, exemplo: somente a semente de painço não é digerida. Será que não pode ser uma intolerância alimentar? Visto que o parceiro que vive na mesma gaiola não foi contaminado. Visto que fungos, bactéria e vírus são altamente contaminantes principalmente em ambientes fechados.

Tentar trocar o painço por alpiste ou ofereça extrusada e observe pra ver se vai continuar a sujar a cloaca.

Disso que estou falando.

Vir dizer que é pra levar em um vet não eleva o pensamento e não te faz ver o que não viu sozinho.

Fórum é pra isso. Elevar o conhecimento de todos.

Do contrário vou ir no fórum de informática e vão me mandar procurar um técnico.

28 minutos atrás, Gabs Sant disse:

Eu também não via sentido nisso mas entendi que não somos veterinários, não podemos medicar sem saber. Às vezes os sintomas são parecidos com o que já passamos mas não é a mesma coisa, ai medicamos errado e piora a situação.

Agora entendo também que o ideal é antes de ter um animal saber onde tem um veterinário para ele caso emergências. Eu já passei um sufoco aqui, perdi 1 calopsita e quase mais duas e demorei para achar um vet. Enquanto não achava um vet eu pedi ajuda para uma amiga criadora, o que também ajuda por serem mais experientes mas é um risco. Antes de ter uma ave precisamos ter uma base de tudo, principalmente guardar dinheiro para emergências. 

O objetivo do Fórum é tirar dúvidas, e é o que fazemos. Sobre comportamento, mutações e tudo mais. Em questão a doenças o máximo podemos dar dicas, mas não podemos medicar e o ideal é levar em um veterinário para exames. 

O meu já fez um cocô com sementes, fiquei preocupada e pesquisei demais. Vi que podia ser doenças graves, deixei em observação mas foi só uma vez que ele fez, continua lindo e saudável. E como a sua está com os ovos assim eu recomendo não reproduzir ela, não sei se fez exames mas ela pode ter uma doença que não se manifesta. 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

21 horas atrás, Marcus Vinicius Ramos disse:

Se não viu, eu disse isso na primeira frase.

Sim, concordo. Não devemos medicar. Isso é fato.

Contudo, o país é de extensão continental, se todos que quiserem ter um pet terem que buscar um veterinário antes fica difícil. Estados que não são do sudeste e sul principalmente. Um morador do interior do Pará ter que ter um veterinário pra ter uma calopsita é complicado. 

O que eu quis dizer é que trocar experiência não é medicar. As vezes trocando informações chegamos a um denominador comum, exemplo: somente a semente de painço não é digerida. Será que não pode ser uma intolerância alimentar? Visto que o parceiro que vive na mesma gaiola não foi contaminado. Visto que fungos, bactéria e vírus são altamente contaminantes principalmente em ambientes fechados.

Tentar trocar o painço por alpiste ou ofereça extrusada e observe pra ver se vai continuar a sujar a cloaca.

Disso que estou falando.

Vir dizer que é pra levar em um vet não eleva o pensamento e não te faz ver o que não viu sozinho.

Fórum é pra isso. Elevar o conhecimento de todos.

Do contrário vou ir no fórum de informática e vão me mandar procurar um técnico.

 

Reconheço sua opinião. Eu sempre que ajudo alguém que a ave está doente eu digo a experiência que já tive (como disse do meu que já fez fezes com sementes inteiras) e peço para ir em um veterinário para melhor explicação e medicação. 

As pessoas podem ter animais onde quiser, só que eu recomendo sempre procurar onde tem um veterinário para emergências, nem que seja em uma cidade vizinha. Recomendo guardar dinheiro para esses casos também. É o mesmo de você morar em um lugar onde não existe hospital, isso não é um lugar recomendado.

Muitos acham que cuidar de calopsitas é fácil, até eu achava. Até que chegou o dia em que as minhas ficaram doentes e eu não sabia o que fazer. Foi um sufoco para mim, eu não tinha nem dinheiro para pagar um vet. Cheguei a perder uma ave e quase perdi outras duas. Por isso digo com minha experiência que é melhor ter um veterinário. 

Mas concordo que devemos expressar conhecimento. Como disse, deixe a ave em observação, as vezes foi só um caso como foi com o meu. Se persistir pode sim ser intolerância, nesse caso teria que comprar sementes separadas e fazer seu próprio mix porque dificilmente vendem sem painço. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Fezes com sementes podem ser uma doença fungica chamada megabacteriose,  so um veterinário mesmo pra indicar o melhor medicamento para SUA ave, e fazer o diagnóstico. Tem dosagem certa, e se administrar sem conhecimento pode causar resistência e piorar ainda mais o caso. Essa doença causa emagrecimento, as vezes é necessário alimentação forçada, e de novo, deve ser indicada pelo vet, tem jeito certo de dar e não é toda ave que aceita fácil. Se sua ave só apresenta esse sintoma, menos pior, observe, se não melhorar, infelizmente só um vet mesmo para ajudar... Se quiser, me fale sua cidade que posso ver se conheço alguém que atue na sua região ou alguma cidade próxima. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...