Jump to content

Nutrópica ou reino das aves


Maíra
Ir para a solução Resolvido por Leandro França,

Posts Recomendados

Olá pessoal, sou nova aqui no grupo e como criadora também, rs.

Tenho uma calopsita e gostaria de saber qual a melhor marca de mistura de sementes: Reino das Aves ou Nutrópica.

Já tive duas calopsitas que preferiam a mistura de sementes da Reino das Aves ao invés da Megazoo.

Mas nunca experimentei da Nutrópica. Como ela é super premium, gostaria de saber se realmente é melhor do que a marca Reino das Aves.

Desde já, muito obrigada!!!

Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutos atrás, Leandro França disse:

Oi

 

Então o que difere mais na mistura de sementes eh a quantidade de girassol quem vem na mistura!

 

O mais importante eh a qualidade da ração extrusada!

Oiii Leandro, obrigada por responder.

E qual a melhor marca da ração extrusada na sua opnião?

Link para compartilhar
Share on other sites

4 minutos atrás, Leandro França disse:

Na minha opniao eh nutropica e megazoo... Eh um pouco difícil fazer a introdução deste tipo de ração, mas de extrema importância!

 

Quanto as sementes quanto menos girassol melhor!

Obrigada!

Quero deixar a ração apenas como complemento, pois prefiro fornecer a mistura de sementes.

Muito obrigada novamente!

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Maíra!!

Todas as marcas que vocês comentaram são boas... A questão da semente de girassol que o Leandro comentou é verdade; elas são muito oleosas e, para animais domésticos (com gasto de energia inferior ao normal da natureza, mas com a mesma fome), isso pode ser prejudicial.

 

Acho que uma dica boa também é comparar (além dos preços, haha), mais três questões: a) a qualidade nutricional delas (que são, em geral, padrão para essas marcas, pois são todas boas); b) os complementos/vitaminas extras que algumas oferecem (esses dois itens vc olha no verso da ração); c) a disponibilidade da ração na sua loja de preferência (é importante ter uma ração meio padrão; as vezes, a gente escolhe a dedo uma marca mas fica super dificil encontrar no mercado).

 

Sobre ração x sementes, é sempre uma polemica entre os criadores. Tem gente que defende 100% sementes, gente que prefere 100% de ração. A vantagem da ração é que ela é balanceada (formulada) por um zootecnista, então atende às necessidades de um animal doméstico.

Porém, eu prefiro oferecer uma mistura: no pote de alimento, fica cerca de 70% de ração para 30% de sementes... Enfim, fica a seu critério! Mas prefira sempre marcas boas, e fique atenta à validade!

Espero ter ajudado! Boa sorte na criação, você vai adorar esses bichinhos!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu dava antigamente para meu calô o mix de sementes da Nutropica, que é uma marca boa, mas li coisas referente a corantes que eles colocam nas sementes. Com isso resolvi mudar, estou dando agora o mix de sementes da Terra dos Pássaros Super Cria, que teve uma ótima aceitação, eu acho mais limpinha e com grãos mais bonitos, comparados com da Nutropica.

Em relação a ração, eu também dava da Nutropica, mas meu calô não comia nem a pau. Resolvi mudar e comprei a PM-13 da Megazoo que teve uma ótima aceitação. A ração é menor, parece ser mais macia e é bem cheirosa, comparada com a da Nutropica.

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

10 horas atrás, cLoconte disse:

Olá Maíra!!

Todas as marcas que vocês comentaram são boas... A questão da semente de girassol que o Leandro comentou é verdade; elas são muito oleosas e, para animais domésticos (com gasto de energia inferior ao normal da natureza, mas com a mesma fome), isso pode ser prejudicial.

 

Acho que uma dica boa também é comparar (além dos preços, haha), mais três questões: a) a qualidade nutricional delas (que são, em geral, padrão para essas marcas, pois são todas boas); b) os complementos/vitaminas extras que algumas oferecem (esses dois itens vc olha no verso da ração); c) a disponibilidade da ração na sua loja de preferência (é importante ter uma ração meio padrão; as vezes, a gente escolhe a dedo uma marca mas fica super dificil encontrar no mercado).

 

Sobre ração x sementes, é sempre uma polemica entre os criadores. Tem gente que defende 100% sementes, gente que prefere 100% de ração. A vantagem da ração é que ela é balanceada (formulada) por um zootecnista, então atende às necessidades de um animal doméstico.

Porém, eu prefiro oferecer uma mistura: no pote de alimento, fica cerca de 70% de ração para 30% de sementes... Enfim, fica a seu critério! Mas prefira sempre marcas boas, e fique atenta à validade!

Espero ter ajudado! Boa sorte na criação, você vai adorar esses bichinhos!

Muito obrigada pelas informações! Ajudou muito!

Em relação à polêmica ração x sementes, eu particularmente prefiro deixar ambas disponíveis à vontade (sem diferença de proporção). Realmente a ração é mais balanceada, porém o bico deles tem o formato exato para descascar e/ou quebrar sementinhas, rs. Acredito que o trabalho de descascar uma a uma até seja uma "terapia" para eles (uma distração).

P.S.: Sim, já estou adorando muito o Piu! =) =) =) Linda sua calopsita!

44 minutos atrás, Tatiscouts disse:

Eu dava antigamente para meu calô o mix de sementes da Nutropica, que é uma marca boa, mas li coisas referente a corantes que eles colocam nas sementes. Com isso resolvi mudar, estou dando agora o mix de sementes da Terra dos Pássaros Super Cria, que teve uma ótima aceitação, eu acho mais limpinha e com grãos mais bonitos, comparados com da Nutropica.

Em relação a ração, eu também dava da Nutropica, mas meu calô não comia nem a pau. Resolvi mudar e comprei a PM-13 da Megazoo que teve uma ótima aceitação. A ração é menor, parece ser mais macia e é bem cheirosa, comparada com a da Nutropica.

 

Olá Tatiscouts! Muito grata pelas informações!

Sobre o mix de sementes, não conheço essa marca Super Cria. Já utilizei a marca Reino das Aves e as calopsitas adoravam. Sem falar no cheirinho maravilhoso de mel que tem na mistura.

Sobre a ração da Nutrópica, realmente já vi muitos posts aqui falando que a da Megazoo tem melhor aceitação.

Irei comprar essa então! Valeu pela dica! =)

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu dou a PM13 da megazoo. A Hebe comia muito bem, comia mais que sementes, até. Mas um dia ela vomitou bastante à noite, fiquei de olho nela para ver o que acontecia, mas ela ficou normal, só vomitou a ração. Desse dia pra cá, ela não come mais a ração. Não sei o que pode ter acontecido. Não sei se ela ficou com "nojo" da ração depois que passou mal, como a gente fica quando acontece isso. Tenho deixado à disposição como antes e agora também misturei às sementes. 

Eu gostaria que ela voltasse a comer pois é um alimento bem completo, favorece a coloração das penas, e ela era mais gordinha que agora. Gostaria que ela comesse ração e sementes, como antes. Mas não quero forçar ela a comer se ela não tiver vontade.

Não sei o que pode ter acontecido.

Link para compartilhar
Share on other sites

@KamilaF obrigada por responder!

Então, eu acho que o que pode ter acontecido é que a ração estragou e fez mal à sua calopsita.

Rações expostas à umidade ou algum contaminante ambiental podem estragar na embalagem original ou no próprio comedouro da calopsita.

Quando elas tomam água e voltam a comer, acabam levando gotículas de água para o potinho de ração. Isso pode provocar fermentação ou desenvolvimento de toxinas fúngicas. Por isso, na minha opinião acho importante a troca constante da ração do comedouro.

E para evitar o desperdício, coloca pouca quantidade para elas comerem.

^_^

Acho que uma solução para ela voltar a consumir ração seria você trocar a marca da ração, pois o cheiro de outra ração poderia ser mais atrativo.

 

Editado por Maíra
Link para compartilhar
Share on other sites

A ração fica sempre fresca nos comedouros. Faço a troca diariamente, assim como das sementes, farinhada e das verduras do dia. 

A que está aberta, fica em pote hermeticamente fechado.

No mais, os periquitos continuam comendo desse mesmo pote e não apresentaram problemas.

Agora está acabando e preciso comprar mais. Não sei se troco a ração ou compro da mesma e tento mais uma vez.

Editado por KamilaF
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...