Jump to content

Dúvidas e preocupações.


Rogério M.
Ir para a solução Resolvido por gilva,

Posts Recomendados

Olá pessoal,

Estou com algumas duvidas sobre a minha calopsita. Ela está com um pouco mais de 30 dias.

Eu acho que ela está se alimentando muito pouco. Eu dou a papinha na colher (ela não aceita da seringa). Na primeira colher (de café) ela come com pressa, mas depois perde o interesse. Eu acho que essa quantidade é muito pouca. Deixo também um potinho com algumas sementes e ela tenta comer, mais não consegue. Ea come também um pouquinho de aveia em flocos. Nada mais ela aceita.

O que eu faço nessa situação? É normal?

Aparentemente ela está normal. Nada de estranho nas fezes ou no comportamento.

Fico com medo dela estar muito magra, mas não tenho referência do que é uma calopsita magra/normal/gorda.

Além disso, alguém pode me dizer a mutação dela? Tentei pesquisar sobre, mas achei muito confuso.

Ela está sem penas na cabeça e alguns lugares das costas. Acho que os pais arrancavam.

Segue algumas fotos dela. (Não sei o sexo)

20160515_152748.jpg

20160515_152732.jpg

20160515_152645.jpg

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Pelo que eu percebo ele não consegue descascar as sementes, entao acho que ele não come também. Por isso misturei avei em flocos, pois ja são descascadas. Qual seria a quantidade de papa ideal?

Além disso ele parece magro? Quando passo a mão na barriga dele da para sentir um osso. Isso é normal?

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Ei ...vc disse q a principio quando vc vai dar a papinha ela come algumas colheradas e depois perde o interesse...observa se o motivo nao esteja em a papinha ter esfriado..elas so gostam de papinha morna...verifique a temperatura para nao queimar o filhote!

A quantidade ideal fica dificil falar...pq varia muito do tamanho do filhote...para uns uma certa quantidade ja e o suficiente.... para outros depende de um pouco mais ..mas  para vc ter ideia veja se o papinho dele esta cheio...nao estufadao ...exagerado...(tem uns q se vc nao parar de dar..comem ate quase rebentar o papo...rsrs....isso e gula...rsrs) ....deve ser uma quantidade que vc apalpe e visualiza q tem uma quantidade suficiente para ele passar algumas horas sem sentir fome...e tb  vc fica monitorando o esvaziamento do papinho..quando vc v q o volume ja nao existe mais ..vc o alimente outra vez! 

O importante é  o filhote nao passar fome ...e quando for alimenta-lo se certificar que o papinho ja esteja realmente vazio..pois nao se deve aimentar o filhote com o papinho ainda contendo papa anterior ...Ok?

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

2 horas atrás, gilva disse:

Ei ...vc disse q a principio quando vc vai dar a papinha ela come algumas colheradas e depois perde o interesse...observa se o motivo nao esteja em a papinha ter esfriado..elas so gostam de papinha morna...verifique a temperatura para nao queimar o filhote!

A quantidade ideal fica dificil falar...pq varia muito do tamanho do filhote...para uns uma certa quantidade ja e o suficiente.... para outros depende de um pouco mais ..mas  para vc ter ideia veja se o papinho dele esta cheio...nao estufadao ...exagerado...(tem uns q se vc nao parar de dar..comem ate quase rebentar o papo...rsrs....isso e gula...rsrs) ....deve ser uma quantidade que vc apalpe e visualiza q tem uma quantidade suficiente para ele passar algumas horas sem sentir fome...e tb  vc fica monitorando o esvaziamento do papinho..quando vc v q o volume ja nao existe mais ..vc o alimente outra vez! 

O importante é  o filhote nao passar fome ...e quando for alimenta-lo se certificar que o papinho ja esteja realmente vazio..pois nao se deve aimentar o filhote com o papinho ainda contendo papa anterior ...Ok?

 

Então, eu faço tudo isso que você disse. Sempre volto para esquentar a papa. Agora a noite ele comeu melhor, inclusive quando a papa esfriou. Tem problema?

Agora eu estou percebendo como é o comportamento dele quando está com fome.

As vezes dele parecem com a papa. Na cor, só que mais grossas. Normal?

Eu dou papa para ele 4 vezes por dia

Eu só fico preocupado porque achei ele magro, mas não sei se ele realmente está magro.

 

2 horas atrás, KamilaF disse:

Cuidado com essas asas. Estão bem grandinhas, ele pode voar.

Hoje eu percebi que as asas estão grandes. Pela primeira vez ele tentou voar, mas acho que por ser muito novo ele não conseguiu. Mas fico com medo dele se machucar quando cair do voou. Vou buscar alguém para cortar.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

A papa nao pode ser fria... (faz mal.) tem q ser morna mesmo

Nao entendi o terceiro paragrafo que vc escreveu

de a papinha sempre que durante o dia vc observar q ele esta com o papinho vazio...o importante é  ele nao passar fome ...!

 

Muito cuidado com as penas das asas grandes....ja perdi um filhote com exatamente 25 dias...pq nem imaginava q ele iria voar...pq nem conseguia ficar empukeirado no meu dedo ainda....dai voou e nunca mais vi!

Tenha a certeza q a oessoa realmente sabe fazer o corte das penas...caso contrario pode sangrar a ave... o que tras sofrimento dela e desespero nosso!!

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Rogério,tive muitos problemas em relação a alimentação da minha,inclusive ela ficou desnutrida.Minhas dicas são que a papinha seja morna,como já disseram e tente várias vezes,encontrei uma seringa com um bico comprido,ajudou muito.No meu caso,ela tinha um mês e 5 dias,eu jurava que ela comia as sementes,mas o vet disse que muitas vezes eles bicam,bicam e não se alimentam,então presta atenção se ela estraçalha as sementes e eu  tentava dar 10ml , 3 vezes ao dia.Espero que tudo dê certo!Manda notícias^_^

Editado por Rita Angela
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

43 minutos atrás, gilva disse:

A papa nao pode ser fria... (faz mal.) tem q ser morna mesmo

Nao entendi o terceiro paragrafo que vc escreveu

de a papinha sempre que durante o dia vc observar q ele esta com o papinho vazio...o importante é  ele nao passar fome ...!

 

Muito cuidado com as penas das asas grandes....ja perdi um filhote com exatamente 25 dias...pq nem imaginava q ele iria voar...pq nem conseguia ficar empukeirado no meu dedo ainda....dai voou e nunca mais vi!

Tenha a certeza q a oessoa realmente sabe fazer o corte das penas...caso contrario pode sangrar a ave... o que tras sofrimento dela e desespero nosso!!

Eu quis dizer que as fezes dele estão da mesma cor da papa, só que mais grossa.  É normal? (Digitei errado haha).

Vou fazer então como você falou. 

Fugir não tem como por causa do lugar em que ele fica. Mas vou cortar porque ele pode tentar voar, cair e se machucar.

Muito obrigado.

40 minutos atrás, Rita Angela disse:

Rogério,tive muitos problemas em relação a alimentação da minha,inclusive ela ficou desnutrida.Minhas dicas são que a papinha seja morna,como já disseram e tente várias vezes,encontrei uma seringa com um bico comprido,ajudou muito.No meu caso,ela tinha um mês e 5 dias,eu jurava que ela comia as sementes,mas o vet disse que muitas vezes eles bicam,bicam e não se alimentam,então presta atenção se ela estraçalha as sementes e eu  tentava dar 10ml , 3 vezes ao dia.Espero que tudo dê certo!Manda notícias^_^

Então Rita, eu já tentei dar com seringa mas ele não aceita de forma alguma. Fico com medo de forçar. Ele aceita melhor na colher. O meu também fica bicando as sementes e não come. 

Vou continuar dessa forma juntando com as dicas de vocês.

Qualquer coisa eu atualizo aqui.

Muito obrigado a todos.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

O fato de estar grossa ...PODE SER  a textura da papa q esta sendo oferecida...ela nao pode ser rala... nem grossa...tem q ser numa textura q o filhote nao sinta dificuldade em engoli.....que a papa deslize com facilidade na colher ate bico (nao pode tb ser liquida) tem q ser media e morna ok?!

 

 

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

1 minuto atrás, gilva disse:

O fato de estar grossa ...PODE SER  a textura da papa q esta sendo oferecida...ela nao pode ser rala... nem grossa...tem q ser numa textura q o filhote nao sinta dificuldade em engoli.....que a papa deslize com facilidade na colher ate bico (nao pode tb ser liquida) tem q ser media e morna ok?!

 

 

 

Ok ok, vou seguir tudo isso.

Muito obrigado.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.