Jump to content

Ninho feito de que material?


Carolina Curi
Ir para a solução Resolvido por ThiagoPires,

Posts Recomendados

Olá,

minha pergunta na verdade é o seguinte: Geralmente deixo uma folha de jornal para meu agapornis picotar e ela começou a arrumar o ninho dela com jornal. Gostaria de saber se esse material pode fazer mal para ela a long prazo. Tenho serragem que usei quando ela era filhote, mas ainda não fiz o teste se ela irá gostar desse material ou não.

Quando comprei minha agapornis como uma filhotinha bem jovem, que tinha q dar papinha e tudo mais, também tinha comprado um ninho para ajudar a mantê-la quente e protegida. Conforme ela cresceu, acabei mantendo o ninho para ela dormir.

Desde pequena ela criou o hábito de picotar papel, sendo que troco com frequência um jornal na gaiola dela só para ela destruir (não é o mesmo jornal que fica abaixo da gaiola e junta toda a sujeira). Com o tempo ela começou a levar o papel picotado para o ninho, lotando ele (não sei se tem haver tb com o tempo esfriando). Só que não tenho certeza se jornal é realmente saudável para ela.

Se não, sujestão de outros materiais?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

é bom evitar utilizar jornal impresso no fundo da gaiola, pois afirma-se que a tinta utilizada na impressão de jornais tem chumbo em sua composição, e este metal é tóxico, podendo causar danos à saúde de nossas aves.

Link para compartilhar
Share on other sites

Antigamente se dizia que a tinta dos jornais faziam mal para os bichinhos, vi não lembro onde uma materia que dizia que a tinta agora não faz mais mal. Eu particularmente não daria, pois não gosto de deixar meus passaros em contato com qualquer tipo de papel, pois alguns até comem. Aqui em casa uso maravalha (serragem) para tudo, pois é apropriada para qualquer tipo de bichinho, sem dizer que os passaros adoram ficar mordendo elas. Costumo colocar no fundo do plays que disponho para as minhas psitas e elas adoram, ficam brincando e mordendo elas o dia todo, depois é facil limpar, no final do dia tiro somente a sujeirinha que ficou em algum canto e reponho quando necessário.

Link para compartilhar
Share on other sites

@Carolina Curi, aqui em casa uso papel sulfite e maravalha para os agapornis confeccionarem o ninho,  e como eles gostam de confeccionar o ninho eu pico em tiras mais grossas e coloco no fundo da gaiola e um pote com maravalha, sempre que acaba um ou outro em reponho e assim eles montam o ninho deles, do jeitinho deles. Eu não uso nenhum tipo de papel impresso, apesar da tinta utilizada no jornal não conter chumbo, não sabemos se é toxica ou não e a mesma coisa com outras impressões. O veterinário aqui liberou o papel sulfite e a maravalha. 

E com esses dois materiais montam ninhos maravilhosos, da até dó de fazer a primeira limpeza e jogar tudo fora. E depois da primeira limpeza eu troco tudo e uso só maravalha até os filhotes saírem do ninho. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Carolina,

Agapornis não fazem ninho para se protegerem do frio, mas para colocar ovos. Você comentou em outro tópico que a sua ave é uma possível fêmea e que se encontra sem um par, é isso mesmo? Se sim, recomendo retirar o ninho para evitar o desgaste da sua fêmea que irá chocar durante dias ovos sem gala. Coloque cabaninhas de pano (na internet você encontra vários modelos). Eles adoram! 

Link para compartilhar
Share on other sites

Realmente se for uma ave sozinha não há porquê ter um ninho, se ela esta levando material é pq esta sendo estimulada a agir como agiria durante a reprodução, mesmo sozinha. 

Se quiser deixar os papeis para ela brincar, não tem problema algum, mas se ela esta disposta fazer um ninho, ela vai considerar as cabaninhas como um ninho tbm. O ideal é deixa-la sem nada por um tempo ou você vai ter uma ave sozinha, se desgastando com uma postura desnecessária.  

Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada gente, até tenho um pacote grande de maravalha q sobrou quando ela era filhote, e sulfite tb não é problema.

Oi, Lucas e Isabella,

pois é, estava com dúvida sobre os ovos justamente porque ela está com esse hábito de montar o ninho, mas ainda não botou nenhum ovo (não sei se é pq tb acabo limpando o ninho a cada x dias). Eu vou esperimentar deixá-la sem o papel e a serragem por um tempo para ver se ela para com o hábito de preparar o ninho para botar ovo.

Isabella, quando vc disse deixá-la sem nada, vc se refere a tirar o papel e a serragem, ou tirar ninho, ou tirar os três?

Editado por Carolina Curi
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu me refiro ao ninho, papel ela pode usar pra brincar. Depois de um tempo, vc pode tentar as cabaninhas, eu comprei algumas em casa mas infelizmente, tentam fazer ninho e não usam pra brincar, então não posso usar.

O ninho em si ou cabanas não representam um problema, o problema é que vai estimular ela a viver constantemente estimulada a construir o ninho e botar ovinhos.

Link para compartilhar
Share on other sites

Os criadores dos quais comprei dois agapornis tem um criadouro bem grande (com mais de 1000 aves) e trabalham com isso há uns 17 anos. Devido a isto coloquei confiança no que eles me falaram: não é legal deixar eles fazerem ninho com papel pois o papel esquenta os ovos mais do que o devido podendo "cozinhá-los" interrompendo o desenvolvimento do filhote; melhor é colocar material verde como capim ou, preferencialmente, palha de milho (que pode ser até seca mesmo),

No meu caso a experiência que tive meio que pode ter um pouco de relação com isso ae. Deixei por duas vezes um casal fazer ninho picotando papel A4 e nenhuma das vezes os ovos desenvolveram. Depois deixei fazer o ninho com palha de milho e deu certo (tenho dois filhotes lindos). Existem outros fatores que podem ter afetado como o fato de na terceira ninhada minha fêmea estar com outro marido, mas também teve o material diferente.... então, por via das dúvidas sempre uso palha de milho.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...